sábado, 23 de maio de 2009

RSS é coisa do passado...




Acompanhe o Pan Media Lab no Twitter!!

www.twitter.com/panmedialab

E tambem:

www.twitter.com/vinianp

http://twitter.com/tomaspinheiro

http://twitter.com/darwinribeiro

Us Now: documentário sobre colaboração em massa

Abaixo o trailer para o documentário: Us Now. No blog, dizem que autorizaram o download gratuito sob um licensa CC. Não encontrei nada por lá. Mas é possível encontrá-lo em formato .torrent.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Mirian Bottan e a contrução de reputação nos meios digitais.

Os modelos tradicionais de construção de fama e autoria não se adaptam aos meios digitais. O fato já é amargamente reconhecido pelos atuais detentores dos meios massivos. A simples participação em um veículo de massa, pode ser uma referência, mas não garante a mesma replicação nos meios digitais.

Na web, valores como fama e autoria são perturbados por valores como reputação e colaboração criativa. E uma garota chamada Mirian Bottan é um ótimo exemplo para acompanharmos.


quinta-feira, 21 de maio de 2009

Adolescentes fazem filme pornô e distribuem imagens pelo celular

Notícia retirada do jornal "O Globo".

Três vídeos com imagens de adolescentes praticando sexo foram divulgadas entre alunos de uma escola estadual do Espírito Santo. As filmagens mostram quatro adolescentes: dois rapazes e duas garotas. No vídeo, as meninas aparecem uniformizadas. As cenas foram gravadas pelos adolescentes e divulgadas através de celulares.

Guardadas as devidas ressalvas para o episódio acima, o fato me faz lembrar o ranking dos países com o maior número de filmes (longa metragem) produzidos por ano; 1º lugar: Índia (1091), 2º lugar: Nigéria (872), 3º Estados Unidos (485).

A incrível disrupção que o acesso as tecnologias de informação e comunicação (TIC) proporcionam a nossa sociedade.

quarta-feira, 20 de maio de 2009

3º Encontro do CECC / ESPM: Entretenimento e Audibilidades Contemporâneas

A ESPM-RJ, através do PANMEDIA LAB - Laboratório da ESPM de Pesquisas e Análises em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas, e o Globo Universidade, com o apoio cultural dos programas de pós graduação em comunicação da UERJ, da UFF, da UFRJ, da PUC-Rio e do CAEPM, realizam na segunda-feira, dia 25 de maio, a 3ª edição do ciclo de debates do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea(CECC). O tema deste mês é “Entretenimento e Audibilidades Contemporâneas” e terá como convidado especial o músico Damo Suzuki, ex-vocalista da banda alemã Can, trazido ao Rio de Janeiro em parceria com a Plano B ( http://planob.net/ )

A proposta básica deste encontro é, — através de um diálogo entre Simone Pereira de Sá (antropóloga e professora do PPGC-UFF), o músico Jean-Pierre Caron, o jornalista Arthur Dapieve e o músico Damo Suzuki — pensar a transformação das audibilidades contemporâneas. Esta transformação pode ser apreendida através dos novos suportes de escuta musical (como os mp3 e os celulares), de novos códigos sonoros como aqueles trazidos pelos gadgets e games, de movimentos culturais como a noise music e o circuit bending, de novas práticas de entretenimento como as salas de cinema multiplex e seus sistemas imersivos de distribuição de sons, de novas linguagens publicitárias, como aquelas que propõem o desenvolvimento de logos sonoras etc. De uma maneira geral, iremos explorar o cenário sonoro contemporâneo a partir, fundamentalmente, das práticas de entretenimento em curso. A idéia é tentar lançar um pouco de luz sobre como as audibilidades se transformam hoje, inaugurando novos códigos sonoros que, por fim, afetam as práticas de comunicação e a própria cultura contemporânea. Ao final do debate o músico Damo Suzuki realizará uma performance apresentando o seu conceito de instant composing, junto com os seus sound carriers (ver texto sinopse sobre o músico, abaixo) que utilizarão instrumentos musicais e gadgets variados (celulares, brinquedos eletrônicos, games etc), para acompanhar o músico.

