sábado, 14 de julho de 2007

Nollywood - a terceira maior produção de cinema do mundo.

É assim que estão chamando a produção de filmes na nigéria - uma indústria de 250 milhões de doláres -, que utilizam orçamentos mínimos - As produções mais caras custam 20 mil dólares -, equipamentos precários e atores amadores.
Os filmes nunca vão para o cinema; são distribuídos via VHS, DVD e VCD por um preço baixíssimo.

A indústria de Nollywood é retratada em 2 documentários que estarão sendo lançados este ano: This is Nollywood - realizada por diretores locais - Welcome to Nollywood - dirigido por um professor da universidade de Vassar.

Estima-se que anualmente 2400 produções independentes acertem o mercado nigeriano. Tecnologia permitindo uma expressão cultural que outrora era impossível.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

William Gibson no Ciberespaço

Em seu livro Neuromancer, William Gibson criou o termo Ciberespaço - Cyberspace -. Sua editora, Penguin Books, decidiu que nada mais justo que sua última obra, o livro Spook Country - ainda sem tradução para o português -, fosse promovido dentro de um ciberespaço. Assim dentro das próximas semanas serão realizadas festividades dentro do Second Life para celebrar todas as obras de Gibson e para promover o novo livro. Acho que vou dar um pulo lá.

Google e Hollywood

Para o lançamento do terceiro filme da série Bourne - Bourne Ultimatum - a Google vai experimentar uma campanha que integra diversos serviços oferecidos pela companhia. A campanha se chama The Ultimate Search for Bourne, e tem como objetivo que o usuário `encontre` o agente Bourne, usando o Google Earth, Google Maps, Search, You Tube e outros.

A campanha começa dia 16.

Você já ouviu falar em Hypertag?


Basicamente são dispositivos para o armazenamento e envio de conteúdo para celulares que possuem conectividade com infravermelho ou bluetooth. Esta ferramenta permite envio ilimitado de conteúdo (vídeos, ringtones, lembretes, SMS, MMS, imagens, cupons e ingressos, etc.) - com grande capacidade de envio simultâneo - vários celulares, diferentes modelos. Isto a torna uma excelente ferramenta promocional e de marketing de guerrilha, com baixo custo final por usuário atingido, em aparelhos localizados num raio de 10 a 15 metros, chegando a 90 metros.
Além disso todos os resultados da ação poderão ser registrados em um log no equipamento. Através disso, torna-se possível gerar relatórios para verificar se os objetivos foram ou não alcançados.

Um exemplo dessa tecnologia, foi essa ação do Sprite Zero no Rio,utilizando o bluetooth em 10 abrigos de ônibus, interagindo com a população enviando toques de celular. Confira:



quarta-feira, 11 de julho de 2007

Spoof do Itaú para o Itaú

O Banco Itaú acaba de lançar a nova campanha do seu Bankline. O filme, criado pela agência Africa, traz como novidade uma nova versão da música "Pela internet", de Gilberto Gil, que foi marcante no filme de lançamento do Itaú Bankline, em 2000. Achei certeiro, pois com o advento da web 2.0, algumas nomenclaturas deveriam ser retocadas.

Emboscada no World of Warcraft

O Wowmine é um site que vende moedas e artigos virtuais para o World of Warcraft, que é um jogo on-line, de ação e aventura. Se você quiser comprar algum item especial ou apenas rechear o seu personagem com moedas de ouro extras, é só procurar os caras e desembolsar alguns dólares reais.
Neste exemplo abaixo, eles escreveram o endereço do seu site usando corpos de gnomos. Eu não jogo WOW, mas pelos comentários que li parece ter sido um grande feito arrumar tantos corpos de gnomos e fazê-los cair do céu soletrando uma url. Como toda emboscada, um número limitado de pessoas a presenciaram. Mas o dever de casa foi feito e o vídeo foi postado no YouTube, viralizando a ação para todos que se interessam pelo World Of Warcraft.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Live Earth on demand

Quem perdeu os shows que foram realizados neste final de semana, com o tema de conscientização ambiental, pode ver diversos clips do mundo inteiro no domínio do msn.

Gostei do termo "on demand" - tradução literal como "à demanda" - utilizado por eles no nome.

Nossa Caixa 2.0 e o Pan

A Caixa Econômica Federal está patrocinando um domínio que utiliza a estratégia de criação de vídeos por internautas para atrair atenção. A proposta é levar os melhores vídeos para serem exibidos no Pan.
Bem colorido e interativo.

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Pownce

Mais um híbrido nascido do Twitter. Basicamente a mesma proposta, só que ampliando para habilidades como enviar fotos e músicas para todos usuários que seu perfil seja associado.

Propõe uma interface mais "bonita" e customizável em relação ao Twitter.

O lado ruim é que, ainda pelomenos, não dispõe da habilidade de receber comunicações a partir do celular.

Live Station

Este é o nome do novo serviço da microsoft - concorrente direto do Joost -.

Ainda está em beta fechado, segundo o blog do Tiago Dória o seu único diferencial é a habilidade de fazer streaming - enviar sinal em tempo real de uma câmera para a web -.

Nintendo está testando um novo serviço para seu aparelho portátil Nintendo DS.  Basicamente quando um usuário do portátil estiver dentro de um estádio que possua o serviço, ele poderá assistir a replays de jogadas, pedir comida para o quiosque de salgadinhos etc.

Se o serviço obtiver sucesso nesse estágio inicial, a Nintendo pretende expandi-lo para outros estádios.