sexta-feira, 15 de junho de 2007

Imagini

Mais uma rede social está começando a fazer sucesso na internet, é a Imagini. Lá você pode criar seu perfil a partir de uma série de fotos, definindo o seu gosto pessoal.

Depois de criar seu perfil ele é combinado com de outros usuários, medindo o grau de compatibilidade e mostrando quais combinam com o seu. Dentre outras coisas. Confira!

Lançamento de novela global usou Second Life como mídia de divulgação.


A Rede Globo realizou uma entrevista com representantes da imprensa e um avatar do autor da novela Sete Pecados, Walcyr Carrasco.
O evento virtual aconteceu em um espaço na Ilha Berrini e foi tumultuado por um avatar-sanduíche, que distribuía camisetas.
O espaço foi montado com imagens alusivas à nova novela, e neste mesmo local também acontecerá a festa de lançamento de Sete Capitais.Que será no próximo dia 17, domingo, a partir das 19 horas.E para entrar nesta festa é preciso ter a camiseta distribuída pelo homem-sanduíche.

Motoboys plugados

Doze motoboys de São Paulo-Capital- montaram uma espécie de blog etnográfico. Todos os dias eles postam fotos e videos de seus celulares, retratando o seu dia-a-dia em tempo real.
Do próprio site:
"...o projeto canal*MOTOBOY propõe um espaço público digital, onde emissores e usuários experimentam um uso social das redes telemáticas. Uma experiência colaborativa que fomenta a auto-representação de coletivos e comunidades que sofrem com os estereótipos projetados pelos meios de comunicação preponderantes."

Interessante iniciativa.

Everyscape

Este site ainda está sendo montado, mas já é uma boa experiência. A proposta é de que o usuário possa gratuitamente passear por ambientes fotográficos montados em 3d e descobrir como se paressem lugares que elas pretendem ir jantar, ou mesmo como se parece a vizinhança de um potencial novo apartamento que o usuário queira comprar.

Por hora apenas dá para passar/navegar pela union square em San Francico. Outro fator interessante é que a tecnologia propicia um ambiente pró-branding, há alguns restaurantes que possuem links nas montagens 3d.
Espero que algum dia seja feito cobertura do Brasil.

quinta-feira, 14 de junho de 2007

Enquanto o Joost não sai

Uma boa opção para quem fica muito tempo na frente do computador é o, ainda embrionário Joost. Já algum tempo sendo comentado, esse programa se propõe a oferecer programas de televisão pela internet e ainda permite que as pessoas possam trocar impressões sobre o que estão vendo, une o melhor da televisão com o melhor da internet. Dos mesmos criadores do Skype e Kazaa o Joost ainda está em sua fase de teste, para usá-lo é preciso ser convidado. Segundo Niklas Zennstrom, um dos idealizadores do Joost, “a televisão sabe como produzir conteúdo, mas a internet é a melhor maneira de distribuílo”.
Porém, se procurarem por TvTuga, irão achar um site de nossos vizinhos lusitanos com mais de 150 canais, nacionais e internacionais. Não é necessário pagar nem tão pouco se cadastrar. Também não precisa ser convidado. Enfim, enquanto não sai o Joost, vou ver TvTuga.

Casas digitais

No seu novo projeto para casas digitais, a LG escolheu a tecnologia sem fio Zigbee. O sistema da empresa, o HomNet, foi desenvolvido para controlar a automação das casas, cuidando de itens como a segurança, a eficiência da energia e os dispositivos eletrônicos. Isso com uma vantagem: um baixo consumo de energia.

Fonte: Débora Fortes

Falsa notícia para divulgar lançamento do Citroën C4 Pallas.

Ao acessar os principais portais na última semana aparecia logo nos destaques, com imagens rotativas, a nota "Asteróide Pallas pode se chocar com a Terra".

Clicando na "notícia", o leitor é levado ao site de um tal Observatório de Asteróides, que conta sobre um meteoro que colidirá com a Terra na primeira quinzena de julho de 2007. O site dizia: "Logo, deveremos ter novas notícias das autoridades competentes, que por enquanto evitam comentar o fato para não gerar um descontrole generalizado na população mundial."
A campanha com intuito viral, que parte de uma notícia sensacionalista, tem a intenção de divulgar o novo Citroën C4 Pallas.

A tentativa de gerar comentários em cima desta ação está sendo extremamente criticada na web.No blog Prior Blogando foi inúmerado os setes erros da campanha viral do pallas.

Os responsáveis pela campanha perceberam a reação negativa e alterarão o conteúdo do Observatório de Asteróides, fazendo referencia ao site O Mistério Pallas.