DATA:Dia 25 de abril, segunda-feira;
HORÁRIO: 19h.
LOCAL: Teatro Oi Casa Grande: Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon. Rio de Janeiro.
Entrada franca mediante inscrições no site www.espm.br. Mais informações pelo telefone (21) 3523-2323

O Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC) tem como objetivo promover a reflexão sobre o entretenimento, suas relações com diferentes áreas – arte, educação, política, religião, filosofia, indústrias criativas e publicidade - e ainda mostrar como o entretenimento hoje pode ser considerado uma linguagem. Os debates acontecem mensalmente (nas últimas segundas-feiras de cada mês) e são abertos ao público, sempre com entrada franca.
Concepção e Coordenação: Vinicius Andrade Pereira (PPGC-UERJ e ESPM-RJ)
Contatos: vinianp@yahoo.com // http://twitter.com/vinianp
Damo Suzuki, músico, artista e inovador cultural, é hoje uma lenda viva da vanguarda mundial. Como vocalista da seminal banda alemã Can no começo dos anos 70, participou de alguns dos discos mais revolucionarios e influentes da época, como Tago Mago(1971) e Future Days(1973). Formado em 1968 por músicos já maduros e com formação e influências bastante diversas (música clássica, eletroacústica, free jazz, música étnica, etc) o Can foi um dos mais respeitados expoentes do chamado Krautrock, sendo considerado, ao lado de nomes como Neu e Kraftwerk, como um dos grupos que mais influenciaram a música pop do final do século XX. Com uma mistura extremamente singular de rock, minimalismo, eletrônica, jazz, música tribal e improviso, criaram uma nova linguagem simultaneamente particular e indeterminada, uma espécie de música primitiva do futuro, ou um coringa étnico, sem delimitações espaço-temporais. È desta época que vem o conceito de Instant Composing – composição instantânea – que Damo Suzuki utiliza ainda hoje. Desde o inicio dos anos 90, Suzuki desenvolve seu projeto Damo Suzuki’s Network: em uma tournée infinita pelo planeta , improvisando com músicos dos locais onde se apresenta, Suzuki está constatemente desenvolvendo uma rede mundial de “sound carriers”, portadores - ou mensageiros - sonoros, estabelecendo pontes artísticas entre os vários locais de apresentação. Não se interessando pelo processo de gravações em estúdio, Suzuki acredita que o improviso, a energia trocada, a interação entre diferentes músicos e a audiência em determinado momento e lugar são os ingredientes verdadeiros para uma criação autêntica, num processo análogo à própria natureza, em que equilibrio e harmonia são constantemente buscados e reinventados em um movimento contínuo, que é a própria essência da composição instantânea. Pela primeira vez no Rio de Janeiro, ele estará também se apresentando no Brasil em São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Goiânia, além de Chile e Argentina, sempre acompanhado de músicos locais.(texto de Fernando Torres, da Plano B http://planob.net/ )

Links:
http://www.damosuzuki.de/
http://en.wikipedia.org/wiki/Damo_Suzuki

Entrevistas:
http://www.spikemagazine.com/0205damosuzuki.php
http://www.aural-innovations.com/issues/issue20/damo03.html
http://www.hour.ca/music/music.aspx?iIDArticle=10007










Clique na imagem para ampliá-la.

terça-feira, 19 de maio de 2009

A cauda longa do P2P

Em outubro de 2004, o editor da Wired, Cris Anderson, lançou na capa da revista, a sua teoria da "Cauda Longa. Ela proprunha que em um mundo com acesso a internet difundido , não faz mais sentido apelar para o apetite do público pelos cd, dvd e livros mais popular. Ao invés, seria nescessario focar em um nicho, pelo menor que ele seja. Segundo anderson, o custo baixo de atingir consumidores pela internet, permite que milhares de negócios de nichos até então, não lucrativos, comecem a lucrar. Criando assim, a curva de lorenz, apelidada de cauda longa.



Agora um novo estudo feito por Eric Garland, propõe, que a cauda longa, não se aplica na troca de musica através do sistema peer-to-peer (P2P), seja ela, legal ou ilegal. O estudo, conlcui que os consumidores estão inclinados a buscar as mesmas músicas seja por meio ilegais, legais ou no mercado tradicional. O que é "popular é popular", os mais arquivos trocados nas redes P2P, são tambem os mais vendidos nos meios legais.

Garland fala: Ainda esperamos por ver um lançamento popular no mercado pirata que tambem não tenha sido um hit no mercado licenciado." Em seu trabalho, disponível aqui, ele cria, a própria curva do P2P:



A pesquisa é bem interessante, e vale a pena ser lida por quem quer entender o mercado da pirataria hoje. Mas devemos lembrar que a cauda longa não era só sobre pirataria, a teoria inicial, como já mostado, tinha como premissa que, a tecnologia digital/internet permetia a cauda longa do consumo de mídia extendida, comparada com o mundo offline onde há um limite de espaço nas prateleiras.