sexta-feira, 6 de junho de 2008

Free: novos mercados e a Cauda Longa

No dia 4 de junho, durante o Fórum mundial de Marketing e Vendas, Chris Anderson apresentou seu novo livro “Free” e falou sobre os novos mercados que estão se beneficiando da teoria da “cauda longa”.

O livro ainda não está pronto e , segundo ele, será disponibilizado de graça em alguns formatos e terá uma versão premium paga.

Does it rock or does it suck?










Se você quiser saber o que é bom e o que não é, basta visitar o "Does it rock or does it suck?". Um instrumento um tanto "inútil" onde você coloca a palavra desejada em inglês num campo de busca que o resultado aparece rapidamente. Quanto maior o valor do resultado, mais o assunto buscado “rocks”.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Outdoors que analisam quem está olhando para eles



Uma nova tecnologia está sendo testada em outdoors nos EUA e em outros países. Através de pequenas câmeras instaladas no outdoor, são captadas informações sobre quem está olhando para as peças e por quanto tempo.
Através de um software que analisa as características faciais de quem está parado diante de um outdoor, olhando para ele,é determinado o sexo e a idade da pessoa. O objetivo das companhias por trás desta novidade é customizar a publicidade exibida em painéis digitais - Por Exemplo: Mostrar para um adolescente uma campanha diferente do que mostraria a um homem de meia idade.

Tecnologia a serviço da publicidade.


Para ler a reportagem por completo clique aqui

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Microsoft Break-Up Parte 2: Inspiration, anyone?

Você se lembra do ótimo vídeo viral criado pela Microsoft’s Digital Advertising Solution Bring The Love Back?

Agora a Microsoft esta mostrando o novo trailer para o The Break Up 2, Chamado inspiration anyone? Esse trailer talvez possa ser uma dica de que um novo filme será lançado nos proximos meses.

A era do domínio do cliente



Jeffrey Rayport é professor de Harvard e chairman da Marketspace, uma empresa de consultoria especializada em design estratégico e otimização de sistemas de interface com o cliente. Visionário, Rayport montou e lecionou, em Harvard, o primeiro curso de pós-graduação sobre comércio eletrônico dos Estados Unidos e é autor do best-seller “Best Face Forward: why companies must improve their service interface with customers”.


Jeffrey Rayport falou no Fórum Mundial de Marketing & Vendas 2008 sobre como como a tecnologia, a diminuição da demanda e o aumento da oferta mudam o jeito como as empresas devem se relacionar com seus consumidores.

Um mundo com muito mais pontos de contato do que se conhecia e que precisa ser explorado de maneira eficaz pelas empresas que buscam um bom relacionamento com seus clientes. Essa foi a tônica da palestra de Jeffrey Rayport no Fórum Mundial de Marketing e Vendas. Rayport é o fundador e chairman da Market Space LLC, do Monitor Group de Michael Porter. Foi professor da Harvard Business School por mais de 10 anos e falou sobre a interface tecnológica com os clientes.

Para mostrar o contexto em que vivemos hoje, o palestrante contou uma situação que viveu em um supermercado em que a caixa era um ser frio e com pouca interatividade, enquanto o computador, somente lendo o número de seu cartão de fidelidade sabia sobre seus hábitos de consumo, nome e já tinha até adquirido a tarefa de dizer “obrigado” pela compra.

“Estamos acostumados a pensar que o ser humano constrói as relações, é responsável pela simpatia e as máquinas fazem a parte dos números. Mas, atualmente, esta “divisão de trabalho”, está mudando e não tem se mostrado mais tão eficaz e óbvia” disse Report em referência a como a tecnologia está presente em todos os momentos da vida dos consumidores, com celulares, computadores, tocadores de MP3, máquinas digitais e organizadores pessoais. Em 2008 o mundo atravessara 1 bilhão de desktops no mundo. E os dispositivos móveis ativos serão 3,5 bilhões, quando a população total mundial e de 6,5 bilhões de pessoas.

O consumidor padrão norte-americano passa hoje pelo menos 30% de seu tempo conectado por algum desses dispositivos e cerca de 8 a 10% de todas as vendas de produtos hoje são feitas por meios online. No mercado de viagens esse percentual chega a 60% e, como explica Rayport, isso se deve ao fato de que um bom produto por si só não é mais suficiente para o consumidor. “Hoje o que importa não é o que você vende, mas como vende, já que a rapidez atual da vida útil dos produtos impede que você tenha lucro por 5 ou 10 anos vendendo apenas um mesmo lançamento”.

Para ilustrar como a interação e adaptação a velocidade é importante para o sucesso dos negócios, ele citou o exemplo da marca de roupas espanhola Zara, que troca completamente suas coleções a cada duas semanas, trazendo novidades de onde quer que estejam para todas as suas lojas no mundo. “Os segredo do marketing é tornar um produto disponível para um numero grande de pessoas em vários lugares de um modo que possam comprar”.

