sábado, 10 de maio de 2008

Campnha da Lexus usa outrdoor interativo


Em sua campanha “RX Actively Safe”, que visa mostrar a preocupação com a segurança, a lexus escolheu 3 mercados para trabalhar, Nova York, Los Angeles e San Francisco. Através de projeções feitas em Vidros de prédios e sensores de movimento, a campanha possibilitava a interação do pedestre.
Quando um pedestre passava por um local, o anuncio para o RX 350 luxury SUV entrava em movimento. Este igualava a sua velocidade à do pedestre ate que acontecesse uma batida e que virtualmente quebrava o vidro. Então o anuncio falava, "segurança ajuda você a sobreviver um acidente" .O carro reaparece e o vidro quebrado é substituído pela palavra "segurança"
No vídeo não se percebe a interatividade mais da uma ideia de como é a ação

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Posando para o anúncio

Através de um projeto da YDreams para a Nokia, foi montado um mobiliário interativo no aeroporto de Lisboa. Uma mídia totamente interativa onde você pode tirar sua própria foto no momento e ela será imediatamente incluída no anúncio da Nokia.

O controle em suas mãos

Na sede da Vodafone em Lisboa foi instalado um imenso cubo que propõe uma interação via celular com os visitantes.


Confira o vídeo da iniciativa que demonstra as inúmeras possibilidades de utilização de celulares com equipamentos digitais. Celular ou joystick?


Axe


A marca de desodorante já é bem conhecida por suas propagandas de teor sarcástico. No Canada, a nova campanha tem como ponto central este website, que propõe um concurso no qual o ganhador irá passar alguns dias na 'Cabana Axe' - Uma locação afastada repleta de mulheres lindas -.

O site possui diversos vídeos, que você pode acessar clicando em determinadas áreas; as imagens que surgem são de belíssimas mulheres entediadas e com feições de solitárias. Todos os curtas terminam com a frase "You're needed at the Axe Cottage" - Tradução: Precisam de você na cabana Axe".

A qualquer momento, você pode clicar em "envie isto para um amigo" e convocar o seu parceiro para também participar da promoção: o ponto central é de que os ganhadores sejam um grupo de amigos.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Marketing Bluetooth

Promovida nas cidades de Shanghai, Beijing, e Guangzhou a campanha da Nike Zoom (em chinês) oferecia a chance de ganhar um par de Zoom's apenas correndo para loja da Nike mais perto.
Outdoors especiais da Nike que emitem uma frequência bluetooth para os celulares mais pertos foram espalhados pelas cidades. Quando alguma pessoa se aproxima do cartaz, ela recebe um sinal no seu celular ligado para começar um "cronometro Virtual", então recebem uma mensagem para correr mais rápido que pudessem para a loja Nike designada, onde um segundo sinal Bluetooth é emitido parando assim o cronometro e gravando seu tempo. Todos os dias as lojas dão sapatos para o atleta mais rápido do dia.

O caminho da informação



Diagrama feito pela revista Wired mostra o caminho percorrido pelas notícias saídas de um blog, com todo o percurso digital da informação.

via rizzo

Em 2007 no Japão, A Microsoft inovou no lançamento do jogo Blue Dragon. Ela criou o que os americanos chamam de Interactive OOH (out of home), ou seja, Interatividade fora de casa.

No jogo Blue Dragon a sombra personagem principal quando ele voa vira um dragão. Para promover isso a Microsoft se fixou na experiência humana de brincar com sombras. Grandes sombras de pessoas ordinárias eram projetadas e criavam um sistema em que elas podiam brincar com suas sombras. A sombra da pessoa podia do nada virar um dragão, com isso criou-se um novo e envolvente método de interatividade

Ha também um site que através de sua webcam o usuário pode manipular as sombras.

para ver o video demonstrando a ação

O site da Webcam infelizmente foi desativado



NewsWare - O laboratório


Msnbc é um enorme portal de notícias online. Em uma interessante iniciativa, a companhia criou o laboratório News Ware, que visa explorar as diferentes formas de relatar notícias.

