sexta-feira, 3 de agosto de 2007

A condição das estradas


Há poucos post´s atrás, escrevi sobre o Travelistic, um site que nos permite fazer um "pré-turismo", explorando lugares pela visão de visitantes entusiasmados com câmeras nas mãos. Outro site que vale a visita é o MilebyMile, nele é possível saber sobre a condição das estradas do Canadá, EUA e México. Isto é feito através de fotos e depoimentos de quem passou por elas recentemente. Envolve dicas sobre buracos, desvios, estrutura, postos de gasolina e clima.

Acho muito interessante a iniciativa de ambos os sites pois faz de qualquer pessoa que tenha uma câmera e um pouco de entusiasmo um documentarista.

Rio sediará seminário sobre o Second Life


No dia 21 de agosto a T&T (Technology and Training) promove, no Rio de Janeiro, o 1.º Seminário sobre o Second Life. Além de abordar temas sobre o metaverso, o evento reunirá especialistas do setor que participarão de palestras como: "Second Life Brasil – As oportunidades de negócios", "Aspectos Jurídicos do Second Life", "Tecnologia do Second Life", entre outros. Inscrições e o programa do evento no link http://www.ttnet.com.br/sl/index.htm .

via CCRJ

Celular Gratuito Google

Para o ano que vem, a Google está planejando lançar um celular gratuito nos Estados Unidos.
A idéia é vender um aparelho barato, capaz de fazer - e receber - ligações e acessar a internet, sem nenhum custo mensal de assinatura - ou de serviços utilizados - para o consumidor.

Como nada é de graça, todos os serviços vão ter propagandas específicas para "patrocinar" os serviços.

Leia sobre as implicações que isso pode representar para o mercado: http://www.computerworld.com/action/article.do?command=viewArticleBasic&articleId=9028763 - em inglês -

BBC Twit

A BBC Brasil tem o seu própio Twitter, trazendo resumos de reportagens - praticamente só títulos -.
O ponto positivo disto é que o Twitter oferece RSS Feed e assim o usuário pode receber as notícias em seu desktop sem se preocupar de ficar acessando o site. E Caso ele ache a notícia interessante, é só clica-la que abrirá a reportagem completa.

Mais uma excelente ilustração para o que eu havia falado em posts anteriores sobre a possibilidades que o Twitter abria.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

SEEQPOD!

Este site sim me impressionou.
É só escrever o nome da música, buscar e bang; você está ouvindo ela.
Com direito de montar playlist. Nada de download de plugins.
Muitas músicas disponíveis.

Clube do Pingüim

É um site/ambiente virtual de relacionamento - como o Nicktropolis - para crianças de 6-14 anos.
Atraiu tanto os "baixinhos" que a gigantesca Disney acabou de comprar o site por 350 milhões de doláres.
Presença de diversas propagandas sutis no site.

Mais um excelente exemplo de como as empresas têm prestado atenção em novos tipos de comunicação.

A Análise Antropológica e Cultural da Produção Social

Achei importante postar essa iniciativa do IEA/USP.
Estão realizando ciclos temáticos sobre a Riqueza das Redes, ancorada na recente obra de Yochai Benkler, The Wealth of Networks.

Trata-se de uma proposta multidisciplinar que visa reunir tecnólogos, economistas, antropólogos, cientistas sociais e políticos, profissionais de comunicação e demais interessados, numa série de debates em torno da Produção Social Intermediada pela Internet.

O próximo debate acontece em 23 de agosto de 2007, das 14h30 às 17h00, no Auditório Alberto Carvalho da Silva, sede do IEA.

O tema deste debate será: "A Análise Antropológica e Cultural da Produção Social", correspondendo aos capítulos 5, 8 e 10 do livro de Benkler. O expositor será Gilson Schwartz (ECA-USP) e os debatedores serão Marcos Lanna (UFSCar) e Martin Grossmann (ECA-USP).

O evento terá transmissão ao vivo pela web. Informações: won.incubadora.fapesp.br, clauregi@usp.br

O download da obra pode ser feito no site http://www.benkler.org/wealth_of_networks , em vários formatos, onde o autor mantém um wiki em torno do livro.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Gmail: Um vídeo dos bastidores

A Google está com uma campanha para promover o Gmail. Um concurso onde qualquer usuário pode mandar seu vídeo utilizando o envelope “M”. O mini-clip deve dar continuidade a um vídeo feito pela Google que brinca como uma mensagem de e-mail chega até seu destinatário.

No hotsite estão todas as informações, e o vídeo, do concurso, que vai até dia 13 de agosto.

Nickelodean

O canal infantil de televisão, Nickelodean - também presente no Brasil, pela T.V. a cabo -, investiu no último mês 100 milhões de doláres para desenvolvimento de jogos e de seu próprio metaverso, o Nicktropolis.

O Site é extremamente colorido e divertido de explorar.
O metaverso possui propagandas e objetos relativos à séries de desenhos animados que passam no canal Nickelodean.

