sexta-feira, 22 de junho de 2007

Mídia exterior + SMS e MMS

Para promover o seu NIKE ID (tênis customizado pelo consumidor), a Nike lançou um outdoor interativo no painel da Reuters do Times Square (NY). Depois de escolher cada detalhe de seu tênis no telão, a pessoa recebia um MMS(multimedia messaging service) com o tênis de wallpaper e um SMS(Short message service) com um código e o endereço do site caso quisesse realizar a compra do par que criou. Para isto bastava ligar para um número de telefone: 1-888-8-NIKE-ID.

Ação com RFID


RFID, o sistema de identificação por rádio freqüência começa a ser utilizado pela publicidade e deve, em breve, fazer parte de muitas ações.
Em janeiro de 2007 a marca de automóveis Mini Cooper convidou seus proprietários a responder um questionário. Depois disso cada pessoa recebeu em casa um chaveirinho.
Ao passar com o carro e esse chaveirinho(com RFID) na frente de um outdoor, o outdoor identifica os usuários do carro através de ondas de rádio e dispara uma mensagem personalizada. No exemplo da foto a proprietária é Kate: “Oi Kate, belo dia pra sair com o seu conversível...”.





MTV Hats

A MTV americana criou o projeto MTV Hats (Header Art Treatments), onde os internautas podem fazer sua própria versão do logo da emissora.

Roupas dançantes

A Brastemp criou uma peça publicitária na web feita para divulgar uma linha de lavadoras que não danifica as roupas durante a lavagem. Para mostrar isso de forma criativa, interativa e que chamasse a atenção do público alvo, a empresa fez algo semelhante a um game on-line. Eles usam elementos da música e do clipe Thriller do Michael Jackson, porém as roupas flutuam sozinhas, sem pessoas. E com as setas do teclado a gente pode brincar de fazer as roupas dançarem.

Veja a peça.

Picture Town

Depois de fazer uma tremenda ação interativa usando o poder de comunidade do Flickr, a Nikon criou uma ótima ação promocional para divulgar sua máquina D40.Trabalhando em cima do conceito “Todos podem tirar uma grande foto com uma D40”, a Nikon distribuiu 200 máquinas para moradores da cidade norte-americana GeorgeTown, em uma campanha chamada PictureTown.
Navegando pelo site, e vendo as fotos e os depoimentos, fica nítida a força da ação.


Crise no Second Life

Está no auge na comunidade européia de Second Life - que constitui em 60% dos jogadores - a discussão sobre atitudes de banimento e outras restrições - deleção de personagens e conteúdos criados por eles - por parte da Linden Lab - criadora do jogo -.
O crescente número de queixas a respeito de assédios sexuais e até mesmo pedofilia dentro do metaverso é que incitou a discussão sobre como o Linden Lab conseguiria controlar todos os conteúdos presentes em seu universo. É impossível. Então a única maneira é criar scripts - comandos programados à reagir quando se depararem com uma anamolia -. O problema é que estes scripts costumam fazer diversos juízos errados, assim causando danos a jogadores inocentes, dificultando a diversão.
Assim seguem os usários dizendo: "O seu mundo? Sua imaginação? Não mais."

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Crítica a web 2.0

Andrew Keen lançou este mês nos Estados Unidos o livro The Cult of the Amateur: How today's Internet is killing our culture - em uma tradução livre; O Culto do amador: como a internet de hoje está matando nossa cultura -, que como sugere o título é uma crítica firme aos conteúdos dos usuários quanto a importância e qualidade destes trabalhos feitos pelos amadores - os usuários comuns -.
A revista Wired afirmou que o livro está causando bastante polêmica, principalmente nas comunidades dos Bloggers, que foram principais alvos da crítica.

iPhone New York

Está na rede um pequeno vídeo feito por uma pessoa comum - nada de super produção de grandes agências -, que está sendo considerado a primeira real propaganda realizada sobre a novidade da Apple, o iPhone.

Simples, mas muito bacana.

A história do videogame

Os jogos já fazem parte da vida de todos, seja mais complexo, como um jogo da Playstation, ou algo mais simples como um banner interativo, nossa rotina é constantemente rodeada de jogos eletrônicos.
Sendo ou não um gamer, não dá para perder esse documentário feito pela Discovery sobre videogame. Quem dá a dica é o blog Ovelha Elétrica que achou os vídeos no perfil do youtube de Flavio McGroove.
Coloquei todos os links aqui, assim ninguém precisa ter trabalho de procurar.

