sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Mais advergame

Desta vez é da Logitech, empresa muito antiga fabricante de teclados e mouses.

O game se passa em cima de um teclado e você tem que jogar com o mouse. A dinâmica do jogo é bem inteligente e ao mesmo tempo divertida.

Content links

Links de conteúdo - tradução literal - andam cada vez mais comum na web. Diversas companhias se especializam nesta nova forma de propaganda, que consiste em colocar links em palavras aleatórias de um texto, que levam a produtos/serviços que sejam ligados àquela palavra.

As companhias, especializadas neste tipo de ação, vendem espaço para os anunciantes e compram o direito de veicular estes links de conteúdo - propagandas - em outros sites que sejam interessantes para seus clientes.

Acessem o site da empresa Kontera, ao que parece a maior e mais antiga do ramo.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

A turma do ócio

Da série "é velho mas é bom 2".

Só para lembrar a força dos virais resolvi colocar esses aqui, que foram feitos com muita rapidez, pois a moçada tinha muitas coisas para fazer na vida.

O primeiro foi tão bom e rodou tanto na rede que a Axe se apropriou e criou uma campanha premiada com bronze no Cannes de 2006.




Ping Cup
Colocado por sebest


Banner em Cannes

Da série "é velho mais é bom".

Esse banner brazuca feito pela AlmapBBDO ganhou
ouro na premiação de Cannes Lions 2007 na
categoria Cyber. Sem dúvida, entre os outros, se
destaca pela idéia simples e bem
executada.

Confira aqui

Pirelli Film

A fabricante de pneus - Pirelli - lançou um filme muito bem produzido, estrelando a musa 'Tarantina', apenas para ser veiculado na internet.

Obviamente seguindo a idéia já realizada ano passado pela BMW, aonde foram contratados 5 grandes diretores do cinema para realizar pequenos curtas a serem mostrados apenas pela internet.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Nestea, Rexona, Advergames.

Veja dois bons exemplos de advergames : Nestea, Plunge And Play e Rexona, Power Pamplona.

Obras completas do New Yorker

A conceituada revista New Yorker lançou um HD portátil com todas as suas publicações. Todas.

A Marvel Comics - Vide Homem-Aranha, Hulk, X-men, entre outros - faz algo similar, lançando suas toneladas de revistas em DVD.

Mad Max 4

O buzz na internet a respeito de rumores de um novo filme da série Mad Max está muito alto. A ponto que um internauta criou um trailer bastante convincente, com frases de efeito e tudo.
Estrelando Clive Owen. Não é má idéia.

Panasonic Ideas for life.

Encontrei um advergame da Panasonic, criado para promover suas câmeras da linha Luminix.

Explay Nano-Projector para celulares


Nano

Compartilhar os vídeos do celular ou as fotos na câmera digital com um grupo de amigos é muito trabalhoso. Não é possível arrumar uma posição da tela onde todos possam ver simultaneamente, por isso, é necessário circular o aparelho de mão em mão até que todos vejam.

Pensando neste desconforto, engenheiros coreanos desenvolveram o Explay, um projetor que cabe no bolso e pode
ser ligado a telefones celulares,câmeras digitais e aparelhos MP4 através de cabo ou conexão wireless. A tecnologia
também pode ser instalada dentro dos aparelhos. Explay permite a projeção das imagens em alta resolução com um
tamanho 20 vezes maior do que o original e pode formar uma tela que varia de 7 a 30 polegadas.

Fico imaginando as implicações para as dinâmicas e sociabilidades comunicacionais contemporâneas deste tipo de hardware. As pessoas poderão se apropriar de conteúdos audiovisuais, como filmes, shows de música, etc e exibir em um meio totalmente novo, nunca antes pensado.

Com o avanço das tecnologias de transmissão móvel de dados em alta velocidade ( 3G,4G), usuários poderão exercer o "atual-ultrapassado" papel dos canais de TV; distribuir conteúdo!

Via BLUEpill

terça-feira, 7 de agosto de 2007

Triple bottom line e Curso Livre Cultura e Mercado

Hoje, dentre minhas andanças malucas e apaixonantes pela web, li sobre duas coisas pertinentes a quem se interessa por temas relacionados ao Desenvolvimento Sustentável e Políticas Culturais.


