Uma snapshot de Londres é tirada a cada 5 segundos na margem do rio Tamisa.O projeto Memória esta gravando no panorama de 360 graus a cada minuto durante 3 dias. Através de um sistema de Sensores de detecção de calor as pessoas podem controlar a galeria circular. Quando as pessoas movem para o extremo do cilindro, os monitores mostraram fotos de dias atrás. Quando no centro do circulo a ultima foto tirada irá ser mostrada.
Tornando possível uma vontade que muita gente tem, O designer Marc Owens projetou um dispositivo que simula a experiência e a ambientalização de jogos em terceira pessoa!
Se trata de uma câmera montada na cabeça, conectada a um visor que transmite a imagem em terceira pessoa do usuário.
Segundo seu criador: "O sistema potencia a diminuição de um sentimento de responsabilidade social, e pode levar o utilizador a demonstrar comportamentos que normalmente estavam reservados a um ambiente de jogos digitais."
Impressionantes os resultados de um recente estudo da Publishers Information Bureau: Nos Estados Unidos, os números da mídia impressa se encontram em constante declínio.
Nos resultados do estudo:
Queda da receita no primeiro trimestre de 2008: 1,2% Queda de páginas publicitárias: 6,4% Total de títulos que reduziram páginas publicitárias: 153 de 231
O estudo aponta mais quedas em relação à utilização das mídias impressas. Tendências se aflorando? Vamos acompanhar.
Para entender Johnny Lee, simplesmente olhem em sua página pessoal de projetos. Deixando de lado seu projeto com o controle do Wii- o vídeo demo de tecnologia mais votado da historia do Digg - você pode ver todos os lugares que sua mente já transformou. tipografia, fotografia... e para não falar nada de sua ajuda no Little Great Ideas, como o hipnótico "___ will ___ you."
Lee demonstra seu mais novo projeto, o hack do controle do Wii. Que transforma o controle de 40 dólares em um quadro digital, um touchscreen e um óculos de visão 3-d
Promoção para o canal 13th Street, especializado em filmes de terror e suspense, a agência alemã Jung von Matt, utilizou um ambiente comum em um banheiro de uma boate em Hamburgo. Ao entrar no lugar você não percebe nada de anormal, no entando depois de alguns segundos lá as luzes se apagam e uma luz negra acende revelando manchas nas paredes que aparentam ser sangue e a seguinte mensagem no espelho: “See what others don’t see. 13th Street. The Action and Suspense Channel”, ou seja, veja o que os outros não vêem.Não há muita coisa inovadora ao utilizar banheiros para promoção de filmes de terror entre outras coisas, mas na maioria das vezes só existe a utilização de adevisos. A agência alemã conseguiu criar um ambiente com nova sensorialidade sem alterar nada no local e de forma bastante criativa, mas que deve assustar de primeira deve.
Conceito criado por JimMielke , um displaywireless que tem como bateria a sua corrente sanguínea, é a verdadeira junção de tecnologia e arte corporal. Na ultima GreenerGadgetsDesignCompetition, o engenheiro demonstrou um Touchscreem implantado subcutaneamente que opera como um display de celular, com o potencial para chamadas de vídeo 3G que são visíveis em baixo da pele. A base da interface da tattoo digital de 2x4 polegadas é um dispositivo bluetooth feito de , fino e flexível silício e silicone.É inserido através de uma pequena incisão como um pequeno tubo, que depois desenrola debaixo da pele para se alinhar entre a pele e o músculo. Pela mesma incisão 2 pequenos tubos do dispositivo são anexados na artéria e na veia para permitir que o sangue flua para uma célula sanguínea, do tamanho de uma moeda, converta glicose e oxigénio em electricidade. A tatuagem se comunica com outros dispositivos através do bluetooth. Apesar do Dispositivo estar sempre ligado (enquanto sangue esteja fluindo) o display pode ser desligado através de um pequeno ponto que pode ser puxado na pele. Esta tattoo ainda é só um conceito não há planos de comercialização
A idéia por trás da campanha viral da BMW é simples e inventiva. Construir uma rampa de 454 metros de altura que vai lançar uma BMW 135i por cima da paisagem européia, cruzar o atlântico e pousar em terras americanas. Ë aqui que a piada começa. Jeff Schultz (falso) documentarista, cineasta, produziu um trailerque vai cobrir todo o evento.
