sábado, 30 de maio de 2009

A Microsoft e suas visões do futuro

Ao longo dos anos a gigante dos sistemas operacionais lançou através de pequenos vídeos uma serie chamada "Microsoft's Future Vision". Até agora foram 5 temas: Retail (supermercados e lojas), banco, saúde, produção industrial e produtividade.

Através dos vídeos, a Microsoft tenta ilustrar um futuro próximo, onde cada vez mais estaremos envolvidos por tecnologia e ambientes midiáticos.

Retail:

Imagine uma loja do futuro onde você pode rapidamente achar e comprar qualquer coisa que precise; você tem acesso instantâneo a informações do produto que deseja; e a loja poderá antecipar suas necessidades e com isso poderá oferecer preços e produtos de acordo com seu histórico de compras



Banco:

Imagine uma "experiencia de banco" onde você esta sempre conectado as suas finanças, bancos são habilitados para antecipar suas necessidades, e transações são constantes através das tecnologias “preditivas” - onde quer que você esteja, em um parque, em casa ou até andando na rua.



Produção industrial:

Imagine um ambiente de produção do futuro onde trabalhadores colaboram constantemente entre diferentes fusos horários, tecnologias “preditivas” deixam o processo autônomo, e sistemas de senso e reposta estão conectados entre organizações, levando a uma melhor inovação, a melhores eficiências, e mais flexibilidade para produtos personalizados.



Saúde:

Imagine um futuro onde você pode monitorar a sua saúde através de aparelhos inteligentes e conectados, onde seu "time" de saúde pode trocar dados sem problemas, e médicos são habilitados a ver seu histórico em múltiplas plataformas - todas levando a um cuidado personalizado melhor, mais rápido e seguro.



Produtividade e sustentabilidade:

A visão a longo prazo da Microsoft de produtividade explora como nós iremos criar e trocar conteúdo; colaborar entre times, organizações e redes; e como nós iremos ganhar "insights" baseados em preferencias e intenções contextualmente relevantes e “atencipativos”.



Tudo isso apresentado já esta sendo desenvolvido ou pensado pela própria Microsoft ou se não por seus parceiros. Ou seja, estaremos vendo num futuro bem próximo (o vídeo anuncia 2019) algumas destas tecnologias já no nosso dia-a-dia.

E para terminar, já fizeram um spoof de um dos vídeos. A internet não perde tempo...

A casa do futuro

A BCC visitou a casa futuristíca projetada pela Microsoft. A proposta é criar uma casa imersiva e interativa aos moradores.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

McDonalds e a interatividade

A maior cadeia de fast food do mundo, o McDonalds, está fazendo uma campanha inovadora para atrair mais atenção para sua marca. A primera ação foi na movimentadissíma Picadilly Circus em Londres, onde instalaram um painel eletronico que funciona assim:




O Mc com isso acertou em cheio. Matou dois coelhos com uma cajadada só. Alem de atraiir turista e os próprios moradores da cidade, o painél esta gerando um grande buzz na internet. E ainda, quando a pessoa olhar a foto que tirou, ou o vídeo que gravou irá se lembar imediatamente do McDondalds como uma experiencia de entretenimento

Billboards interativos não é nada novo, ja vimos exemplos como o da Cadburry:



Mas é claro que as 2 ações nem se comparam. A do Mc está num lugar onde passam milhões de pessoas todas as semanas, o que faz com que a campanha tenha muito mais impacto e como toda campanha boa, esta, já gerou um Flickr e uma página no Facebook

Spoof Dafra

A nova sensação da internet é um spoof criado para a nova campanha da Dafra Motos com o ator Wagner Moura. Através do uso de dublagem, e um texto extremamente bem escrito, esse novo spoof, é com certeza um dos melhores já criados até hoje.



Reza a lenda que é coisa de concorrente e agência...

Michel Gondry no Rio

Pausa:



Voltando:

No próximo dia 9, começa no CCBB do Rio de Janeiro a intinerante exposição, Rebobine por favor" do genial/incontrolável Michel Gondry. Para aqueles que não estão ligados no que é isso, o Pan Media, falou a 1 anos atrás sobre o assunto.

