quinta-feira, 17 de maio de 2007

Bring the love back






O filme ‘The Couple’ criado pela agência Openhere para a Microsoft Digital Advertising Solutions expõe o atual embate entre consumidores e publicitários e representa o apelo dos consumidores por uma nova linguagem midiática, mais direta, pessoal e autêntica.

Assista o filme em http://bringtheloveback.com/

É interessante notar que o blog acima foi construído para que o cliente e pessoas interessadas possam acompanhar e opinar nas etapas de criação da campanha.


Scratch - Programa de Computador para criança

Notícia do Blog do Tiago Dória

Vocês viram que o MIT desenvolveu uma linguagem de programação voltada para crianças? É a Scratch. Permite fazer animações, jogos e aplicações interativas.

O principal objetivo é familiarizar desde cedo as crianças com os códigos e as linguagens de programação.

A ferramenta de programação [tem um ambiente bem fácil de usar] está disponível aqui. E um tutorial em português aqui.

A dica é da Roberta Almeida, que viu a informação no Blog Vecindad. Obrigado!

É o que sempre dizemos no grupo de pesquisa VISUADIOLFATACTIL, só entenderá a cultura contemporânea e a que está em formação, aqueles que entenderem as sensorialidades que os novos meios estão ajudando a produzir. (veja http://scratch.mit.edu/ )


Dali garoto-propaganda, by Tiago Doria.

Para aqueles que insistem em ver com olhos puristas a mistura de artistas e de intelectuais com o meio da propaganda, o que dizer desse filme? Post do blog de Tiago Doria, que sempre recomendo uma lida diária, junto com os jornais...

ainda cauda longa, no Meio&Mensagem(quem entrevista? ele, o Amaury Jr da Propaganda e Marketing.... aproveite, esta entrevista se implodirá em breve)

Ainda sobre Long Tail com Pedro Mello, o reporter mais sem graça do mundo(em inglês)

Entrevista sobre Long Tail com o reporter mais sem graça do mundo.

Entrevista sobre a cauda longa. Tirando o senso de humor horroroso do entrevistador, dá para ver um exemplo de long tail com uma banda de rock brasileiro, realidade para inúmeras bandas brasileiras hoje.

A cauda longa

A Cauda Longa(the long tail) mais do que um conceito, uma idéia proposta por Cris Anderson no seu livro homônimo, parece capaz de explicar de forma efetiva boa parte das transformações dos mercados e da cultura contemporânea. Este vídeo explica de forma simples e direta como a idéia de Cayda Longa pode ser aplicada aos mais variados setores do mercado. Detalhe: vídeo feito por alunos da Professora Sandra Abdala, do curso de Comunicação Social da ESPM-RJ.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Viral e Interativo

O marketing viral teve seu início na prática de adicionar mensagens publicitárias – textos, imagens e hiperlinks
em e-mails enviados ao mailing de clientes, no intuito que estes servissem de canal de divulgação através do encaminhamento
da mensagem para outros contatos de suas listas. O marketing
ou publicidade viral ainda adota práticas e técnicas para criar
ações em comunidades virtuais já formadas, blogs e redes sociais on-line, mas avança na busca de estratégias e na criação de campanhas mais originais na web. O entretenimento é a base e
o chamariz para a maioria das campanhas mais bem sucedidas
e os anúncios publicitários revelam-se em novos formatos,
como vídeos e advergames – onde o humor e a linguagem
digital trash estão quase sempre presentes.

Uma recente e original aplicação de marketing viral e interativo
foi a ação on-line desenvolvida para o hotsite de divulgação do filme "O Motoqueiro Fantasma". A ação trata-se de uma brincadeira interativa, onde os participantes que possuem
uma webcam podem se ver em chamas e se divertir, também, registrando alguns de seus "momentos quentes" em fotos que ficam publicadas no site para votação popular.
http://www.becomeghostrider.com/

space fox - uma boa idéia

Esta peça foi lançada há um ano, mais ou menos, inicialmente como um teaser. Fez enorme sucesso e ainda é um bom exemplo de linguagem publicitária que explora bem os recursos dos meios digitais... Por que?... Veja primeiro a peça e deixe a sua opinião. Daremos a nossa tão logo tenhamos alguns comentários publicados.
http://www.casadoousolteiro.com.br/
Sobre a campanha de lançamento do spacefox veja http://www.revistapublicidad.com/index.asp?InCdEditoria=15&pagina=43&InCdMateria=276

Entrevista com Caio Tulio da Costa, Presidente do IG, sobre os primórdios da publicidade online.

