sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Twitter ao resgate

Com os recentes terremotos no Peru, o jornal El Comercio, - um dos melhores jornais do país - criou um perfil no site de microblogging Twitter, para manter informado a cada instante os seus leitores.

Mais uma vez a hipótese a respeito do Twitter e o jornalismo on-line, que antes foi ponderada neste blog, parece se tornar tendência.

Midia ambiente, jogos e conscientização

Ação conjunta entre a empresa de telefonia móvel Mobbit e a frota de taxis de Frankfurt.

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Comodismo, replicações de linguagens e Contextual Marketing.

Via Ombudsman do UOL_Tereza Rangel



"A figura acima traz cópias de home pages do UOL, de 2001 até 2007. A mancha amarela aponta o conteúdo editorial. A mancha vermelha, as áreas de publicidade ou comercial. Foram desconsiderados o pop-up e a eventual publicidade no espaço da foto principal. O menu ficou em área neutra, porque sua função é facilitar o acesso ao "interior" do portal.

As imagens mostram que a área de conteúdo vem encolhendo em relação ao total da página. O conteúdo perdeu quase 20 pontos percentuais de 2001 a 2007. Ocupava 52,1% em 2001. Ocupa 32,6% hoje. Já o espaço destinado ao comercial e publicidade vem crescendo. Mais do que dobrou nesses seis anos (passou de 20,7% para 45% da página). Até 2004, o conteúdo era soberano na home page (mais de 50% do espaço). Em 2006, quando o UOL adotou a resolução 1024 por 768 pixels, o conteúdo ainda se sobrepunha ao espaço da publicidade/comercial, mas deixou de ser maioria (39,2%). Em 2007, veio o ponto de inflexão: o espaço publicitário e comercial passou a ser maior do que o de conteúdo (45% contra 32,6%).

Nesta semana, a Associação de Publishers Online divulgou uma interessante pesquisa, conduzida pela Nielsen/NetRatings. Ela mostra que metade do tempo na Internet é gasto com conteúdo. Esse número supera atividades como o envio de e-mails, busca por informações e compras.

Ao mesmo tempo, a publicidade online está crescendo e vai ter cada vez mais importância no faturamento das empresas de Internet. A questão que se levanta é: como aumentar o faturamento em publicidade de forma equilibrada, atendendo aos interesses dos anunciantes, dos internautas que buscam anúncios e daqueles que se sentem agredidos com a crescente oferta de produtos à venda e reivindicam mais conteúdo? "


Me arrisco a sugerir alguns apontamentos; a linguagem utilizada na maior parte desses formatos publicitários são replicações de linguagens de meios anteriores a Internet, como: Revista, Jornal, TV, Outdoor etc. Pouquíssimos utilizam linguagens pensadas para meios digitais.

Há algumas iniciativas comerciais em andamento, como o Contextual Marketing. Dêem uma olhada nessa página. Passe o mouse sob as palavras grifadas em verde e verá um dos poucos formatos que utilizam algum potencial do meio.

A idéia por trás da tecnologia HOTWords é patrocinar assuntos relacionados ou pertinentes ao anunciante, por meio da contextualização da veiculação. Imaginem a quantidade de vezes o assunto Esportes foi abordado durante o período dos Jogos Pan-Americanos. Um anunciante com interesse em associar sua marca ao evento poderia patrocinar esse assunto e contextualizar sua veiculação.

As possibilidades de se explorar comercialmente o conteúdo de sites e portais estão emergindo com rapidez. Sabemos da dificuldade dos departamentos comerciais em sugerir novos formatos as agências; a verba é pequena, o esforço é grande e o tempo é curto. Mas se o comodismo dos tomadores de decisão continuar reinando, os formatos publicitários digitais continuarão por muito tempo na tediosa replicação de linguagens dos meios "tradicionais".

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Flash Pops


Um belo passa tempo. E o melhor, é nostalgia pura.
Agora imaginem o que pode ser criado de advergames a partir desse simples joguinho.

Divirta-se aqui.

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Mapa da violência

Da mistura do Google Maps e da coluna de homicídios do jornal Los Angeles Times nasceu o Homicide Map.
Sao 515 homicídios no condado de Los Angeles, do inicio do ano até agora. A ferramenta permite selecionar os crimes de acordo com origem étnica, causa da morte, genero, idade etc. O mapa desenha o roteiro da violência na região e indica as vítimas mais comuns - os homens hispânicos, na faixa dos 20 anos, que morrem em consequência de tiros.

Catalogação Google

A Google nos Estados Unidos está pagando 10 doláres para cada estabelecimeto comercial que um usuário obtenha permissão para tirar fotos, informar os horários de funcionamento e especialidade do estabelecimento.

O dinheiro é dado em troca pelo envio desses dados coletados a Google.
Aparentemente os dados servem para a Google incrementar os mapas - Google Maps - com mais informações sobre as cidades Americanas.

Interagindo com o Twitter


O Twitter poderia ter caído no esquecimento após osusuários enjoarem de postar, porém, o que aconteceu foi que os veículos de comunicação se apropriaram e fizeram dele um "microblog".
Exemplos:
E uma outra boa idéa foi a da Sony. Que está utilizando o programa para apresentar os bastidores de uma campanha.

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Educando as crianças na web 2.0

Muito bacana esse game online desenvolvido pela Genesis Energy, uma das principais provedoras de energia da Nova Zelândia. Ao estilo SimCity, o jogo desafia as crianças a criar e gerenciar uma cidade sustentável e em perfeito equilíbrio com o meio-ambiente. Muito bem pensado e produzido, possui até funcionalidades e conteúdo específico para que professores possam complementar o ensino sobre o processo de geração de energia. Vale a pena ver esse vídeo que conta direitinho a estória toda.

Selva de Pedra

A partir de hoje para convidados e de amanhã para o público no SESI, na Av. Paulista, em São Paulo, será realizado o FILE (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). Um exemplo de suas atrações será a projeção de um tigre. Isso mesmo,um tigre, o detalhe é que ele estará andando pelas ruas da cidade. No vídeo abaixo vocês conferem a projeção em movimento feita por Karolina Sobecka.


Indústria de Brinquedo

Um novo brinquedo chamado de Webkinz fez a indústria Americana perceber um excelente modelo de negócio para novos brinquedos.
Webkinz é nada mais que um boneco de pelúcia, mas que possui um código escrito em uma pequena etiqueta, aonde o dono - alguma criança - pode inserir este código no site oficial do brinquedo e assim habilitar uma extensão virtual. Que são alguns jogos online e a atração principal, o bixinho assume uma forma virtual, aonde ele precisa de cuidados - como o bom e velho tamagotchi -. Outro ponto interessante, é que no ambiente virtual, há opções de adquirir acessórios e outras coisas para o bixinho - tudo por um preço é claro -.

Turismo Virtual

A galeria de Dresden - um dos maiores acervos de arte atualmente - agora tem sua forma virtual existente no metaverso Second Life.

Relatos de pessoas que visitaram o Dresden na vida real e no Second Life, são de que o modelo digital é uma réplica bastante fiel à forma física do Museu.

Imagine esta ferramenta sendo usada por professores para melhor ilustrar o ensino da arte.