MegaPhone


O conceito do MegaPhone consiste em um jogo em uma tela onde uma pessoa com seu celular de qualquer plano e em qualquer país, pode jogar. Basta discar o número que aparece no topo da tela de um jogo público. Então você transforma seu celular em um controle de jogo.

Não é preciso fazer download de software para jogar e o MegaPhone ainda nos permite controlar a ação dos avatares através de comando de voz.

Fonte: Marketing & Strategy Innovation Blog

O Cavaleiro negro

A Warner Bros. está usando uma tática de marketing nova - antes apenas vista no lançamento do filme Serpentes a bordo -: Antes mesmo do término da produção do filme, é lançado uma pequena campanha dentro da internet. Visando construir uma legião de fãs e estimular o feedback deste grupo para eventualmente adaptar/incrementar a produção.

2 dias depois do logo do novo filme do Batman - The Dark Knight - aparecer no website do studio, começou a circular pela internet a seguinte imagem.









Para quem não sabe, Harvey Dent é um importante personagem na trama de Batman.
Novamente 2 dias após a tal figura viral surgir, o site ibelieveinharveydenttoo.com entrou no ar.
Neste site, havia uma pixação em cima da figura e um pequeno espaço que permitia a submição de endereços e-mails. Se um internauta submetesse 5 e-mails e as pessoas receptoras acessassem o site, a imagem se desintegraria para o internauta e surgiria a primeira foto divulgada de um dos personagens. O Curinga.

Durante estes eventos, as pessoas podiam encontrar disponíveis em Comic Shops americanas - lojas especializadas em quadrinhos -, cartas de baralho do Curinga com a frase "I believe in Harvey Dent too".
As ações ainda não pararam de acontecer. É preciso acessar o site www.ibelieveinharveydenttoo.com e o site de Warner bros. e ficar atento às novas 'brincadeiras'
O blog http://blog.ideacity.com/2007/05/24/bringing-us-batman/ está acompanhando a ação e atualizando sobre ela.
Batman retorna apenas em 2008.

Linguagens publicitárias na webcam


“O Skype desenvolveu um formato especial para promover o lançamento de “O Motoqueiro Fantasma”. A empresa criou uma nova funcionalidade no software que permitia os usuários aparecerem no vídeo com a aparência flamejante do motoqueiro fantasma. A aplicação possui um sensor de movimento que acompanha o usuário e adiciona um efeito nas imagens captadas pela câmera. Esta funcionalidade era obtida através de download gratuito no site da Skype e pode ser mantida nas configurações pessoais dos usuários. Isso garantirá uma promoção espontânea do filme até mesmo depois do período da campanha.”

Este foi o primeiro acordo publicitário fechado pela Skype e a primeira iniciativa que cria um formato publicitário para comunicação via webcam.

Lembram-se da ação da Pepsi? Agora foi a vez do Skype apropriar-se de bens simbólicos e disponibilizar às pessoas. Vejam, o inusitado dessa ação não foi o conteúdo do filme mais sim o meio pelo qual foi oferecido. McLuhan mais vivo do que nunca..”o conteúdo é como um bolo de carne oferecido a um cão cedento”

Via BLUEpill


terça-feira, 31 de julho de 2007

Trip Tube


O site Travelistic é praticamente o YouTube dos viajantes. reúne mais de 4600 vídeos com o testemunho e relato de viajantes e suas trips. O bacana é que você pode assistir e saber a opinião verdadeira de quem já esteve onde você pretende ir. São testemunhos isentos de patrocínio, patriotismo ou interesse de operadoras tentando vender pacotes turísticos. Os vídeos são atualizados constantemente e podem ser assistidos, baixados ou compartilhados com quem você quiser. E claro, qualquer um pode fazer o upload do vídeo de sua última aventura.

Nas suas férias, você levou seu Playstation?


Essa é a proposta de mais uma parceria da Sony, dessa vez, com a Lonely Planet que permite através do playstation portátil explorar seis cidades: Amsterdã, Barcelona, Londres, Paris, Praga e Roma.


O PSP Passaport é um guia turístico interativo. Em cada guia você pode conhecer as peculiaridades de cada cidade, onde comer ou dormir, seus principais pontos turísticos, natureza, arte e história e assim aproveitar a viagem por completo. Ele traz mapas, imagens, vídeos, audio tours e phrase book, enfim, tudo que pode tornar os passeios cada vez mais futuristas.

Afinal, o que é Feed (RSS)?

Não entendeu? Vou desenhar!
Se você ainda não sabe como funciona ou ainda não entendeu o que é Feed (RSS) esse é o vídeo salva-vidas.

Atenção, não deixe de ver. Isso realmente irá te ajudar.


Second Life - A deserção

Encontrei um texto extremamente interessante a respeito do Second Life. O texto é sobre a experiência de Michael Donnelly - chefe do departamento de marketing interativo da Coca-Cola - com o metaverso.
Em essência o texto expressa a descrença de Donnelly com esta mídia. Ele demonstra através de dados e fatos o motivo desta descrença, como exemplo: O second life possui 8,5 milhões de usuários registrados. Sendo que 3,5 milhões destes usuários são contas secundárias dos outros usuários. Ademais, apenas 1 milhão de pessoas logou nos últimos 2 meses.

