Esse post foi retirado do blog "A Mobilidade da Multidão", do pesquisador Júlio Valentim.
"Mobvis é um projeto que visa utilizar as cameras de celulares para hiperlinkar o mundo real, ao fornecer informações sobre pontos turísticos com a ajuda do GPS e a câmera do dispositivo móvel. Através de um aplicativo que roda em celulares, os usuários apontam os aparelhos, por exemplo, para um prédio ou monumento e imediatamente tem acesso a informações sobre eles. Essa mesma informação visual pode também ser usada para triangular a posição dos usuários do sistema, para que saibam exatamente onde estão mesmo sem terem um receptor GPS.
Mas a idéia do Mobvis é adicionar informações aos lugares físicos, e esse geotagging permite construir mapas mais dinâmicos com conteúdo colaborativo, pois fornece aos usuários informações sobre pontos turísticos através do uso da câmera do celular (reconhecimento do lugar) e, em breve, do GPS (localização do usuário). Mas o usuário não só recebe as informações, mas colabora também produzindo informações e conteúdos para serem compartilhados.
Desenvolvido por pesquisadores da Eslovênia, o projeto Mobvis tem um imenso banco de dados com fotos de prédios e monumentos da Europa. Quando o usuário liga a câmera, o software compara a imagem mostrada por ele com as que estão registradas em seu banco de dados e, se o lugar estiver cadastrado, envia uma série de links para o aparelho.
O Mobvis consegue identificar os prédios em 80% dos casos, e o grande desafio é melhorar cada vez mais o software para que ele consiga comparar as fotos de seu banco de dados com as tiradas por celulares com câmeras de qualidade ruim.
A tecnologia do Mobvis quando for misturada com GPS permitirá fazer mapas mais inteligentes, usando conteúdo colaborativo. O que irá melhorar bastante o serviço, que já tem um nível de erros bastante baixo – em nenhum momento o aplicativo retorna links sobre o prédio errado, por exemplo. O Mobvis poderá ser usado também para atualizar automaticamente fotografias de mapas ao estilo "streetview" do Google, sem a necessidade de automóveis especiais. Todas as fotografias tiradas por pessoas que utilizassem este sistema seriam automaticamente combinadas para criar uma visão sempre atualizada de todos os locais"
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Mobvis: Tags no mundo real
Postado por Darwin Ribeiro às 12:23 0 comentários
Marcadores: mobile
II Ciclo de Palestras da Rede Rio Música
Na próxima semana nos dias 19,20 e 27 e 28, acontece o II Ciclo de Palestras da Rede Rio Música, uma iniciativa que busca discutir todos os apectos da cadeia produtiva da economia da música.O tema deste ciclo terá enfasê no mercado independente, os painéis abordarão, os novos suportes sonoros para a música independente, as recentes transformações da industria da música e as oportunidades para a produção independente, o Papel do jornalismo cultural na construção da cena ndependente e os novos negócios musicais.
Postado por Unknown às 09:58 0 comentários
Marcadores: Entretenimento, Eventos, indústria da música
Você em Cannes
No melhor estilo do viral da tatuagem na antartica, o festival de cinema de Cannes, torna você a celebridade mais esperada do festival. Com uma reportagem, super bem produzida, o video, vai mostrando toda a movimentação na cidade a espera de você a grande celebridade do evento. O video é todo em fraçes mas da pra entender sua premissa.
Postado por Unknown às 06:47 0 comentários
Marcadores: Entretenimento, Interatividade
quinta-feira, 14 de maio de 2009
The Great Escape
Começa hoje na Inglaterra, mais especificamente na bela Brighton, o The Great Escape, o SXSW da Europa. Pra quem não conhece um o SXSW e hoje o maior festival de música do mundo, conta com 400 shows de bandas de todos os estilos espalhadas pelos bares de Austin, Texas. O SXSW alem da proporcionar a musica ao vivo, busca também, discutir e apresentar novas ideias, para a industria do entretenimento, através de Painéis, keynotes e entrevistas, com atuantes, empreendedores e criadores da industria.
O The Great Escape, tem o mesmo princípio. Entre seus pais de 20 painéis, aqui vai as discussões mais interessantes:
“Atraindo a Geração MP3: uma tentativa de educação musical”:
Ira discutir projetos de música inovadores e de ultima geração desenvolvidos para jovens.