Ep.1 Parte 1/6
Ep.1 Parte 2/6
Ep.1 Parte 3/6
Ep.1 Parte 4/6
Ep.1 Parte 5/6
Ep.1 Parte 6/6
Ep.2 Parte 1/6
Ep.2 Parte 2/6
Ep.2 Parte 3/6
Ep.2 Parte 4/6
Ep.2 Parte 5/6
Ep.2 Parte 6/6
Ep.3 Parte 1/7
Ep.3 Parte 2/7
Ep.3 Parte 3/7
Ep.3 Parte 4/7
Ep.3 Parte 5/7
Ep.3 Parte 6/7
Ep.3 Parte 7/7
Ep.4 Parte 1/6
Ep.4 Parte 2/6
Ep.4 Parte 3/6
Ep.4 Parte 4/6
Ep.4 Parte 5/6
Ep.4 Parte 6/6

HP ganha cidade virtual

Com o intuito de divulgar os benefícios e diferenciais da família de desktops Pavilion, da HP, a agência Datamídia, FBCi, criou uma comunidade virtual chamada Pavilion City.
Nessa cidade virtual os usuários poderão criar seus emoticons para compartilhar no MSN, Google Talk, Orkut, My Space e ainda conhecer, de forma divertida, as várias possibilidades de desktops oferecidas pela HP. A ação deve durar a princípio três meses e tem com objetivo fazer o internauta entender que a tecnologia da HP não se trata apenas de bits e bytes, mas também de uma forma de lazer.Esta é a primeira ação viral da HP no Brasil, e visa alcançar cerca de um milhão de internautas.



Notícia do blog: Direto do Forno

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Blogmentary

O Blogmentary (confira abaixo do texto) é um documentário sobre o impácto da blogsfera no mundo atual. O video trás ainda interessantes indagações sobre o poder do blog como uma nova mídia e, o mais importante, quem detem esse poder.
Um documentário imperdivel sobre a visão do cyber espaço por um de seus próprios membros (o diretor é im bloggueiro) que pode ser bastante esclarecedor para quem ainda não compreende a importância desse novo meio de comunicação ou a quem quer se informar mais sobre o meio, ainda pouco divulgado na Grande Mídia.

Golias on-line

Parece que a Grande Mídia esta começando a entender o poder dos blogs. Dessa vez foi o New York Times que criou um novo blog tratando somente da cidade de Nova York. Ok, o desing não é o melhor entre os blogs, certo, ainda há um certo preconceito entre os leitores de blogs por se tratar da mídia impressa "invadindo os domínios eletrônicos", mas ao menos os grandes empresários começam a entender a importância das novas mídias na comunicação. O autor lança então uma pegunta que só poderá ser respondida com o passar dos anos: será esse o caminho para a salvação dos antigos jornais impressos?

Mascote japonês

A Coca-Cola fez uma campanha no Japão com um mascote bastante inusitado. É um robô de máquina de Coca-Cola que age como se fosse algum tipo de herói japonês e fica andando pelas ruas divulgando a marca e encantando as pessoas.

Vídeos no YouTube mostram a máquina fazendo seu papel. Confira! Episódio1, episódio2 e episódio3.

Nike SkateBoarding

O site novo da Nike SkateBoarding fez um mashup com servidor de imagens de satélite para mostrar todas as lojas cadastradas no mundo.Rio de Janeiro e São Paulo estão incluídos.

Truck-Door

Dêem uma olhada que legal esse caminhãozinho da Bubble Media. Trata-se de um outdoor ambulante, que altera os anúncios mostrados de acordo com a sua localização. Além de também enviar mensagens via Bluetooth.


Marketing aquático

Para divulgar seus acessórios para fotos submarinas, todas as novas máquinas digitais da Olympus vinham de fábrica com um divertido vídeo de um tubarão nadando (como se alguém tivesse usado a câmera antes e deixado esse vídeo alí). O tubarão vem na direção do fotógrafo e da um sorrisinho para a câmera! Achei genial pois a pessoa recebe um conteúdo simpático da marca assim que liga o produto, em um momento em que está tendo uma experiência de valor com a marca.

Tecnologia + diverção + notícias

Tecnologia aplicada para entreter consumidores e promover produtos e serviços está cada vez mais comum. Já havíamos postado aqui no blog sobre esse gamenews. Porém, quanto mais informação melhor.

MSNBC criou o Newsbreaker Game, uma mistura de notícias com o clássico jogo BrickBraker, onde você vai jogando e ao destruir os bricks, vão caindo cabeçalhos de notícias, que você pode escolher entre pegar para ler depois ou deixar cair. O jogo ainda é divido em três levels: notícias do dia, da semana ou todas.
No vídeo abaixo vocês irão ver que enquanto os espectadores aguardavam o início do filme, entrou na tela o Newsbreaker, só que com um pequeno detalhe, a paleta que rebate a bolinha era movimentada por um sensor que lia os movimentos das pessoas, fazendo com que quase todos no cinema ficassem se mexendo para não deixá-la cair. Imagine tudo o que vocês podem fazer com um brinquedo desse tipo em uma concessionária, uma agência de banco, um PDV no shopping...