Microsoft apresenta o Surface


A Microsoft apresentou o Surface, um computador sem teclado e sem mouse que possui um formato de mesa com 30 polegadas. Ele permite que as pessoas toquem na tela para acessar atalhos, mover objetos etc.

O computador também reconhece e interage com outros aparelhos colocados sobre sua superfície, com celulares, câmeras digitais etc.

A maior produtora de software do mundo anunciou que ela mesma fabricará o aparelho e que o venderá inicialmente a clientes empresariais.

O preço de venda do Surface ficará entre 5 mil e 10 mil dólares, inicialmente, mas a Microsoft planeja reduzi-lo a um nível acessível aos consumidores individuais dentro de três a cinco anos e introduzir formas e modelos diversificados do produto.

O equipamento vai funcionar acionado pelo Windows Vista, o novo sistema operacional da empresa.
Dica de Marcio Iunes.

Pepsi 2.0

Depois de uma extensa competição entre designs de latas, o concurso da nova embalagem da pepsi chegou ao final: 5 opções foram colocadas para serem escolhidas em seu site.
Uma estratégia da empresa para experimentação dos recursos de feedback dos consumidores.
Site com belo design.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

The Uncles vs Rock Dot Rock

Apresento a vocês o "Tio" mais velho de The Uncles, a propaganda que foi veiculada pela Nissan que apresentava uma falsa banda de rock para fazer promoção de seu novo sedan.
Pois é, uma outra banda também foi criada para fazer promoção de uma marca, bem antes dos The Uncles. Symantec, empresa que desenvolve softaware de antivírus criou a Rock Dot Rock, uma banda de rock falsa com a proposta de torná-la um viral para divulgar a marca, foi a primeira adverband do mundo. Com um eletrizante estilo hard rock anos 80, a banda apresenta letras que são verdadeiras odes ao sexo, drogas, rock n' roll e proteção contra crimes na internet. Para escutar o som entre no site Rock Dot Rock.

Como seriam os jogos no futuro?

Da série "a notícia já é velha mais vale a pena conferir".
Em dezembro de 2006, mais uma vez na cidade de Nova York, foi feito o primeiro encontro mundial de "big games". Com duração de uma semana foram realizados jogos de ruas de grandes dimensões com recursos tecnológicos organizados por alunos do curso de jogos da Universidade de Nova York.
Foi dado o nome de Come Out and Play Festival. As pessoas invadiram as ruas para se divertir com alguns jogos antigos com uma roupagem tecnológica.

Esses são três exemplos dos mais de 20 jogos realizados no festival:

SPACE INVADERS
Inspiração: O clássico do fliperama “Space Invaders”, de 1978.
Inovação: O jogo gigante foi projetado na lateral de um prédio!
Como se joga: Com o corpo inteiro. O jogador corre de um lado para o outro para mover a nave e levanta os braços para atirar. Veja a foto abaixo.





CRUEL 2 B KIND
Inspiração: O clássico “Detetive” de mesa
Inovação: Gerenciamento por laptop
Como se joga: Mais de 50 casais saíram pela Broadway. Cada um tinha uma “gentileza” (”seus sapatos são lindos!”, “você é uma celebridade?”, “obrigado do fundo do meu coração”) e um ponto fraco (morria se ouvisse a gentileza certa). Os casais “mortos” se juntavam aos seus assassinos, formando grupos cada vez maiores de gente educada.






CROSS ROADS
Inspiração: Jogos de disputa de território
Inovação: Celulares com GPS
Como se joga: Duas pessoas disputam 15 quarteirões. O objetivo é “conquistar” mais esquinas que o adversário - para isso basta ficar parado no cruzamento por 30 segundos. Para complicar, é preciso fugir do Barão Samedi, um vilão virtual que só existe na tela do celular.


Esse ano, no mês de setembro, rolará um "mini-festival", serão apenas dois dias. Come out and Play será realizado em Amsterdam.







Entrevista e promoção no Second Life

Um músico brasileiro, que se autodenomina 'Rub', criou um vídeo feito no second life de uma entrevista com um Jô Soares virtual e seu 'eu' virtual. Teve até direito à uma canja.
No about do vídeo o Rub deixa ainda mais claro seu interesse em se anunciar.
Bacana estratégia.