Outro fato de interesse é o número de acesso às ilhas: as duas ilhas mais acessadas são Money Island - 133,000 acessos - e Sexy beach - 130,000 acessos -.
A primeira ilha tem tanto sucesso, segundo Donnelly, porque ela distribui moeda virtual do jogo gratuitamente; e a segunda é repleta de sex shops, nudez e fotos de nudez reais.

Então meus caros, é preciso ter isto tudo em mente antes de investirem neste novo mundo.

Celular caça-talentos


Aproveitando o grande mercado das bandas alternativas que estão espelhadas pela internet. As empresas Sony e Orange se juntaram para realizar o projeto mobileACT Unsigned . As bandas se cadastram no site, disponibilizam uma mp3 e a galera vota por celular na sua favorita.
Mais de 740 bandas já se inscreveram. 25 serão escolhidas pelo público e 25 pelos juízes da competição. Dos 50 apenas 1 vai ser escolhido após uma série de audições. O melhor ganha um contrato com a poderosa Sony Music para a gravação do seu cd.

Twitter - Serviço público

Muitos posts atrás, eu havia mostrado uma função do twitter - a twittervision - e lançado uma hipótese, que acabo de ver ser posta em prática: Os bombeiros de Los Angeles, mantêm um Twitter ativo com todas as ocorrências locais que estejam sendo transmitidas em sua freqüencia de rádio.
Agora só faltam as sucursais dos jornais mundiais fazerem o mesmo, com notícias de suas respectivas regiões.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Eco Banner

Desenvolvido pela F/Nazca Saatchi&Saatchi de São Paulo, essa é uma ação online que, sem dúvida alguma, merecia ser mostrada aqui no blog. É simplesmente um banner que se utiliza do Google Maps para chamar a atenção da Fundação S.O.S Mata Atlântica.

Para ver a ação clique aqui e na imagem que aparecer no link.

Pageflakes

O Pageflakes é a página personalizada na Web, que reúne suas notícias, previsão do tempo, esportes, entretenimento, fotos, vídeos música, e-mail etc. Tudo que você gosta em uma única página, que você pode acessar de qualquer lugar.

Com Pageflakes você ainda pode dividir coisas com seus amigos e conhecer outras pessoas que possuem os mesmos interesses que os seus e tudo isso de graça.

Philips traz televisão com tecnologia 3D para o Brasil


Segundo matéria publicada no IDGNow, a Philips já está vendendo TV’s com tecnologia tridimensional no Brasil.

“A tecnologia 3D funciona com uma série de lentes transparentes que são fixadas numa tela de LCD. Essas lentes geram imagens distintas que são enviadas a cada olho, portanto a pessoa vê na verdade duas imagens. Essas imagens são combinadas pelo cérebro, gerando o efeito 3D.... a imagem é duplicada em escala de cinza de forma que as partes mais escuras ficarão em segundo plano e o que mais se aproximar do branco saltará da tela.”

Apesar de o aparelho contar com um sistema que converte imagens em 2D para 3D automaticamente, o que elimina a geração de conteúdo específico para exibição tridimensional, fico imaginando as novas implicações para as linguagens publicitárias e à comunicação como um todo. O envolvimento da ciência cognitiva na área será cada vez mais exigido

Por enquanto, o produto será comercializado apenas para empresas, agências de publicidade e escolas. Estima-se que em dois anos e meio a TV será colocada à venda aos consumidores finais.

Via http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/07/13/idgnoticia.2007-07-13.2515615290/


domingo, 29 de julho de 2007

Burger King & Os Simpsons

Achei muito interessante as apropriações utilizadas nesse filme publicitário para TV do Burger King. Além de TV e Desenho Animado, nota-se a preocupação com a estética digital trash.

Meu Laptop Me Bateu!

Você comprou em celular e está feliz e contente com o desempenho do aparelho, “nossa ele até parece um computador” você pensa. Cuidado o antigo laptop pode ficar ciumento.

Partindo dessa idéia (laptops ciumentos) a Nokia lançou uma campanha alertando para os perigos de se possuir um aparelho tão avançado quanto o seu novo modelo N95. Em uma série de filmes ela divulga vários ataques de computadores a seres humanos que compraram o aparelho, todos eles (os filmes, não os seres humanos) anunciando o mesmo site ao final da exibição.
Tudo é, claro, uma fantástica jogada de marketing para divulgar as qualidades do novo produto ao internauta desprevenindo. Mas o mais interessante é a criação do site que aparece nos filmes, retratando o problema como algo real que assola o cotidiano dos compradores. Tudo para inserir o interlocutor na realidade alternativa criada pelos publicitários.
Não se sabe, porém, qual o impacto tangível que teve nas vendas do aparelho, no momento só se pode dizer que a interessante campanha já é sensação entre os bloggeros de plantão (eu, inclusive).