A BMW também criou um vilarejo da Bavária ficcional, A pequena cidade de Oberpfaffelbachen. No website de Oberpfaffelbachen você é saudado com o hino do Oktoberfest.Dali você pode ler sobre a historia da cidade, receber um rápido “alo” do prefeito da cidade e começar a entender o “marketing truque” que a BMW esta lançando
BMW usa o marketing viral e quem sabe cria um novo tipo de campanha s , o Marketing “Surrond Sound”: você sempre estar no epicentro desta campanha viral não importa aonde você vá?! Qualquer lugar que você vá estará cercado 360 graus pela campanha viral da BMW.
Professor do laboratório de mídia do MIT e criador do jogo Guitar Hero Tod Machover nos mostra o futuro da ópera, dos musicos e da música, através de seus hyperinstrumentos e do sofisticado programa Hyperscore, Software que permite a qualquer pessoa começar à compor música sem ter que aprender um complexo sistema de notação. Tod vem desenvolvendo variados projetos com pessoas com doenças terminais e crianças. Mas seu mais ambicioso projeto é a ópera "Death and the Powers" em que ele busca um novo conceito para ópera onde todos os objetos no palco são instrumentos. ----- Vídeo dele explicando mais sobre a opera: http://web.media.mit.edu/~tod/Powers-ShortDemo11-07.mov
Para quem quiser conhecer mais de suas inovações Tod falou nesse ano no conceituado TED em Monterey, Califórnia.
"Young Guns: Award Show Virgins" é um concurso internacional para pessoas de 18-30 anos, no ramo da publicidade, que nunca ganharam prêmios.
O hotsite do concurso difere de todos outros, por causa de sua irreverência que brinca com o 'amadorismo'. A simulação é de uma peça de teatro, que possui algumas interações.
Mesmo que você tenha 40 anos e já ganhou muitos prêmios, não deixe de explorá-lo. Talvez seja uma cômica experiência nostálgica.
Músicas, videos e loja virtual com catálogo completo de artistas da gravadora. A parte interessante é que a tecnologia de videos é poweredbybrightcove (ótimo) e finalmente disponibilizaram uma variedade enorme de players em formato Playlists, divididos por generos. Basta selecionar o genero e os videos rodam na sequência, como um canal de música (embed disponível). Todos explorando bem a publicidade (finalmente estão acordando?).
A loja é poweredbyAmazon e brasileiros podem comprar as músicas. Mas só o CD físico (estão dormindo!).
Enquanto a Sony faz essa investida, o insaciávelSteveJobs se sai com mais uma novidade:
iTunes Digital Album. Isso mesmo depois de se tornar líder de vendas no setor de musicas, superando até mesmo o Wal-Mart, a Apple está invadindo as lojas de verdade! O “iTunes Digital Album” são álbuns ou coletâneas, vendidos em um cartão do tamanho de um CD, que contém apenas um código para você baixar as músicas no seu iTunes. Só falta alguma loja já furiosa com o "Sr. Jobs" aceitar comercializar o produto.
Em busca do novo modelo do mercado, grandes gravadoras em cooperação, criaram o site Plugged In. O site reúne muita informação dos artistas e também busca as informações que estão em outros sites - como exemplo o wikipedia -.
O grande chamariz do site são os vídeos - clipes e shows - de qualidade superior que podem ser vistos de graça. Infelizmente, alguns vídeos desse tipo de qualidade não podem ser vistos no Brasil, mas o site tem um acervo de vídeos que já estão online - postado por pessoas comuns - via You Tube e Google Video.