Cidadão Kane Hi-tech

Todo mundo sabe que a vendas de jornais está progressivamente menor, seja pela grande massa de concorrentes que surgiram nas últimas décadas, seja pela mudança da mentalidade do leitor (que prefere notícias rápidas, por não ter tempo para se dedicar a leitura diária).
Pensando nisso jornais como o The Guardian ou The Telegraph estão começando a investir em novas mídias, para reconquistar seguidores. Eles já disponibilizam hospedagem e ferramentas para blogs, e tem fama de abrigar os melhores jornalistas-blogueiros do mercado.
No The Telegraph há ainda uma ferramenta que possibilita ao leitor oferecer um feedback instantâneo, podendo votar se concorda ou não com o post referido, mudando assim a maneira de se ler jornal.

terça-feira, 12 de junho de 2007

Encontre o X

Esse advergame é velho, mas é muito bom. Criado pela BBDO de Nova York em 2005 para a marca de refrigerante Mountain Dew, pertencente à Pepsi Company. Bastava o consumidor localizar o X na cor correspondente (laranja ou azul) do outro lado da rua, fazer a pose semelhante a da silhueta e tirar uma foto. A impressão visual era de que a pessoa estava no outdoor. A ação incentivava ainda que os consumidores enviassem as fotos para o site, tendo seu perfil e foto divulgado. Nem preciso falar que foi um sucesso. Além de muita mídia espontânea provocou interatividade entre a marca Mountain Dew e os consumidores.

Voz, dinheiro ou cartão


Todos já ouviram falar em PayPal, empresa que permite a transferência de dinheiro entre indivíduos ou negociantes com um endereço de e-mail, evitando métodos tradicionais como cheques e boleto bancário.
Mas a novidade agora é fazer pagamentos usando as cordas vocais. O sistema se chama Voice Pay. Ele permite que os usuários efetuem pagamentos através de um sistema de análise biométrica da voz. Saiba mais sobre o serviço aqui.

Digibody's Caricature Maker.

Divertido site que te permite criar sua própria caricatura.

You Tube e o Copyright.

Está confirmado que o You Tube está adquirindo/desenvolvendo softwares que vão automatizar o processo de 'caça' à quebra de copyright em seus domínios. Um dos programas, chama-se AudibleMagic, é capaz de identificar músicas e trilhas de filmes/bandas que as gravadoras façam questão de proteger. O outro programa, também sem nome definido, mas referido como 'impressão digital de videos', é capaz de fazer a mesma coisa só que com vídeos.

É um passo para trás?
Estão algumas das grandes empresas ainda com medo de aprender novas estratégias?
Old dogs can´t learn new tricks?

Ainda no mundo real

Continuando na linha de 'quase-ficção' vejam agora um mini-monitor LCD que é extremamente fino - E DAÍ? - mas maleável - Whoa... -.
Sem mais delongas:


Estou imaginando as possibilidades.

Are you looking at me?

Xuuk é uma ferramenta de medição incomum. Esse dispositivo é uma camêra - do tamanho de uma mão - com sensores bem específicos que são capazes de uma proeza singular: identificar quantos olhos olharam na sua direção - com precisão máxima até a distância de 10 metros e 15° de angulação -.
Esse gadget revolucionará o mercado para as mídias impressas como outdoors, adshels, painéis etc.
Imagine uma empresa conseguir medir com precisão o número de olhares que são atraídos por sua comunicação?
Isso não é ficção.

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Multi-mundos

A tendência dos mundos virtuais parece que está muito longe de acabar. Se antes a febre era Habbo Hotel e agora Second Life, amanhã, quem sabe, será o Multiverse. Esse software, criado por ex funcionários da Netscape, possibilita que você programe seu próprio mundo virtual. E se você não for programador, como eu, não se preocupe. Usuários podem visitar o mundo virtual de um outro usuário através de um portal.

Quem é fã banca


Já comprei e vendi algumas coisas na internet, mas um ebay de grupos musicais ainda não tinha visto. Sellaband é um site que permite que os fãs de bandas novas promovam o sucesso de seus novos ídolos. Funciona da seguinte forma: artistas criam seu perfil e disponibilizam suas músicas para download. Até ai a mecânica é conhecida. O que diferência é: se o consumidor gostar ele pode apostar no sucesso daquele(s) artista(s). Pagando 10 dólares, os fãs compram "parte" da banda.
Quando ela tiver atingido 5000 "partes" vendidas, a equipe do site consegue uma gravação profissional em grandes estúdios com direito a agentes e produtores. Com isso os "mini patrocinadores" recebem uma edição limitada do CD gravado e as músicas são disponibilizadas para download gratuito. Ou seja, tanto os fãs-patrocinadores quanto as bandas possuem interesse em atingir os cinco mil, o que faz com que sejam promotores constantes dos novos artistas e consequentemente do SellaBand.
Quem sabe essa não é a fórmula para se tornar o novo grande nome da indústria fonográfica?


