sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Vitrine 2.0 da Ralph Lauren


Parece que a experiência da Ralph Lauren com a vitrine touch screen funcionou . No ano passado eles já haviam usado esse recurso na loja da Madson e agora replicaram para a sua loja de Londres. Em resumo: você começa a experiência de compra do lado de fora da loja, mas se preferir já pode fechar alí mesmo, bastando informar o e-mail para envio das instruções de pagamento.

Semacode Advertising

Sabem o que é essa imagem abaixo?! É o blog codificado em semacode.



Sema o que?! Semacode é um tipo de "código de barras" específico para URLs e celulares, que faz com que estes possam reconhecer um endereço na Internet em um ambiente fotografado por eles. Ex: a pessoa tira uma foto desse semacode ai de cima e vai parar direto no PanMedia.



Para utilizar esse recurso, o usuário precisa ter um aparelho com câmera com qualidade de imagem mínima em VGA (640x480) , conexão GPRS e um browser para celular. Os semacodes são criados no próprio site, a partir de um applet Java. Depois, é só imprimir os símbolos gerados, baixar e instalar o software de leitura nos celulares compatíveis e realizar a leitura.

Pizza via SMS


Domingão! Um dos melhores dias para se comer pizza! Mas agora, os ingleses tem uma facilidade a mais para pedir uma bela pizza. A Domino´s Pizza acabou de lançar em UK um serviço de encomenda de pizzas por SMS.

Basta entrar no website e fazer um cadastro simples, com número do celular, endereço, escolher o sistema de pagamento (cartão de crédito/débito ou dinheiro) e, por fim, dar nomes para suas pizzas preferidas.

Para pedir a pizza, é preciso enviar um SMS para 61212 com o "nome" da pizza. A Domino´s envia um SMS de confirmação. Então, é só responder "YES" e pronto. O serviço está disponível para 470 lojas em todo Reino Unido.
Além disso, se o cliente enviar PIZZA + CEP para o 61212, passará a receber cupons de desconto direto no celular.

Classificados entram em nova era com vídeos online


Pequenos anunciantes criam vídeos caseiros para vender produtos na internet. Enquanto os anúncios de classificados em jornais estão em queda, os pequenos empresários estão usando a internet para divulgar os seus produtos. O site iMoondo é um dos pioneiros deste novo tipo de propaganda.

Shows Virtuais

Não é só o U2 e o Sir Elton John que podem ter o show transmitido ao vivo pela web.
Qualquer banda de garagem agora pode - no qualquer, entenda qualquer pessoa que tenha acesso a uma internet banda-larga e web-cams -.
O site http://synchronicitylive.com/ oferece justamente este serviço. É só se cadastrar e acessar o link de "como transimitir a sua banda" - sem custos -.

O bacana também é poder assistir shows ao vivo de outras bandas independentes, e até mesmo de algumas bandas famosas que estão lá.

Virais

http://www.top10virals.com/ este site monitora todas as atividades de vídeos - números de visualizações, citações do link e o tempo que é gasto entre todas estas etapas - e os categoriza como virais.
Imagine uma empresa que medie estas informações para que no meio delas, sejam colocadas 'propagandas'. Boa idéia.


E esta reportagem, da revista americana Times, fala sobre campanhas virais - que efetivamente fora planejadas e realizadas por grandes empresas -. Bastante links de exemplos dos virais.

Hollywood contra a pirataria

Mais uma briga. Com a evolução dos celulares - agora com maior capacidade de bateria, espaço e potência de câmera -, a preocupação dos grandes estúdios aumenta. Disponível na internet cópias piratas de filmes, 're-filmadas' por espectadores na platéia.

Na pré-estréia mundial do mais recente filme do Harry Potter, os ingressos tinham escritos explícitamente: "Não levem seus celulares."

Nos Estados Unidos fala-se de proibição de entrada com o celular no cinema. Quero só ver.

