É assim que estão chamando a produção de filmes na nigéria - uma indústria de 250 milhões de doláres -, que utilizam orçamentos mínimos - As produções mais caras custam 20 mil dólares -, equipamentos precários e atores amadores.
Os filmes nunca vão para o cinema; são distribuídos via VHS, DVD e VCD por um preço baixíssimo.
A indústria de Nollywood é retratada em 2 documentários que estarão sendo lançados este ano: This is Nollywood - realizada por diretores locais - Welcome to Nollywood - dirigido por um professor da universidade de Vassar.
Estima-se que anualmente 2400 produções independentes acertem o mercado nigeriano. Tecnologia permitindo uma expressão cultural que outrora era impossível.
sábado, 14 de julho de 2007
Nollywood - a terceira maior produção de cinema do mundo.
Postado por DVAR às 18:06 0 comentários
Marcadores: Novas Tecnologias
quinta-feira, 12 de julho de 2007
William Gibson no Ciberespaço
Em seu livro Neuromancer, William Gibson criou o termo Ciberespaço - Cyberspace -. Sua editora, Penguin Books, decidiu que nada mais justo que sua última obra, o livro Spook Country - ainda sem tradução para o português -, fosse promovido dentro de um ciberespaço. Assim dentro das próximas semanas serão realizadas festividades dentro do Second Life para celebrar todas as obras de Gibson e para promover o novo livro. Acho que vou dar um pulo lá.
Postado por DVAR às 14:56 1 comentários
Marcadores: Novas mídias, Novas Tecnologias
Google e Hollywood
Para o lançamento do terceiro filme da série Bourne - Bourne Ultimatum - a Google vai experimentar uma campanha que integra diversos serviços oferecidos pela companhia. A campanha se chama The Ultimate Search for Bourne, e tem como objetivo que o usuário `encontre` o agente Bourne, usando o Google Earth, Google Maps, Search, You Tube e outros.
A campanha começa dia 16.
Postado por DVAR às 14:44 0 comentários
Marcadores: Interatividade, Viral, web 2.0
Você já ouviu falar em Hypertag?
Basicamente são dispositivos para o armazenamento e envio de conteúdo para celulares que possuem conectividade com infravermelho ou bluetooth. Esta ferramenta permite envio ilimitado de conteúdo (vídeos, ringtones, lembretes, SMS, MMS, imagens, cupons e ingressos, etc.) - com grande capacidade de envio simultâneo - vários celulares, diferentes modelos. Isto a torna uma excelente ferramenta promocional e de marketing de guerrilha, com baixo custo final por usuário atingido, em aparelhos localizados num raio de
Além disso todos os resultados da ação poderão ser registrados em um log no equipamento. Através disso, torna-se possível gerar relatórios para verificar se os objetivos foram ou não alcançados.
Um exemplo dessa tecnologia, foi essa ação do Sprite Zero no Rio,utilizando o bluetooth em 10 abrigos de ônibus, interagindo com a população enviando toques de celular. Confira:
Postado por André Martins às 13:59 0 comentários
Marcadores: Interatividade, Marketing Digital, Novas mídias, Novas Tecnologias
quarta-feira, 11 de julho de 2007
Spoof do Itaú para o Itaú
O Banco Itaú acaba de lançar a nova campanha do seu Bankline. O filme, criado pela agência Africa, traz como novidade uma nova versão da música "Pela internet", de Gilberto Gil, que foi marcante no filme de lançamento do Itaú Bankline, em 2000. Achei certeiro, pois com o advento da web 2.0, algumas nomenclaturas deveriam ser retocadas.
Postado por André Martins às 18:40 1 comentários
Marcadores: web 2.0
Emboscada no World of Warcraft
O Wowmine é um site que vende moedas e artigos virtuais para o World of Warcraft, que é um jogo on-line, de ação e aventura. Se você quiser comprar algum item especial ou apenas rechear o seu personagem com moedas de ouro extras, é só procurar os caras e desembolsar alguns dólares reais.
Neste exemplo abaixo, eles escreveram o endereço do seu site usando corpos de gnomos. Eu não jogo WOW, mas pelos comentários que li parece ter sido um grande feito arrumar tantos corpos de gnomos e fazê-los cair do céu soletrando uma url. Como toda emboscada, um número limitado de pessoas a presenciaram. Mas o dever de casa foi feito e o vídeo foi postado no YouTube, viralizando a ação para todos que se interessam pelo World Of Warcraft.
Postado por André Martins às 18:12 0 comentários
Marcadores: Interatividade, Novas mídias, Novas Tecnologias
terça-feira, 10 de julho de 2007
Live Earth on demand
Quem perdeu os shows que foram realizados neste final de semana, com o tema de conscientização ambiental, pode ver diversos clips do mundo inteiro no domínio do msn.
Gostei do termo "on demand" - tradução literal como "à demanda" - utilizado por eles no nome.
Postado por DVAR às 17:16 0 comentários
Marcadores: Novas mídias, Novas Tecnologias, web 2.0
Nossa Caixa 2.0 e o Pan
A Caixa Econômica Federal está patrocinando um domínio que utiliza a estratégia de criação de vídeos por internautas para atrair atenção. A proposta é levar os melhores vídeos para serem exibidos no Pan.
Bem colorido e interativo.
Postado por DVAR às 17:13 0 comentários
Marcadores: web 2.0
segunda-feira, 9 de julho de 2007
Pownce
Mais um híbrido nascido do Twitter. Basicamente a mesma proposta, só que ampliando para habilidades como enviar fotos e músicas para todos usuários que seu perfil seja associado.
Postado por DVAR às 17:03 0 comentários
Marcadores: Novas mídias, web 2.0
Live Station
Este é o nome do novo serviço da microsoft - concorrente direto do Joost -.
Postado por DVAR às 16:57 0 comentários
Marcadores: Novas mídias, web 2.0
Nintendo está testando um novo serviço para seu aparelho portátil Nintendo DS. Basicamente quando um usuário do portátil estiver dentro de um estádio que possua o serviço, ele poderá assistir a replays de jogadas, pedir comida para o quiosque de salgadinhos etc.
Postado por DVAR às 16:35 0 comentários
Marcadores: Interatividade, Novas mídias, Novas Tecnologias