Curso Livre Cultura e Mercado

Triple bottom line: Dado recente exigido nos relatórios corporativos das empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

O mapa das têndencias

O desenho de um mapa de metrô com os 200 sites de maior sucesso da Internet vem sendo publicado, “postado” e comentado em sites e blogs do mundo inteiro nos últimos dias. É meio complicado, mas pegou. Foi inspirado no metrô de Tóquio e criado pela Information Architects, uma agência de design japonesa.
O mapa assusta pela complexidade e riqueza de detalhes. É uma coisa de maluco. Mas é bom demais. Cada linha de metrô tem uma cor, que representa uma espécie de categoria (notícias, comunidades, músicas, sites rentáveis... etc.). As estações são os sites. Se um site está no cruzamento de duas linhas, ele pertence a mais de uma categoria. Cada site recebe uma classificação: web 1.0 (nenhuma interatividade), web 1.5 (alguma interatividade) e web 2.0 (conteúdo gerado pelo usuário). Cada estação tem ainda uma previsão do tempo, que vai do “Unreal” (sol duplo) ao “Storm” (tempestade).

Vale notar que...

Na linha de comunidades o sol duplo brilha para o Facebook, Twitter, StumbleUpon, Skype e Linkdin. O Orkut tem um sol. Já o Second Life e o MySpace enfrentam suas nuvenzinhas (esse post traz alguns dos motivos). O tempo anda meio fechado para os lados da Microsoft e do Yahoo. O sol do Google brilha forte para o Gmail, You Tube, AdSense e Blogger. Eu nunca tinha visto o Baidu, o Google chinês. Vale ver. Para a navegação ficar mais legal, vale passar o mouse nas estações para um pré-visualização dos sites (snapshot).

Para ver o mapa clique aqui.

via "é nóis"

O mapa-mundi da internet


Esse interessante mapa-mundi publicado pela revista americana Business 2.0 mostra o nosso planeta com base em dois parâmetros:

1. Número de usuários de Internet O tamanho de cada país é proporcional a quantidade de seus internautas.

2. Percentual de internautasQuando mais verde-escuro, maior é o percentual de usuários do país.
E quanto mais verde claro, menor é o percentual de gente na Internet.

O Brasil aparece em verde clarinho com 32 milhões de usuários e 17.2% da população conectada. Notem como Japão, Coréia do Sul e Taiwan engordaram. A Suécia com quase 7 milhões de pessoas é um dos países com maior proporção de usuários. São 75,6% de suecos online. Já a China tem apenas 10,9% de usuários que são 144 milhões de pessoas. Os EUA é, ainda, o maior mercado digital do mundo com 211 milhões de internautas.

No site da Business 2.0, você pode clicar no mapa e conferir todas as estatísticas, país a país.

Intel: Core 2 Duo.

A Intel lançou uma nova ação para o processador Core 2 Duo chamada “Eu Mereço Mais de Mim”.
A campanha é um curta metragem interativo sobre a vida de um casal paulistano que, assim como o processador, multiplicam-se em várias cópias. No curta tem diversas easter eggs clicáveis que levam a partes do site secretas.

Second Life, Guia de Viagem


Isso mesmo. Acaba de ser lançado o livro Second Life, Guia de Viagem, de Edgard Damiani. Talvez seja o primeiro livro sobre o assunto no Brasil. Com 240 páginas, traz tudo sobre esse universo ensinando a usar e dando dicas de como maximizar a experiência de ter uma segunda vida.

Newsgames

Este novo site tem como proposta contar notícias - as mais famosas - em forma de jogos.
Por enquanto existem apenas 2 jogos.

A BBC manifestou que irá aderir à nova idéia.

Será cedo demais para considerar esta como uma nova tendência?