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Wikipedia *alterado*

Com o aumento da atenção do público da internet à wikipedia, a ponto de acredita-la como fonte de informação séria, algumas instituições e empresas tem alterado registros que estavam lá estavam postados.
Isto está fomentando debates em toda a blogosfera. A igreja, CIA e empresas farmaceuticas são as principais entidades modificadoras do conteúdo.
Como sabemos? O programa Wikiscanner acusa o endereço dos "alteradores".
Estamos de olho.

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Video overlay

Estava lendo um artigo a respeito de "quem inventou" o video overlaying - jogar uma camada por cima de um vídeo possibilitando que o usuário clique em cima do vídeo e acesse outro site. muito bom para propaganda - e descobri uma empresa que está desde 2005 trabalhando com a mídia. O nome da companhia é VideoEgg - aparentemente eles são os que estão ganhando mais dinheiro em cima do linguagem -. No site deles podemos ver exemplos da utilização do modelo.

O que me espantou foi ver a havaianas - sim as NOSSAS autênticas havainas - fazendo uso dos serviços da VideoEgg para campanha completamente voltada pra o exterior - Ênfase nos Estados Unidos -. O vídeo, quando clicamos na propaganda nele inserida, nos leva para o site http://www.feetwantout.com/ Que também tenta utilizar o padrão viral para se propagar.

The Incorruptible Warrior

"O guerreiro incorruptível" é o nome do MMO - Massive multiplayer online, jogo massivo de jogadores online - criado pelo partido comunista chinês como campanha contra os seus agentes corruptos - cujo números vem crescedo -. Em termos simples, o jogador acessa o mundo virtual para 'caçar' e 'punir' os agentes corruptos. Cada 'aprisonamento' - entenda como assassinato ou a boa e velha tortura - vale pontos de experiência, que ao se acumularem transformam em novas habilidades e itens. Muito educativo.

O jogo foi criado para comportar 600 usuários simultâneos, porém a demanda pelo acesso está altíssima.
Obviamente, ele é todo em mandarim.

SL e a Cidade do Conhecimento no Universo da Fantasia 3D

A Cidade do Conhecimento é um espaço público no Second Life voltado exclusivamente à educação e à cultura – uma parceria de várias universidades, inclusive da ESPM.

“É uma rede de universidades. Várias escolas estão se somando nesse projeto e vão oferecer oficinas, conteúdos, apoio a projetos. Tudo isso esta dentro da universidade, é uma área de acesso livre, gratuito, e aqui a gente pode fazer projeções, aulas, seminários”, explica o coordenador da Cidade do Conhecimento, Gilson Schwartz.


Mais detalhes em:
Conhecimento na rede - 28/08/2007 - matéria do Jornal Hoje
Cidade do Conhecimento - Seis universidades brasileiras entram juntas no Second Life

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Video games e o relacionamento humano

Pesquisa realizada nos Estados Unidos, descobriu que 92% dos adultos - pais e avós - que partilham momentos de jogo com a sua prole acha a experiência enriquecedora para o relacionamento entre as partes. Além da relação interpessoal proporcionada, a pesquisa mostrou desenvolvimento em outras habilidades humanas, como a agilidade, percepção, inteligência, aumento de memória etc.

Coca-Cola contra Coca Zero

A Coca-cola lançou um site chamado Cokevscokezero, onde o tema é o seguinte: A Coca filmou reuniões com advogados, aonde ela perguntava como deveria proceder para processar ela mesma, sob a acusação de estar copiando o delicioso sabor da Coca tradicional na Coca Zero.

Os vídeos são engraçados e a pessoa pode enviar por e-mail uma 'intimação' que convoca o seu amigo para uma audiência virtual - que na verdade é o site da campanha -.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

South Park Studio

Para frear as postagens de episódios de sua série no YouTube, os produtores de South Park resolveram criar uma página oficial aonde é possível visualizar trechos e episódios inteiros da série.
Há ainda mais planos para série para a situação que eles chamaram de "advento da nova mídia". O texto a respeito disto pode ser lido aqui.