Rayport considera o fato de que clientes são bens em escassez, para que as empresas entendam que a tecnologia e o tempo que as pessoas passam conectados são fatores fundamentais para eliminar as barreiras do que é online e o que é offline e pensar sempre que a experiência do consumidor tem de ser o foco do marketing.

Ele apontou que as tendências atuais são uma nova relação com o mundo da informação, que dá poder ao consumidor. Além de pesquisas na internet, hoje ele pode discutir e recomendar produtos por meio de sites de relacionamento ou até fazer propaganda positiva ou negativa de uma empresa, o que pode ser fatal ou um estrondoso sucesso.

Como exemplo de um produto que usa bem o relacionamento com o consumidor e seus diferenciais, citou o iPod, que tem similares que custam bem menos, mas que detém 70% de marketshare no mundo e 90% nos EUA. “Há uma relação até sentimental entre os usuários e o aparelho”, explica. “É um limiar que diz que o velho paradigma de que a tecnologia só fazia as coisas utilizando o lado esquerdo do cérebro, as chamadas racionais, caiu por terra. E hoje, no novo paradigma, ela pode fazer o emocional.”

A grande oportunidade para as empresas, segundo o palestrante, é identificar um meio de fazer acontecer a interatividade entre a máquina e homem, o que pode ser feito de maneira a humanizar o atendimento eletrônico, onde cada um é mais eficaz, e saber como mesclar as duas frentes para atingir o consumidor em todos os “touchpoints” possíveis. Para se obter sucesso nisso, é preciso entender como o seu consumidor pensa e atua, como ele está acostumado ou quer fazer suas compras. “É a competência em como oferecer os seus serviços que fará a diferença daqui para frente”, conclui.

retirado de HSM Online

Interatividade no YouTube



O mais famoso site de vídeos agora lança uma ferramenta para as pessoas poderem interagir com os filmes (de certa maneira). A interação parece com a do Flickr, onde o usuário pode criar balãozinho de fala e por aonde quiser no vídeo.É possível também colocar links para outros vídeos etc.

Mágica Interativa no YouTube

http://youtube.com/watch?v=tbEei0I3kMQ

um mais simples
Vídeo exemplo desta nova ferramenta:


Infelizmente ainda não funciona quando o video é esta em formato de embed

Tikatok

O esquema de CGM - Consumer Generated Media - também pode incluir crianças. Tikatok é um site 'criador' de livros infantis. Seu propósito é de que as crianças acessem ao site, criem os desenhos e o texto, usando um aplicativo baseado em java.

O site também lista todos os outros livros infantis que foram criados por outros usuários, havendo até votação de melhor livro.

Ter o livro do baixinho somente em forma digital é gratuito, porém o site oferece o serviço de imprissão do livro, por uma taxa, é claro.

terça-feira, 3 de junho de 2008

TWIX | Get the Girl

Este jogo criado pela Nitro se mostra bastante envolvente apesar da simples interatividade. Nesse jogo da TWIX com um ótimo roteiro e produção, você terá que tomar as decisões certas para levar a garota ao seu apartamento.

Você está tentando impressioná-la e a convida para ir à sua casa com o pretexto de escrever um blog juntos. Uma série de situações terão que ser bem resolvidas, caso contrário vai passar a noite sozinho.

Confira o jogo da TWIX, "Get the Girl".


Adidas: Sonhe grande


Ainda nessa semana, dará-se início da EuroCopa 2008, uma importante competição de futebol.
Aproveitando a oportunidade, Adidas lança mundialmente - inclusive no Brasil - a campanha "Sonhe Grande", que consiste em uma promoção que garotos de 14 à 19 anos podem participar.
O conceito principal da campanha é o bom e velho "conheça seu ídolo pessoalmente e aprenda sobre futebol com ele".

O Mini site da campanha alêm conter as importante informações sobre a promoção, possui 4 mini documentários - produzidos especialmente para a web - sobre futebol.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Metallica arrependida. Ou quase isso...


Depois de anos de brigas legais contra o criador do Napster - pai do P2P -, Metallica enxerga o modelo digital como sua mais importante estratégia.
Essa semana, a Banda lançou o site MetClub, que possui forte inspiração em rede sociais e promete o principal canal de comunicação da banda. Pode-se cadastrar gratuitamente, porém há opção de pagar pequenas taxas mensais, que garantem acesso a qualquer hora, à todos os discos da banda, inclusive o novo - que sairá daqui alguns dias -.
Quem não quiser pagar, poderá escutar as músicas somente online - o que já é alguma coisa -.