Além de experimentarem formas já estabelecidas, como notícias via RSS e NewsGames - a modificação do advergame -, a experiência propõe modelos novos como o "Spectra". Em suma, é um visualisador em 3d das notícias, mas que permite diversas interações, até mesmo usando a webcam para utilizar a linguagem corporal para interagir com as notícias.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Pinte Esta M**** de Ouro


O grupo de Hip-Hop Atmosphere criou um website para divulgar seu novo CD, onde você pode grafitar por qualquer pagina na web. PaintThatShitGold.com arma os fãs com sprays, canetinhas e Stencils para pintar o sites na web. enquanto você "pixa", as musicas do novo álbum do grupo vão tocando ao fundo.

Twitter e o novo jornalismo

O site twitter já foi muito comentado nesse blog. Analisamos e mostramos diversos de seus usos. O blogueiro Tiago Dória fez uma interessante observação sobre o 'novo jornalismo' que está surgindo no Twitter.

Quando o site começou, a impresa usava-o apenas como um excelente meio para publicar chamadas para serem recebidas via RSS. Mas agora, eles estão tirando proveito de uma grande habilidade do Twitter: habilidade de poder publicar via SMS.
Assim possibilita que jornalistas publiquem pequenas notas, de qualquer lugar e a qualquer momento. Essa rede americana de notícia está usando para informar avanços nos tópicos das eleições, pois esse tema naturalmente provoca muitos comentários e notícias.

O mundo inteiro pode publicar no Twitter, basta ter um celular e uma conta registrada no site.

Som Binaural

O som binaural é um método de captação e gravação de audio que dá ao ouvinte uma noção de um espaço tridimensional, vejam este exemplo, fechem os olhos e aproveitem...






Janet Cardiff é uma artista canadiana conhecida pelo uso criativo do método de som binaural nas suas peças artísticas. Ela desenvolveu diversas audiowalks (percursos sonoros) onde os visitantes seguiam as suas direções (com sistema de som portátil) por um caminho ou narrativa específica, tornando-se estes participantes das suas histórias.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Retrievr

Adoro esses sistemas de busca diferentes e malucos onde você não precisa escrever nada!

O retrievr é um sistema de busca por skecth (ou rascunhos) ,ou seja, você desenha a aparecem imagens similares ao que você desenhou. Você também pode fazer o upload de uma imagem para realizar uma busca. Não funciona sempre mas os resultados são bem interessantes.
Nesse a cima eu desenhei um "bonequinho" vermelho e ele me trouxe varias imagens com elementos vermelhos centralizados e até mesmo com pessoas de vermelho. Quando você não usa cor a busca é mais complicada.Nesse outro eu utilizei uma imagem do meu próprio arquivo para procurar outras semelhantes e os resultados foram bastante interessantes. Vale a pena dar uma olhada no site.

Mog

As gravadoras Sony e BMG investiram 2.8 milhões de doláres no experimento virtual "Mog". O site é uma comunidade virtual aonde é possível ter acesso à informações de artistas e comprar suas músicas para download, tudo isso podendo se associar a comunidades e fazer amigos, enviar mensagens etc.

Essa é mais uma ilustração do cenário das gravadoras: é preciso inovar, a qualquer preço.

Para mais dados, clique aqui

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Casas Bahia

Para promover o dia das mães, Casas Bahia inaugurou um hotsite como ponto central de sua campanha. Não apenas um site contendo informações sobre Casas Bahia e o dia das mães, a estratégia focava em estimular a criação de vídeos, pelos consumidores, de até 1 minuto. Os vídeos que fossem julgados os melhores, fariam com que seus autores ganhassem prêmios - Tv´s, mp3 players etc. -.

Ainda dá para participar. Os vídeos serão apenas analisados no dia 8 de maio.

Street Marketing

A HP para divulgar seus produtos reproduziu em um tamanho gigante um pedaço da paisagem de alguns locais da Malásia. As peças foram postas em lugares estratégicos para passarem a impressão de que se havia rasgado a paisagem.