sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Facebook

Todas as pessoas que usam Orkut já devem ter escutado a história das "pesquisas mercadológicas realizadas pelo Google em cima dos usuários do Orkut".
Isso é fato no Facebook - Site de relacionamento que está fazendo sucesso lá fora -; Além das estatísticas dos perfis dos usuários ficarem disponíveis para as empresas clientes do Facebook, estas mesmas empresas podem comprar espaços para anunciar à usuários específicos - que tenham interesses relacionados aos produtos vendidos -.

quinta-feira, 23 de agosto de 2007

MySpace para Espiões

O Governo americano está implementando um serviço exclusivo para os funcionários das agências de segurança do estado americano. O serviço - chamado de "A-Space" - vai reunir todos os agentes com o intuito que todos possam permanecer conectados e atentos a qualquer ameaça.

Além do modelo de site de relacionamento, a CIA tem utilizado o modelo do Wikipedia para melhor categorização de suas investigações e casos. Eles chamam o novo modelo de 'Intellipedia'. A vantagem deste formato é que os agentes podem publicar updates nos casos em tempo real, e o restante poderia obter acesso também instantaneamente.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

William Gibson Second life

Muitos posts atrás eu falei sobre a estratégia de lançamento do novo livro de William Gibson, Spook County, no metaverso Second Life.
Eis o vídeo do evento, em que o autor lê trechos do novo livro e faz alguns comentários.

Eye Toy

Para competir com o WiiMote, a Sony está aprimorando uma invenção que já tem alguns anos. O Eye Toy.
É um sensor que se parece com uma WebCam, que é para ser colocada perto do console, apontada para os jogadores. O sensor detecta os movimentos dos jogadores e os reproduz na tela.
Eles estão apostando que a maior liberdade propiciada pelo gadget abrirá mais opções quanto a diversão.
É bom que acertem desta vez, pois o console da Nintendo - Wii - tem massacrado o PS3 em vendas.

You Tube e os anúncios

A Google - proprietária da empresa You Tube - está testando nova forma de inserir anúncios no site You Tube.
Os anúncios aparecem como pequenas janelas - dentro do vídeo que usuário está assistindo - durando 10 segundos, que se expandem caso o usuário clique na pequena janela.

Por enquanto o modelo existe apenas em alguns vídeos 'patrocinados' - como de empresas de televisão americanas, que andaram publicando muitos vídeos no site -. Mas fala-se de expandir até para os vídeos de usuários comuns.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Seis universidades brasileiras entram juntas no Second Life

O jornal o Globo publicou reportagem interessante a respeito de 6 universidades brasileiras que estão entrando no famigerado metaverso - algumas até com planos de 'e-learning' -. Nomes fortes estão na lista. Há relatos de que a Escola Superior de Propaganda e Marketing também participe deste hype.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Claro deve premiar usuários que receberem propaganda


A Claro se antecipa às novas tendências de mercado e apresenta o Mobile Advertising, que permite a utilização de diversas formas de interação com o usuário por meio do celular e traz novas oportunidades para anunciantes. A Claro, que já oferece pagamento aos seus clientes que publicam vídeos para download no telefone móvel, também deverá premiar consumidores que receberem anúncios em seus celulares, em breve. Os usuários serão premiados com minutos para ligações ou mensagens de texto gratuitas. E para confirmar a tentativa, uma pesquisa feita pela AirG, mostra que 48% das pessoas aceitam publicidade no celular em troca de qualquer coisa grátis...preparem os celulares.

Graffiti Digital

Utilizando câmeras fotográficas ajustadas para uma exposição prolongada, os artistas do Lichtfaktor formam o grupo que melhor explora e divulga a prática do graffiti digital pela Internet. Ao invés de pincéis, os artistas usam lanternas de diversas cores e formatos para compor seus "quadros", que posteriormente podem ser animados. Pegando carona nos belíssimos (e baratos) efeitos dessa técnica, a Sprint acaba de colocar no ar sua nova campanha institucional, que pode ser conferida no site (aqui) e nos vídeos abaixo.



A tecla sap nos conecta


A Nokia inova ao lançar o desdobramento de sua campanha “A música nos conecta” que utiliza recursos como a tecla SAP para interagir com o público. No primeiro filme, que foi ao ar no domingo passado, 19 de agosto, durante o Fantástico, na Globo, o telespectador teve a possibilidade de mudar, em tempo real, a trilha sonora do comercial por meio da tecla SAP. Na semana seguinte, dois filmes serão exibidos ao mesmo tempo em canais diferentes. Utilizando o sistema PIP (Picture In Picture), recurso que permite visualizar duas imagens silmultaneamente por meio de “janelas”, será possível conferir os comerciais da campanha exibidos em duas emissoras distintas e sua conexão por meio da música.
Confira o filme:



Skype ficou sem chão

Nem tudo são flores no lado 2.0 das coisas. Desde a semana passada a empresa de telefonia pela Internet Skype informou que não conseguiu consertar os problemas de acesso dos usuários a seus serviços e que a falha prossegue.

A Skype, propriedade do eBay, informou em seu site que o problema que tinha sofrido com um software ainda não havia sido resolvido.

Cerca de 220 milhões de usuários, incluindo pequenos empresários, foram afetados pelos problemas, de acordo com uma reportagem do jornal New York Times, publicada na quinta-feira.

Ou seja, a web 2.0 vem crescendo e sua infra-estrutura não está acompanhando da mesma forma.