Para ver acontecer com a Internet 2.0. Uma das grandes mudanças está na publicidade online, que apesar de ser responsável apenas por 2% do dinheiro investido em O Caio Tulio é praticamente uma das figuras mais antigas e influentes da Internet brasileira. Foi ele que começou o projeto do portal da Folha de São Paulo, o Universo Online, em 1996.

Passou pelo início da Web brasileira, comandou uma dos maiores portais do Brasil, sobreviveu a insanidade da bolha financeira e acabou parando no IG numa época onde a Internet é uma realidade e está cada vez mais pegando parte dos investimentos de grandes anunciantes.

Em pouco mais de uma década muita coisa mudou. A velocidade da Internet ficou mais rápida, os modelos de negócio de milhões de dólares desapareceram e uma nova safra de empresas emergiu para mudar o jeito das empresas ganharem dinheiro e economia com a Web.

Nessa entrevista ele faz uma retrospectiva dessa experiência e fala um pouco sobre a explosão que ainda estamos para ver acontecer com a Internet 2.0. Uma das grandes mudanças está na publicidade online, que apesar de ser responsável apenas por 2% do dinheiro investido em mídia no Brasil, deve saltar rapidamente para mais de 10%.

Toca o play e conheça um pouco mais onde estamos 12 anos atrás, onde estamos hoje e para onde devemos ir nos próximos anos.

Mobile Advertising Marketing - Até que ponto isso pode ser eficiente?

As tecnologias digitais inspiram muitas empreitadas... nem todas efetivas... um dos grandes desafios, sem dúvida, será a publicidade e marketing móveis, que implica em por em concorrência mensagens publicitárias, com "mensagens" do mundo...
Veja este exemplo e julgue por vc mesmo a sua eficiência como dispositivo/peça publicitária...

Viral da Juliana Paes

Este viral foi um dos mais bem sucedidos lançados recentemente. Aqui no PANMEDIA LAB ESPM estamos desenvolvendo toda uma linha de virais neste mesmo estilo, ou seja, que podem ser personalizados.

Para personalizar seu vídeo e a tatuagem da Juliana:
http://www.tatuagemdaboa.com.br/

Ações simples e eficiente de mkt digital.

Notícia do Blog Espaço da Moda by Aleteia Ferreira
( http://espacodamoda.blogspot.com/)

Marketing de grife no Orkut e no YouTube

Desconexo lança ação via orkut"Operação Esparta" disparou quase 500% número de acessos ao site da grifeA grife Desconexo, do publicitário Pablo Guterres contou com estratégia no site de relacionamentos orkut para divulgar sua nova coleção.
A “operação Esparta” consistia em pedir aos seus amigos que, por pelo menos dois dias, colocassem a logo da marca no lugar das suas fotos do perfil, além do site da empresa na primeira linha do “about me”. O objetivo era conseguir 300 adeptos (daí sua referência aos 300 guerreiros espartanos do Rei Leônidas) através de seus 600 amigos. Pablo mandou scraps, testemunhos e e-mails explicando a operação Esparta.
A marca acredita ter sido visualizada por cerca de 100 mil pessoas através da ação. A comunidade da grife no orkut cresceu cerca de 40% e o número de usuários e o acesso ao site disparou quase 500%, sendo visualizado por internautas de mais de 14 países.
Making of no YouTube

São os benefícios da Cibercultura, ação com custo quase zero!
Criatividade e resultados! O que toda empresa e ações de marketing esperam.
Bjocas e até mais, Ale

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Web 2.0. ultrapassada?

Notícia doblog doTiago Dória.
14/05/2007 12:09Jakob Nielsen ataca a Web 2.0 Vindo de quem vem não é nenhuma novidade. O guru da usabilidade diz que a Web 2.0 é a "última moda" e "inimiga da usabilidade". Segundo Nielsen, o excesso de funcionalidades dos sites da chamada Web 2.0 distrai os usuários do essencial. O pequisador sugere que os usuários se dividem em 3 grupos. Um que regularmente contribui [somente 1%]; um segundo que ocasionalmente contribui [somente 9%]; e grande maioria que geralmente nunca contribui [90%]. Ou seja, a maioria quer apenas "entrar, encontrar o que procuram e sair". Não usam todo esse excesso de funcionalidades. Segundo ele, para a grande parte dos usuários a web é uma ferramenta e não um fim em si. E os sites da Web 2.0 não levam isso em consideração [que a maioria não quer produzir conteúdo] e deixam de lado alguns aspectos que precisam ser melhor trabalhados, como "ferramentas de buscas e facilidade de uso". Leia também: Entrevista de Jakob Nielsen para a Folha de São Paulo Nielsen critica mecanismos de buscas. Web 2.0 sob ataque