Abaixo de tudo isso, há o espaço denominado de 'marketplace', onde colocam os produtos dos artistas à venda e suas variadas opções de onde comprar.
SMS GUERRILLA PROJECTOR foi desenvolvido pela Troika, uma empresa que traz inovadoras ferramentas de comunicação com uma nova abordagem de publicidade e branding. O SMS Guerrilla é na verdade uma traquitana que permite a projeção de mensagens SMS em espaços públicos a partir de um telefone celular e pequenos apetrechos feitos da recombinação de tecnologias já existentes.
Depois do premiado "Get The Glass", já citado anteriormente no blog, a agencia sueca North Kingdom lança um advergame para a Coca-Zero aproveitando a copa da UEFA 2008.
Além do jogo, o mais interessante é o Making-of contando cada detalhe do processo criativo e produtivo do game.
Robert Lindström, co-fundador da agência, explica detalhadamente cada decisão do projeto em seu blog, através de rascunhos e das referencias utilizadas no desenvolvimento do jogo.
A onda dos advergames só tem crescido, e tem se tornado uma forma bem interessante de quebrar a resistência das pessoas em relação a propaganda tradicional. Making Of: Parte 1 & Parte 2
Esse novo formato de notícia é uma experiência que vem sendo feita pelos maiores jornais do mundo. Consiste em um formato de mídia, um conceito que surgiu, mais ou menos, em 2003 e refere-se a jogos feitos com base em notícias ou um acontecimento em curso.
O jornal ElPais foi responsável por publicar um dos primeiros newsgames: o "Play Madrid", sobre os ataques terroristas em Madri, na Espanha, em 2004. Poucos dias após a tragédia, o game já estava no ar.
O próprio The New York Times participou do novo formato: com o "Food Import Folly", sobre a falta de fiscalização na importação de alimentos nos EUA. Um editorial do jornal transformado em jogo.
A Newsgaming e a Persuasive Games são duas das principais empresas que estão por trás do desenvolvimento desses projetos.
Em 2007, a CNN lança o "Presidential Pong", no qual você joga tênis com os pré-candidatos à presidência dos EUA. Cada um tem as suas habilidades desenvolvidas de acordo com o andamento da campanha eleitoral no mundo offline.
Como mídia de rápido desenvolvimento devido ao fato de trabalhar com acontecimentos recentes, o newsgame ainda é um formato novo e pouco explorado, mas sem dúvida um experimento que acompanha a tendência da busca por interatividade.
Neste ano, no Brasil, o G1 fez alguns experimentos na área e lançou o AudioPops, um jogo no qual você tem que descobrir, por meio de discursos bem recentes, quem são as principais personalidades da política internacional.
A banda norte-americana, Mötley Crüe, será o primeiro grupo do mundo a lançar um single através de um video game.
Aproveitando o sucesso do game 'Rock Band' - no qual os jogadores assumem réplicas de instrumentos para poderem jogar -, o single estará disponível para download por US$0,99.
Como todas as outras músicas no jogo Rock Band, você poderá juntar seus amigos e 'tocar' a música, podendo também apenas escutar a trilha.
Os produtores do game dizem que mais bandas estão interessadas na estratégia, já que métodos mais tradicionais de marketing da indústria fonográfica não estão dando certos.
Starbucks ainda é pouco conhecido no Brasil, mas nos Estados Unidos ele é uma febre. Sempre aderindo às novas tendências, a cafeteria no último ano se uniu ao iTunes para comercializar músicas em suas franquias.
Mas o propósito deste post é falar do site 'My Starbucks ideias'. O site é basicamente uma comunidade que põe o público - e suas idéias - em contato com os mais altos gerentes de marketing da companhia.
Além de sugerir, o participante pode votar nas outras opiniões, validando-as ou não.
A intenção é conseguir incrementar os serviços e produtos oferecidos, ao gosto do cliente.
