Hoje no EUA sai o novo livro de Lawrence Lessig, titulado de "Remix". Alguns Dias atrás saiu no Wall Street Journal um Artigo de Lessig, que mostrava, simples assim, que leis de direitos autorais e a nova mudança cultural na era digital, não estão no mesmo "nível". Ele mostra que deve haver algo errado quando a Universal esta processando uma mãe de um bebe de 13 meses, por motivos de infração dos diretos autorais de um vídeo feito por ela no YouTube.
Ele mostra que não é um problema de comensurabilidade como no caso acima, mas também um grande problema para a cultura criativa.
"Nós estamos no meio de uma guerra - que alguns chamam de "a guerra dos direitos autorais"; O que Jack Valentine chamava de sua própria "guerra terrorista", onde os terroristas aparentemente são nossas crianças. (...) O compartilhamento de Arquivos através de Peer-to-Peer é o inimigo na guerra dos direitos autorais. Crianças "roubando" coisas com o computador são o alvo. A guerra não é sobre novas formas de criatividade, não é sobre artistas fazendo novas artes.
Ainda toda guerra tem seu efeito colateral. Esses criadores são os efeitos colaterais dessa guerra. A extrema de regulamentação que as leis de direitos autorais tornou-se, faz com que se torne difícil, as vezes impossível, para que um longo alcance de criatividade que qualquer sociedade livre - se for pensado por só por um segundo - permitiria existir, legalmente"
Esse era o problema que ele tentava resolver quando fundou o Creative Commons...
As leis de diretos autorais devem ser mudadas. No artigo, Lawrence faz 5 boas sugestões para mudanças que fariam um mundo de diferença. Leia elas em detalhe no artigo do WSJ.
Se quiser ver um resumo do livro, assista a sua palestra no TED:
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
A Criatividade Está Sendo Estrangulada Pelas Leis
Postado por Unknown às 06:31 0 comentários
Marcadores: Consumer Generated Midia, Conteúdo gerado pelo Usuário
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Efeito Legal
Depois do Wario no Youtube e do catálogo logo abaixo aparece esse site. É só não maximizar o seu browser para perceber o efeito.
Criado pela agencia de Marketing Digital Kixx.
Postado por Unknown às 12:41 0 comentários
Marcadores: Interatividade
Catálogo muito louco...
Postado por Vinícius Andrade Pereira às 06:49 0 comentários
Marcadores: Catálogo Interativo, Publicidade Interativa
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Brand Spaces
O Trend Watching fez um relatório muito interessante nesta nova tendência de criar Brand Spaces (espaços de marcas), para divulgar a sua marca e atrair consumidores. Os brand Spaces são nada mais e nada menos do que espaços de entretenimento, onde o consumidor pode vivenciar a marca. Por exemplo: Uma loja de artigos esportivos na Alemanha criou em sua loja, um lago onde as pessoas podem testar botes caiaques - uma grande geladeira, para que se possa experimentar os casacos em temperaturas abaixo de zero - uma sala onde se chove e testa a impermeabilidade de seu casaco e sapatos, e muitas outras coisas. Através destas ações, a loja hoje, se tornou a maior loja de artigos esportivos da Alemanha tanto em vendas quanto em tamanho.
Para quem quiser se aprofundar no assunto, ha o relatório do Trend Watching e a Exame da quinzena passada veio com uma reportagem.
Postado por Unknown às 19:53 0 comentários
Marcadores: ambiente midiatico, Brand Spaces, Entretenimento
Obama Apela Para os Games
Com a aproximação do dia D das eleições americanas, o site GIGA OM confirmou que Obama comprou dentro do jogo Burnout Paradise alguns Billboards, para anunciar sua campanha.
Postado por Unknown às 19:44 0 comentários
Marcadores: Entretenimento, games
Adidas
Promoção online de sua nova coleção outono/inverno, da marca alemã, Adidas, utiliza um vídeo em flash de forma interativa.
Postado por DVAR às 10:28 0 comentários
Marcadores: mídias interativas