A idéia da exposição/Workshop é de filmar nos 13 cenários do filme um vídeo de 20 minutos e editá-lo na câmera mesmo. No fim, os filmes serão projetados na exposição.

Essa exposição, segue a premissa de que: os melhores filmes, são aqueles que nós fazemos em casa. Ou seja, é uma exposição para essa geração, YouTube, que cria seus filmes, seus spoofs, mashups na sua própria casa e ganham seus 15 minutos de fama. E claro, é uma ferramenta genial para divuldar o seu último filme de mesmo nome.

Acopanhe como funciona:



A exposição ainda será acompanhada de um ciclo de palestras e um workshop com o diretor.

E ai ESPM, não quer traze-lo para falar pros seus alunos?

“Rebobine, Por Favor – A Exposição”
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua Primeiro de Março 66, Centro, Rio. Tel.: (21) 3808.2020
De 09 de junho a 09 de agosto de 2009
Visitação: terça a sábado, de 12h às 21h. Domingos e feriados de 11h às 20h
Entrada: gratuita

Trailer "feito em casa" do seu ultimo filme



Para quem quer entender mais um pouco da mente desse "inventor" e pensador de novas linguagens para o cinema, recomendo a leitura do ótimo texto, Michel Gondry e a convergência de mídias.

Fique atento as incrições!!!

Pixelcase, Harlem 13 Gigapixels e as fotografias 3D imersivas

A seguir, alguns exemplos de como as funcionalidades de ambientes imersivos unidas a fotos em 3D inauguram novas possibilidades a linguagem fotográfica. Mais uma evidência da tridimensionalização da nossa cultura visual.

O primeiro é da empresa Pixelcase, especializada em visitas virtuais. Há vários trabalhos da cidade de Nova Iorque.



O outro exemplo é o resultado de uma parceria entre o artista Gerard Maynard e a empresa Kolor Company.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Nova app de Iphone da Gillete

Tá na moda marcas desenvolverem apps pro Iphone, algumas com sucesso outras nem tanto. Agora é a vez da Gillete, que criou algo simples, divertido e que aparentemente funciona. O conceito é basicamente você colocar barba, bigodes, cavanhaques etc, em quem você quiser.

Campanha que ganha um bronzeado

O filtro solar sundown lanço uma campanha bem legal esse ano. A peça consiste de um impresso com 2 pessoas, um homem, que não es'ta usando sundown e uma mulher, que está usando sundown. Quando exposto ao sol, o homem, muda de cor, simulando como se ele estivesse queimado de sol, enquanto a mulher manteve sua cor natural.



Esse é mais um exemplo de uma messagem construída dentro de um meio.

Economizando o tempo na internet

Os colegas do Newronio fizeram um ótimo vídeo mostrando como através do uso de teclas, os jovens conseguem expressar sua emoções e reações rapidamente na internet.



A produção foi feita lá para o blog da Regina casé (a nova caçadora de tendências mundias) que estrá estreiando o seu novo quadro do Fantástico sobre Cool-Hunting.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Henry Jenkins

O "estudioso de mídias" do MIT, Henry Jenkins dá uma entrevista ao programa Milenio da Globo News onde explica o conceito de Convergência de mídias. Não há jeito melhor de aprender do que com o próprio:

Entretenimento e Audibilidades Contemporâneas

Ai a terceira produção do Pan Media Lab que foi exibida antes do terceiro encontro do CECC.

Roberto Damatta no primeiro encontro do CECC

Já está disponível online na íntegra, a brilhante fala do antropólogo Roberto Damatta no primeiro encontro do CECC (Consórcio de Entretenimento e Cultura Contenporânea) cujo o tema foi, entretenimento e as relaçòes sociais.

O vídeo está dividido em 10 partes - vou colocar aqui as 3 primeiras, o resto está la no canal da ESPM no Videolog.







As outras partes aqui!

Damo Suzuki Live @ Oi Casa Grande - Terceiro encontro do CECC