“Soltando um milhão de spams antes de finalmente lançar: analisando o estado da indústria do entretenimento”:Promovendo o turismo, ócio e a indústria da música, a empressa Wittdo pega expertise e tecnologia das grandes corporações e aplica aos governos e as industrias para ajuda-los a entender o comportamento do consumidor através de previsões e análises inteligentes da demanda. A palestra será com Crhis Jenkins, o chefe da área internacional da empresa que explora o buraco em que os especialistas de marketing da industria se encontram ao tentar empurrar um produto ao consumidor ao invés de focar em uma demanda endereçada.
“A cauda muito longa e fina do peer-to-peer”: irá discutir uma pesquisa ainda não apresentanda sobre os prós e contras da comunidade Bitorrent.
"Modelos de negócios do século XXI" - Painel irá explorar, os mais novos e competentes modelos de negócios e serviços digitais. O painél contará com o criador do Music Ally (empresa que solta, boletins e reportagens diárias sobre a cena de musica digital, analisando as implicações legais e comerciais de como a tecnologia esta mudando a industria do entretenimento.
O festival ainda tera muitos outros painéis. Mas infelizmente não haverá transmissão ao vivo pela internet. Mas e esperado que os principais sejam postados on-line.
Para saber mais sobre as bandas e os painéis é so entra lá no site do festival.
O modelo desses 2 festivais ajuda a pensar também, como podemos pensar, e prever o futuro dos festivais aqui no Brasil. O nosso país, já se consolidou, no mercado de festivais, temos o Terra, Goiania Noise, Virada cultural e muitos outros. Esse ano aconteceu no Rio o Summer Music Conference que buscou (um pouco parecido com esses 2) discutir a cena eletrônica nos pais e no mundo. Mas Seria possível um projeto como o SXSW e o The Great Escape, aqui no Brasil? Seria essa uma das soluções para os problemas que a economia trouxe a outros grandes festivais como, o Tim, Motomix e Nokia Trends? Será que pegar 3 dias no calendário carioca ou paulista e fazer uma grande festival/conferência de música, que busca também discutir as indústrias que o permeiam, não só no Brasil mais como em toda américa latina, não daria um modelo de negócios de sucesso? Será? Fica ai a ideia
Postado por Unknown às 10:18 0 comentários
Marcadores: Entretenimento, indústria da música
YooouuuTuuube
O YooouuuTuuube, foi desenvolvido por um programador chamado David Kraftsow. Seu princípio, é pegar um vídeo no YouTube e tranforma-lo em um vídeo mósaico viajante. Só mesmo vendo para entender, aqui está feito com o Segundo vídeo do CECC. Pode se ir a lugares mais extremos como esse do sucesso "Chocolate Rain".
Postado por Unknown às 08:05 0 comentários
terça-feira, 12 de maio de 2009
Incrições Abertas para o Terceiro Encontro do CECC
Ciclo de encontros tem como tema “Entretenimento e Audibilidades Contemporâneas” e debaterá os códigos sonoros da nossa cultura
A ESPM-RJ, através do PANMEDIA LAB - Laboratório da ESPM de Pesquisas e Análises em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas, e o Globo Universidade realizam na segunda-feira, dia 25 de maio, a 3ª edição do ciclo de debates do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea. O tema deste mês é “Entretenimento e Audibilidades Contemporâneas” e terá como convidado especial Damo Suzuki, músico, artista e inovador cultural. Suzuki foi vocalista da lendária banda alemã Can, um dos mais respeitados expoentes do chamado Krautrock (nome atribuído as bandas experimentais na Alemanha na década de 60) e considerado como um dos grupos que mais influenciaram a música pop do final do século XX.
O convidado será entrevistado pelo jornalista Arthur Dapieve e pelos professores Jean-Pierre Caron, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e Simone Sá, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Após a discussão do tema haverá uma apresentação acústica do artista com músicos brasileiros.
A coordenação do projeto está sob responsabilidade do professor e coordenador do PANMEDIA LAB da ESPM-RJ, professor doutor Vinícius Andrade Pereira.
O Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC) tem como objetivo promover a reflexão sobre o entretenimento, sua relação com diferentes áreas – arte, educação, política, religião, filosofia, indústrias criativas e publicidade - e ainda mostrar como o tema hoje pode ser considerado uma linguagem, além de ser um negócio sério e lucrativo. Os debates acontecem mensalmente (nas últimas segundas-feiras de cada mês) e são abertos ao público, com entrada franca. Para participar é necessário fazer a inscrição -
Clique aqui para realizar a sua inscrição
Damo Suzuki
Damo Suzuki toca seu estilo com diferentes músicos e bandas pelo mundo, criando assim o que ele chama de “Damo Suzuki’s Network”. Damo não tem uma banda, mais sim uma rede de pessoas que se disponibilizam a tocar com ele pela sua interminável turnê. É um performer carismático, com uma grande quantidade de energia e que manteve suas raízes, buscando seu amor por “composição automática”, improvisação e criação de música ao vivo para uma audiência. Ele não se interessa por estúdios, e hoje, sua única vontade e paixão é de tocar ao vivo.
Dia 25 de maio, segunda-feira, às 19h
Oi Casa Grande: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon
Rio de Janeiro
Mais informações pelo telefone (21) 2216-2002
Damo ainda faz 2 show no Rio de Janeiro
Rio Rock & Blues Club - Rua do Riachuelo, 20 – Lapa
ingressos a r$ 60,00 (interia) e r$ 30,00 (meia)
músicos:
Bartolo - guitarra / synth analógico
Marcos Thanus - guitarra
Kassin - baixo
F. S. Torres - objetos amplificados
MMendes - laptop / theremin
Digital Ameríndio - bateria
dia 28 de maio - quinta-feira - 21:00
show
Teatro Ipanema - Rua Prudente de Morais, 824 - Ipanema
ingressos a r$ 70,00 (interia) e r$ 35,00 (meia)
músicos:
Leo Monteiro - bateria
Flavio Abbes - guitarra
Frithlang - baixo
Monjope - perc. / eletronicas
Barrão e Luis Zerbini - eletronicas
ingressos à venda:
Plano B Lapa
Rua Francisco Muratori 2A
Fone (21) 2509 3266
Baratos da Ribeiro
Rua Barata Ribeiro 354 lj. D
Fone (21) 2549 3850
Tracks Gávea
Pça Santos Dumont, 140, - Lj B
Fone (21) 2274 7182
Qualquer outra dúvida, visitem www.planoblive.blogspot.com
Ele também passa por São Paulo (21 de maio no Neu Club), Curitiba (22 de maio), Goiânia (23 de maio no festival Bananada) e Florianopolis (3 de junho no Teatro Álvaro de Carvalho).
Postado por Unknown às 20:32 0 comentários
segunda-feira, 11 de maio de 2009
Fãs são pagos para promover shows de bandas
Venho ao longo de 2 post, mostrando algumas das novidades na indústria fonográfica. A mas recente vem da Austrália, através do site Posse.com.
Várias companhias já permitem, consumidores, a ajuda-las a divulgar suas bandas favoritas em troca de prêmios. Agora a posse, esta oferecendo dinheiro para quem quiser divulgar concertos também.
Você faz o registro de graça no site e escolhe os shows que estão com os ingressos a venda através de uma lista. Com isso, os concertos escolhidos por você são adicionados ao seus favoritos e então, você deve colocar anúncios e link para os shows no seu MySpace, Facebook, na assinatura do email, no twitter ou em qualquer outro site. Cada vez que uma pessoa clica por um de seus links e compra um ingresso (a empresa de vendas neste caso é a Ticketmaster), você ganha uma comissão de 5%, que são pagos até 14 dias depois de o evento acontecer.
O site ainda esta presente só na Austrália, mas há planos de expansão pelo mundo tudo.
Postado por Unknown às 21:36 0 comentários
Marcadores: Entretenimento, indústria da música, Interatividade, Marketing Digital
Nike + Facebook = Jogo de Basquete
A Nike lançou uma campanha (já premiada) onde ela se ultiliza da plataforma Facebook para "marcar"uma serie de jogos de basquete de rua. Funciona assim, a pessoa entra na comunidade da campanha, e marca com os outros membros um jogo de basquete e a nike, manda um de seus jogadores para jogar uma partida como você. Entre esse jogadores está o brasileiro Thiago Splitter, acompanhe o vídeo feito pra campanha:
Postado por Unknown às 21:32 0 comentários
Marcadores: Entretenimento, Interatividade
Tenori Pop
Criado pela empresa NTT IT, como uma arte interativa (ou um Device Art), o Tenori pop agorou virou uma ferramenta de marketing para conectar fisicamente consumidores usando projeções digitais. O vídeo, demostra como a tecnologia pode ser usada.
Postado por Unknown às 21:26 0 comentários
Marcadores: mídia interativas