AAAA

Semana Passada ocorreu em Nova York a reunião da American Association of Advertising Agencies. Dentre os diversos tópicos discutidos, um tópico de bastante pertinência a nossa pesquisa do Laboratório de novas mídias, foi sobre a importância das comunidades virtuais - como exemplos o MySpace e Orkut - para a nova publicidade. Segundo dados mostrados na reunião, cerca de 24 milhões de pessoas mundiais são associadas à alguma comunidade virtual. Por isso falou-se sobre a crescente importância de profissionais - referidos por eles como antropólogos virtuais - que soubessem "peneirar", avaliar, dentro destas comunidades o que é informação crucial e o que não é.

Apesar de alguns publicitários e "marketeiros" presentes na reunião discordarem sobre a importância das comunidades virtuais, todos concordam que a publicidade está de fato vivendo uma enorme transição.

Reddit

É um site de comunidade que propõe a partilha de textos - seja de notícias ou histórias - para os usuários e para qualquer navegante anônimo.
Para os usuários cadastrados, o site traça um perfil de acordo com perguntas que ele te faz durante o cadastro e de notas e outras votações que o usuário participe; assim alguém que sempre vota positivamente em notícias de carros, e mesmo marca essas notícias como lidas, o site passa a dar prioridade a este tipo de notícia quando o usuário retornar.

terça-feira, 19 de junho de 2007

Notícias óbvias, mas importantes.

You tube está de malinhas arrumadas com destino a diversos países, inclusive ao país tupiniquim.
E daí? E daí que grandes corporações brasileiras - sim nós temos algumas - comeraçarão à prestar mais atenção nesta nova linguagem, como exemplo a rede Globo, que já está planejando disponibilizar conteúdos no You tube, assim como as emissoras de televisão americanas o fizeram - NBC, CBS etc. -
Excelente para a popularização e firmação desta forma de comunicação.

Twitter

A comunidade virtual Twitter propõe uma interação diferente. Basicamente ele é um gigantesco registro, sendo que o conteúdo dele é sobre o que o usuário está fazendo naquele exato momento. Bizarro ou não, este site anda fazendo bastante barulho pela internet.

Web Design online

O Synthasite é uma ferramenta de construção e criação de sites completamente online, com suporte aos padrões Web. Apesar de ser um modelo bastante promissor ainda encontra-se em versão de testes e com limite de vagas.

Veja o vídeo de demonstração!

Fonte: Mauro Kioshi

YouTube oferece ferramenta de edição online.

Agora o YouTube está disponibilizando uma ferramenta básica de edição, que permite a criação de seqüências de vídeos e fotos com trilha sonora de sua escolha.O produto final é diretamente publicado no portal.
A ferramenta é impulsionada pela Adobe, que faz uma propaganda do Adobe Premiere Elements.Para acessar as funcionalidades, basta acessar o site da ferramenta, que é gratuita.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Geladeira Aquarela

O último lançamento da Consul no Brasil foi a geladeira Aquarela, que permite que quem a compre a customize como bem entender.Sendo que ela vem com canetas e apagadores especiais para tal.

A divulgação do produto foi uma ação de Street Magic, onde um mágico leva a geladeira pelas ruas e atende o desejo das pessoas.O que for desenhado na porta da geladeira, o mágico faz aparecer dentro dela.

Essa estratégia por ser entretenimento puro, ganhou mídia espontânea em jornais, revistas e a participação do mágico Thomy em programas de TV.

Confira o site oficial com o vídeo.


Machinima

Machinima é um termo recente usado para designar produções audiovisuais, utilizando técnicas de cinema reais em mundos virtuais para narrar histórias; como exemplo de mundo virtual o Second Life, Halo, World of Warcraft etc.

Diz-se que a primeira machinimas começaram a aparecer no clássico jogo da id Software, Quake, pois pela primeira vez a engine de um jogo tornava possível gravar o que o jogador estava fazendo. Porém não foi com Quake que as machinimas chegaram à atenção das empresas. Apenas anos depois com o lançamento de Halo, pela bundle software, que as machinimas obtiveram notoriedade, basicamente por causa de uma sitcom criada por jogadores chamada de Red vs Blue.

O sucesso de Red vs Blue foi muito grande, pois os vídeos eram passados pela comunidade mundial de jogadores de Halo - que não era pequena - e depois para pessoas que simplesmente se interessaram pelo sucesso todo que estava em torno destes vídeos.

Recentemente os criadores da série Red vs Blue foram patrocinados - em troca de pequenos comerciais - dentro dos episódios.

O cenário Machinima atualmente é bem forte, pois diversos outros jogos possibilitam a captura de imagens para composição de vídeo.