Reproduzo, abaixo, a íntegra de um post do "carnet de notes" do meu amigo e colega da UFBa, Andre Lemos. Excelente!
"Sobre o Twitter já postei aqui e aqui, entre outros. Muitos comentários no próprio Twitter e vários artigos aparecem aqui e acolá. A partir do último texto do S. Johnson no NYT e do In defense of Twitter" no BLDG Blog de Geoff Manaugh, deixo aqui alguns pensamentos, no estilo Twitter, sobre o Twitter em meio a uma virose que me derruba:
- Twitter não é como um Moleskine, para notas pessoais, em segredo,
- É rede social. Pequenos fragmentos de pensamentos ou notas banais para tocar a si mesmo e ao outro.
- Ninguém entende no começo para que serve, depois todos entendem e adoram. Assim como a banalidade e a frivolidade do quotidiano.
- É ferramenta de "mindcasting" ou de "seed of an idea" (Jay Rosen da NYU). Idéias podem germinar em aulas, blogs, livros, artigos...
- É um "ambient awareness" (Clive Thompson).
- Serve para ampliar espacialmente a conversação de qualquer coisa. Vejam o uso das "hashtags", tipo "#qualquercoisa" (inventadas pelos usuários, assim como o "@" para se referir a algum twitter)
- É um instrumento que ajuda a criar e reforçar o capital social. Me sinto próximo de pessoas distantes e sinto que elas se aproximam de mim.
- É um ótimo instrumento para receber drops de informações, linkadas ou não em micro URLS.
- Um "quick work in progress". Para passar e guardar sentimentos ou pensamentos como haikais!
- É um "lugar" para desabafos, tipo #prontofalei, para narcisismo e construção de subjetividade.
- Instrumento para novas formas artísticas ainda pouco exploradas - micro-contos, haikais, poesia...
- Cria uma temporalidade de micro-ações em micro-pensamentos, micro-sentimentos, micro-comentários, micro-informações...
- Buracos negros da informação, da sociabilidade e do desabafo: alta densidade em poucos caracteres.
- São os aforismos da era da cibercultura. Nano-posts condensando o mundo.
- Prova de que small is beatiful e que menos pode ser mais?
- O twitter só faz sentido em um mundo de abundância, onde o micro se destaca do macro. Onde há o macro, busque o micro, onde há o micro, busque o macro!
To be continued!"
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Sobre o Twitter - Andre Lemos
Postado por Vinícius Andrade Pereira às 10:26 2 comentários
Marcadores: Twitter
terça-feira, 9 de junho de 2009
2009 Nissan | Teto solar no cinema
Para aumentar o número de pessoas que buscavam o test derive de seu carro, a Nissan, foi ao cinema e fez uma intervenção fora da tela.
Através de uma projeção no teto que simulava um teto solar de um carro, a procura pelo test drive aumentou em 20%.
Postado por Unknown às 18:34 0 comentários
Marcadores: Entretenimento
segunda-feira, 8 de junho de 2009
O Blog da Petrobras
Em meio a toda polêmica da CPI da Petrobras a empresa lembrou-se de que vivemos em outros tempos e lançou mão do seu próprio blog para responder à imprensa e à opinião pública. Isso não teria nada de mais, se não causasse uma inversão de papeis na mídia, quando jornais como A Folha de SP pedem que suas perguntas sejam mantidas em sigilo. Para entender a questão leiam "O blog da Petrobras e o desespero da mídia" de Idelber Avelar(via Twitter @alexprimo)
Postado por Vinícius Andrade Pereira às 16:50 0 comentários
Marcadores: Blogs, Jornalismo Digital, Petrobras
Project Natal para o Xbox da Sony
Após meses de rumores, a Microsoft acabou anunciando o seu novo conceito de controle para o Xbox 360. Este acessório permite que os seus jogadores interajam com o ambiente virtual a medida que fizermos movimentos com o controle. Diferente do Wii, que é apenas uma barra de sensores fina que detecta os movimentos corporais, o Project Natal tem em sua barra uma camêra, sensores, e um microfone que possiblitam identificar com uma maior precisão o jogador e o espaço ao seu redor. Ou seja, o jogador pode pular, correr, chutar, gritar, enfim fazer o que quiser, que o jogo reproduz. A camera contida na sua barra de sensores possui funções interessantes, como por exemplo, reconhecimento facial e por voz. Desta forma, quando ligamos o Xbox, ele imediatamente reconhece o seu rosto e faz o automaticamente o login. Essa nova maneira de jogar não é apenas um novo jeito de jogar games mas sim um centro de mídia e comunicação localizado em sua casa!
E agora Nintendo?
Para entender melhor como funciona, a Microsoft dá a definição sobre o Project Natal:
Compatível com qualquer sistema Xbox 360, o sensor Project Natal é o primeiro do mundo a combinar, em um mesmo aparelho, uma câmera RGB, sensor de profundidade, microfone e processador especial. Ao contrário de câmeras e controles 2D, o Project Natal acompanha o movimento do seu corpo em 3D, enquanto responde a comandos, instruções e até mesmo mudança de tom na sua voz. Além disso, ao contrário de outros dispositivos, o sensor "Projeto Natal" não depende apenas da luz. Ele pode reconhecer você apenas olhando para seu rosto, e não só reage a palavras mas entende o que você diz. Se você passa instruções a outros jogadores num jogo de futebol americano, eles respondem a seus comandos.
Para ter uma ideia melhor do jogo, assista como se joga.
Postado por Julia Sandi às 16:26 0 comentários
domingo, 7 de junho de 2009
Mapa das Mídias Sociais no Mundo
Fazendo sequência ao post abaixo, proposto pelo Tomás, vejam um mapa das redes sociais proposto pelo blog http://www.vincos.it
(via Raquel Recuero by twitter @raquelrecuero)
Postado por Vinícius Andrade Pereira às 18:55 1 comentários
Marcadores: Redes Sociais