sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Pepsi

A empresa aprimorou o conceito do viral Juliana Paes.
Muito mais opções de 'brincadeira' e customização.

Para quem não viu o antigo, da Juliana Paes, eis o link.

Adote um Bradípodo!

Segundo o Wikcionário, bradípodo é o nome “verdadeiro” do que conhecemos por bicho-preguiça. Animal feio de doer, mas carismático o suficiente para dar origem ao Sid, aquele personagem que no Brasil ganhou sotaque nordestino no desenho Era do Gelo.

“Adote um bradípodo” é o tema do novo advergame criado pela nFusion Group, uma agência americana especializada em mídias digitais, para a campanha de lançamento do DVD Ice Age 2: The Meltdown.

Veja o jogo aqui: http://www.nfusion.com/competitions/adoptasloth/

No jogo, você cria um bicho-preguiça... se bem que “criar” não é o melhor termo, porque você precisa apenas dar uvas à ele, o que não afeta em nada o seu avanço. Ou seja, se quiser deixá-lo morrer de fome, nada muda.

Você avança no game quando participa dos mini-games, que variam muito de dificuldade, indo do ridiculamente fácil ao modestamente difícil. Se o público alvo é a criançadinha, alguns games são difíceis demais.

Além disso, ao terminar o jogo, você liberta o seu bradipodo. Isso mesmo! Você fica criando ele apenas para jogá-lo à selva!! >=(

O prêmio ao jogador é apenas assistir à um trailer exclusivo do filme, o que duvido que alguém se interesse caso tenha assistido no cinema.

Talvez o grande problema desse Advergame é o erro que é feito nos videogames desde 1983 com o lançamento de ET para Atari 2600. Parece que os desenvolvedores tem a mania de acreditar que “basta o personagem ser famoso para o jogo ser um sucesso!”.

Como ele está disponível apenas no site da agência, acredito que seja um teste. Espero que melhorem muito em jogabilidade e desafio antes de lançá-lo.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Jogo dos candidatos

Um excelente newsgame lançado pelo jornal americano USA Today.

Achei que fizeram uma maneira divertida de aprender sobre os candidatos e outras questões políticas. Segundo os comentários - que estão logo embaixo da janela do jogo - as pessoas apreciaram muito - especialmente o primeiro comentário, de um professor de escola americana que elogiava a idéia por possibilita-lo a ensinar melhor sobre a política americana -.

- E eu descobri que sou um democrata fervoroso.

O verdadeiro som 3D


Alguém já ouviu falar de gravação bináurea?

Com certeza já, porque a tecnologia é do final do séc. XIX.

É um tipo de gravação altamente imersiva, permitindo que o ouvinte tenha a sensação de “som 3D” sem o uso de grandes recursos por parte dele – basta fones de ouvido. Isso significa que não é preciso ter um Home Theater para se sentir imerso de verdade através do som!

Entenda o que é isso por aqui - não se esqueça dos fones de ouvido! (Quicktime):

Luigi's Virtual Haircut [4:29m]: Download (8723)

Se o som é tão imersivo, porque gasta-se uma grana violenta com os Home Theaters? Porque essa tecnologia é limitada aos fones de ouvido para funcionar, o que dificulta muito a sua popularização.

No entanto, pode ser uma boa idéia para explorar caso estejamos lidando com Advergames!

Ora, não é raro encontrarmos computadores com fones de ouvido, que usamos no trabalho, em casa ou na lan house. Sem falar nos celulares modernos que tocam MP3 e rádio... já imaginou a sensação de imersão que um jogo pode proporcionar por utilizar essa tecnologia?

Bom... se fosse fácil, todo mundo já teria feito.

Se você se interessou e quer saber mais, fica a dica de dois links:

Submúsica.com

Binaural.com (em inglês)

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Ameaça dos jogos

Recentemente o cinema sentiu os maiores efeitos causados por games.
O lançamento do jogo Halo 3 vendeu $130 milhões de doláres em softwares só no primeiro dia e mais $300 milhões na semana seguinte.
Os filmes que estreiaram no cinema - na mesma semana, lá nos E.U.A. - tiveram bilheterias fraquíssimas. Os executivos da indústria cinematográfica estão 'culpando' Halo 3 por estes resultados.

Os 'marketeiros' da microsoft dizem que não estão surpresos, pois as estratégias de lançamento para o jogo são similares à de uma estréia de filme; além de que o público-alvo é extremamente próximo.

Você pode ler a discussão aqui.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Blog Action Day

Na cultura digital, foi nomeado dia 15 de outubro blog action day. A iniciativa é para estimular que neste dia, os posts nos blogs sejam todos ligados à questões ambientais. A idéia é de que as pessoas neste dia possam refletir com base na múltiplas interpretações e aproximações expostas na blogosfera

Toyota

Para apelar ao público jovem norte-americano a Saatchi&Saatchi criou um spoof com o jogo World of Warcraft.

O público do World of Warcraft engloba 10 milhões de jogadores mundiais com média de 16-30 anos.

A idéia me fez lembrar da peça give a little love como spoof do polêmico Grand Theft Auto - da Coca-Cola -.


Resultado do Radiohead

Semana passada foi bastante comentado na web sobre a decisão da banda Radiohead liberar seu conteúdo digitalmente e aceitar doações de pessoas que assim acreditassem que eles merecessem.

O Resultado foi de 1,3 milhões de downloads - desde quarta-feira até agora - e uma média de doação de 4 libras por usuário. Total aproximado 5 milhões de libras - 18 milhões de reais -.

Sucesso.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Morar Bem


Se você procura por casa nos EUA e está com dificuldades de achar uma boa vizinhança, entre no Walk Score. O site cruza dados do Google maps com informações sobre os serviços disponíveis na área e retorna uma pontuação para a região. Vou explicar: ele enumera as lojas, restaurantes, cinemas, escolas e outros serviços que ficam perto da sua casa, aí gera uma pontuação para sua caminhada de 0 a 100.