Inspirada em sua campanha "Fábrica da Felicidade", a Coca-Cola desenvolveu um ambiente interativo que simula o interior de uma Vending Machine, como nos filmes da campanha.
Um puro exemplo de multisensorialidade e interatividade em uma ação de marketing na simulação de uma campanha na realidade construído em São Paulo, no Morumbi Shopping. Uma campanha que soube ser explorada em meios alternativos de interatividade com o público.
O idealizador foi a Plusmedia, com a cenografia da produtora PG na cenografia. A produção conta com um telão criado pela agência Gringo, em parceria com a empresa portuguesa Ydreams, o público participa de um jogo sensorial em que comanda as personagens com os movimentos do próprio corpo, além da exibição de filmes publicitários e apresenta o ranking do jogo virtual que escolhe o funcionário do mês da “Fábrica da Felicidade”, promovido pela marca em seu site (http://www.cocacola.com.br/).
Até tirar foto com o "beijoqueiro", uma das personagens principais do filme, e receber o arquivo por celular ou e-mail, em ação que também conta com participação da agência Okto.
Acabou a algumas semanas a campanha da Nokia que promoveu o N82. O nome da campanha era "The Urbanista Diaries" e foi um grande exemplo de integração de mídias e produção de conteúdo com integração de diversas mídias online.
Essa campanha teve inicio com o conceito criado pela Lowe, que coloca o Nokia N82 como uma nova forma de contar historias.
E seguida, a R/GA Londres colocou no ar um projeto que convidou um quarteto de blogueiros para serem os protagonistas: Devin Balentina do The Nokia Guide, Ryan Gallagher do Camera Toss, Jenifer Hanen do Black Phoebe e Jay Montano do My Nokia Blog e Mobile Burn. Equipados com um N82, os quatro saíram pelo mundo para capturar imagens, vídeos e contarem sobre sua jornada em mais de 22 cidades diferentes.
Através do site da campanha era possível acompanhar a trajetória dos blogueiros graças a uma excelente integração com o Google maps.
Dessa forma a Nokia demonstra diretamente as utilidades e a funcionalidade do seu aparelho, ao mesmo tempo que se conecta com os consumidores de maneira natural e oferecendo conteúdo.
O MySpace Brasil promoverá esse ano, debates de candidatos políticos em seu site. A ação também inclui exibição dos debates na televisão em alguns canais - ainda não foram divulgados quais -.
A idéia é trazer as discussões políticas até os jovens, que são os principais usuários da rede social virtual.
A universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e uma empresa, realizaram uma extensa pesquisa acerca da nova publicidade online: os targeted ads - anúncios gerados específicamente para um usuário em particular -.
Na pesquisa, descobriu-se que 59% dos americanos se incomodam com tais anúncios. Um número extremamente alto, onde dos 41% restantes, 34% dizem que se não se sentem completamente confortáveis com os anúncios.
Anúncios da categoria targeted ad, quase sempre são gerados por companhias como Google, Yahoo e Microsoft, que possuem diversos serviços onde podem se estabelecer hábitos e preferências do usuário, assim abrindo a possibilidade de traçarem um perfil psicológico do consumidor.
Todos os dados da pesquisa podem ser encontrados aqui.
O PANMEDIA LAB é o laboratório da ESPM de pesquisas e análises em mídias, entretenimento, design e intervenções artísticas (daí o acrônimo p.an. m.e.d.i.a.). Assim, dedica-se às investigações em torno das inovações e dos usos das tecnologias relacionadas ao universo da comunicação, do design, do entretenimento e das artes midiáticas. Temas como propaganda e marketing digital, consumo, linguagens e identidades na cibercultura, digital trash, blogosfera e games são, assim, alguns dos objetos que este laboratório investiga, entendendo-os como elementos que compõem a complexa e dinâmica cultura midiática contemporânea. O laboratório é formado por alunos e professores da ESPM-RJ, dirigido pelos professores Dr. Vinícius Andrade Pereira e Ms.a. Andrea Hecksher.