sábado, 3 de maio de 2008

Mentos KissCam

A Mentos lançou sua nova campanha e com ela a interatividade na web chega a outro nível. Através de sua Webcam o espectador pode beijar a garota (ou o garoto) do vídeo.





Mini site da Audi


A Audi lançou um novo site para divulgar seu novo carro o Audi RS 6. Através de vários vídeos o espectador vai espiando cada centímetro do carro e seu desempenho. Através de uma engenharia sonora bem feita e uma interface "clean" a Audi consegue fazer você navegar pelo site durante um bom tempo.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

"ARG" do filme Batman: Cavaleiro das Trevas

A campanha do novo filme do Batman é mundialmente assustadora depois de já ter feito fãs do mundo inteiro procurarem pistas em diversos lugares agora foi mais uma vez a vez de São Paulo.

Na ultima semana aproximadamente 500 fãs do filme se reuniram para procurar por pista em frente ao MASP.

O ARG agora continua, com missões e pistas que não param de surgir no site whysoserious. O cofre referente a cidade de São Paulo ainda está fechado, mas além desse mistério existe agora um novo game: whysoserious.com/sittingducks. É preciso atirar nos patos da fileira do meio seguindo a ordem YBBYYYYBBYBBY (Y de yellow/amarelo. B de blue/ azul), para encontrar a página whysoserious.com/happytrails.

No mais, resta se surpreender com o poder de mobilização de uma ação de marketing dessas, e de como conseguem realizar tudo de maneira global, integrada e aproveitando a magia do universo de um personagem como Batman.

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Britannica


Se você é um pouco mais velho, com certeza sabe o que é a Britannica e a conhece a sensação de pesquisar em enciclopédias. Com 21 anos de idade, eu me lembro vagamente de pesquisar um ou outro dado nesses volumosos livros, para uma pesquisa escolar.


Muitas das 'marcas' de enciclopédia sumiram através dos anos, porém gigantes como a Britannica continuaram existindo. Atualmente, seu formato é digital, podendo ser pesquisada através de um extenso banco de dados, contendo tudo que a enciclopédia conteria e mais informações - já que o espaço agora é algo como ilimitado -.


Ótimo, mas como a Britannica irá vender esse conteúdo para os milhões de internautas?

A resposta são os blogueiros. Qualquer indivíduo que tiver um blog relevante, que faça constante uso de pesquisas, poderá inscrever seu blog no website da Britannica; onde o blog será analisado e se for aprovado, o blogueiro ganha a assinatura do serviço completo da enciclopédia por um ano.


Claramente, a intenção da empresa é de atingir formadores de opinião e firmar-se contra seu atual maior concorrente: a Wikipedia.

Seu principal ponto como diferencial, como a própria empresa define, são os anos de tradição e confiança que os usuários podem ter ao acessar seu conteúdo. Diferente do wikipedia, onde qualquer parte de seu conteúdo está sujeito às gafes.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Nokia Productions


A mais recente ação da Nokia apostando no entretenimento, conteúdo colaborativo e participação do consumidor é a chamada Nokia Productions, em parceria com o diretor americano Spike Lee.

O diretor irá produzir um filme com o conteúdo enviado pelos colaboradores, por colaboradores quero dizer qualquer um, você pode colaborar através de vídeos fotos entre varias outras coisas. O tema do filme é como a musica conta a historia da humanidade, e o projeto multimídia será dividido em três atos.

Depois da triagem inicial, 25 colaborações serão colocadas para votação da audiência, de onde sairão 10 peças para que Spike Lee transforme no filme final. O prazo para envio de material é até 21 de Agosto.


Depois os vencedores poderam se encontrar com o diretor, spike lee, para conversar sobre o projeto, além de ganharem celulares Nokia e uma passagem para Los Angeles para a premier do filme.

No site, assistentes do diretor dão dicas e tarefas, direcionando o conteúdo enviado para o que precisam, e o próprio Spike Lee escreve em um blog dedicado ao Nokia Productions. Também é possível conferir as contribuições feitas até agora. A ideia é mostrar a capacidade de produção de qualquer forma de conteúdo a partir dos celulares Nokia.

Novas óticas de um mesmo mundo

O projeto World Mapper, criado por duas universidades, consiste na elaboração de mapas do mundo com uma nova visão, uma visão por parâmetros. São pontos de vista traduzidos em uma formação geográfica distorcida da realidade física, mas com toda base de pesquisa e tendências. Como resultado é claro perceber uma caricatura da realidade muito interessante.

Como exemplos, temos o mapa-múndi sob o ponto de vista do consumo de álcool, da quantidade populacional, da variedade religiosa, da contaminação por HIV, gastos militares ou mortos em guerra. 

Acima, por exemplo, é um mapa sobre importação de brinquedos no mundo.
Uma ferramenta bastante dinâmica para qualquer tipo de pesquisa.

Confira o site e veja cerca de 600 mapas.

Camisetas Uniqlo

Uniqlo é uma empresa de camisetas japonesas que está investindo pesado para entrar no mercado ocidental. O seu hotsite propõe uma interatividade simples, porém muito bem executada, obtendo um resultado muito interessante.

A proposta é você criar seu próprio 'loop' e postar no seu blog.

Boas risadas garantidas.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Nova ordem musical

Mais uma das grandes bandas experimentando a web. O Coldplay anúnciou que o seu novo single estará disponível para download gratuito, durante uma semana, no site oficial da banda.

Para provar a preocupação crescente dos grandes artistas quanto ao novo 'mercado' musical, a banda Metallica - que processou a napster, quando tudo começou - disse estar pensativa sobre a possibilidade de adotar a mesma estratégia da banda Radiohead - que lançou seu álbum inteiro de forma gratuita, aceitando doações e possibilitando a compra de um kit para fãs, que incluía camisetas, LP etc. -. Seu contrato com a gravadora Warner está quase terminado e eles não estão certos de que a empresa estaria capaz de atender as necessidades desse novo mercado.

domingo, 27 de abril de 2008

Jornalismo Locativo

O NYT e o Google fecharão uma parceira em um novo "layer" será criado no Google earth para que artigos sejam achados geograficamente. O "marcador" inclui manchetes e primeiros parágrafos com um link para o resto da noticia. vemos aqui a relação entre as novas mídias e "lugar". NYT torna-se assim, "hyperlocal". Se tudo der certo as noticias serram atualizadas a cada 15 minutos.

Um vídeo mostrando como funciona o mecanismo


Harley Davidson

No Benelux, A Harley lançou uma campanha de marketing online chamada "crie seu fim de semana perfeito com a Harley Davidson".



Por um mecanismo interativo de contar historia, os visitantes são perguntados por suas preferências e assim cria seu fim de semana, de sábado a domingo com variadas opções de atividades. No final dos dois dias você é apresentado a um modelo de Harley que melhor se adéqua a seu gosto e estilo de vida.