O cinema na internet


Vários estúdios de cinema estão usando a internet como meio de promover seus filmes. Eles produzem sites interativos, onde o visitante pode navegar por ambientes que se expandem com um simples clique no mouse. Assim, ele obtém diversas informações sobre o filme, fazendo com que aumente a sua vontade de ir ao cinema.

Exemplos de filmes que possuem essa espécie de teasing é Pirates of the Caribbean: At World’s End e o filme que ainda não estreou no Brasil, Knocked Up.

Fonte: Movie Marketing Madness

Dobradinha da 7ª arte 2.0


Quentin Tarantino e Robert Rodriguez se juntaram em um projeto chamado GrindHouse, onde passam dois filmes (Death Proof e Planet Terror) em um mesmo longa-metragem ligados por trailers falsos de filmes de terror.
Enquanto o lançamento no Brasil não sai, vale conferir o site totalmente alinhado a web 2.0. Nele é permitido que o usuário crie cartazes para o filme (usando inclusive sua própria foto), além de desenvolver trailers do longa e ainda matar zumbis em um jogo ao melhor estilo Doom. Tudo isso em um ambiente de cinema antigo, seguindo a estética de filmes B. E para completar você ainda pode descarregar todo o conteúdo em seu iPod ou PSP.

Estadão terá jornal no Second Life.

O primeiro jornal do País a ser produzido e editado no Second Life será o Estado de S.Paulo.O Estado fechou uma parceria com a KAIZEN Games, companhia responsável pelo Second Life Brasil, e será o jornal oficial desse espaço virtual.
Batizado com o nome de MetaNews, o órgão de imprensa virtual começará a funcionar a partir do mês que vem e terá como jornalistas os avatares .Todos os residentes do Second Life Brasil poderão enviar reportagens, matérias, fotos e vídeos.

Tv Lego

Ao que parece as novelas online estão tomando conta do orkut, mas o que é realmente curioso observar são os novos típos de novela que so o site poderia abrigar. É o caso do MeatSpace Pilot, uma novela filmada inteiramente com Lego, que provavelmente nunca consegueria emplacar em um canal de televisão, está fazendo sucesso no mundo virtual e conseguindo fans ao redor do globo. Seguindo a mesma linha há ainda o clipe de musica circle circle dot dot que marca por lançar mão da mesma técnica (Lego) ajudando na realização da proposta de entretenimento do video (comédia).



Nova interface de SO

Na conferência de programadores de Macintosh, que está acontecendo no presente momento, foram divulgadas algumas informações sobre o novo Sistema operacional da Apple. O Leopard. Dentre as informações, a que mais chamou atenção foi uma nova capacidade chamada de Core Animation.
Essa nova capacidade 'simplesmente' está prometendo revolucionar os sistemas operacionais, assim como o clássico Apple II em 1984.
Core Animation é um ambiente completamente animado em 3D, e totalmente interativo, que media a interação o usuário com a máquina: nada mais de meras pastinhas e menus tradicionais.

Como exemplo do Core Animation, vejam o programa Disco, que é nada mais do que um gravador de CD/DVD comum, porém que possui uma animação que solta fumaça da janela de gravação de forma aleatória - uma brincadeira com o termo Burn, queimar, usada para designar gravar um cd -. Se não bastasse isso, se o usuário do computador soprar no microfone, a fumaça se dissipa pela tela - quase como na vida real -.

Alguem se lembra dos computadores do filme Minority Report?

Transformers

Com a saída do filme blockbuster Transformers nos Estados Unidos, a Chevrolet - que aparentemente 'patrocinou' parte da produção - lançou um incrível game na internet: Batalha de transformers.
O internauta que se cadastra ganha direito de escolher um robô que também é um carro Chevrolet, e depois ele trava uma batalha contra um oponentes -que são todos jogadores reais-. O site constantemente propõe de você desafiar um amigo. Muito bom.

Flash na Música

Desde lançada a ferramenta flash evoluiu muito, sendo hoje usada para as mais diferentes finalidades (como sites e games). Mas a banda filandesa Lodger parece ser a primeira a utilizar o programa para a construção de todos os seus clipes.
São animações bem feitas, que transmitem a menssagem das músicas de maneira crítica e bem-humorada, além de toda programação em flash do proprio site em que as músicas estão hospedadas. Mesmo quem não concorda com as letras das canções (críticas a sociedade em geral) deve dar o braço a torcer pela bem elaborada divulgação, que pode abrir caminhos para a utilização inovadora de novas mídias na divulgação no meio da música.