Zbigniew Karkowski na ESPM

A ESPM, através do NE2 - Núcleo de Estudos do Entretenimento e do PanMediaLab, traz ao Rio de Janeiro o músico Zbigniev Karkowski.
Quando um conjunto de artistas com formação erudita em música é confundido pelo senso comum com jovens — muitas vezes sem formação musical alguma — a partir dos produtos sonoros que elaboram, há alguma transformação importante nos modos de escuta nas culturas urbanas hodiernas, digna de observação e de investigação.
O que parece estar em marcha junto e, talvez, por causa do incremento tecnológico das mídias digitais e de toda uma cultura do entretenimento — que ganha expressões únicas nos nossos dias com os games e com diversos gêneros de música eletrônica — é a transformação das formas de escuta, ou das audibilidades, inaugurando novos códigos acústicos e novos mapas auditivos.
É a forte vinculação do trabalho de Karkowski com a cultura experimental do ruído, ou noise, como é conhecida esta arte sonora, que torna o seu trabalho instigante para os estudiosos da cultura contemporânea.
Entender como as dinâmicas da comunicação são afetadas a partir da emergência de novos processos de escuta passa a ser um dos muitos desafios que deverá enfrentar todo aquele que se propõe a estar antenado com o seu próprio tempo. Karkowski nos seduz a explorar a caótica cultura digital inspirados pelas expressões mais ruidosamente instigantes.
Zbigniew Karkowski nasceu em 1958 em Cracóvia, Polônia. Estudou composição no State College of Music em Gotemburgo, Suécia, estética da música moderna no Departamento de Musicologia da Universidade de Gotenburgo e música computacional na Chalmers University of Technology.
Depois de completar seus estudos na Suécia, estudou sonologia por um ano no Royal Conservatory of Music em Den Haag, Holanda. Durante este período, também participou de mastercourses de composição organizados pelo Centre Acanthes em Avignon e Aix-en-Provence, França, estudando com Iannis Xenakis, Olivier Messiaen, Pierre Boulez e Georges Aperghis, além de outros.
Trabalha ativamente como compositor de música acústica e eletroacústica. Escreveu peças para grande orquestra (encomendadas e executadas pela Gothenburg Symphony Orchestra), além de uma ópera e diversas peças de música de câmara executadas por conjuntos na Suécia, Polônia, e Alemanha. É membro fundador do trio de performance eletroacústica interativa "Sensorband". Nos últimos oito anos, Zbigniew vive e trabalha em Tóquio, Japão, e é um elemento ativo no cenário local de música de ruído (noise).


O evento consistirá de uma comunicação de aproximadamente 20 minutos do Professor Vinícius Andrade Pereira, de uma breve introdução ao trabalho de Karkowski(20 min.), feita pelo Mestre em Música pela Uni-Rio, Jean-Pierre Carron, e de uma breve conferência dada por Karkowsi, seguida de uma apresentação da sua obra sonora. Entrada Franca.

Coordenação: Prof. Vinicius Andrade Pereira

Quando – Segunda-feira; DIA 13/08, AS 19:00HS. AUDITÓRIO DAESPM: Rua do Rosário, 90, 11 andar.(Esquina com Rua da Quitanda, no Centro)

segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Test-drive de olhos fechados

Depois do I-doser, outros sons holofônicos, que tem o poder de reproduzir sensações reais, se espalharam pela internet.
O último que tive notícia o test-drive da Honda. Nele experimentamos a moto CB1300 Super Four virtualmente ouvindo um som holofônico simulando um passeio na máquina. Eu ouvi, e é impressionante!Dá até pra "sentir" a aceleração e a frenagem. Mas cuidado, se você estiver perto de um ventilador coloque uma jaqueta, pode sentir frio.

Ah! E se depois da voltinha de moto quiser fazer a barba, passe aqui.

Symbaloo vs iGoogle


O Symbaloo é mais um serviço, como o iGoogle, que cria uma página inicial para você. Porém desponta pelo visual moderno e simples e pelo perfil totalmente interativo, podendo o usuário adicionar, mover ou remover ícones como quiser, que representam visualmente os links que está acostumado a visitar.
Agora o mais legal de tudo: o endereço é um só, mas a página é diferente para usuários diferentes, sem necessidade de cadastro ou login: tudo funciona através de cookies.

Wiimote + Second Life

Saiu no blog da revista Wired, um artigo extenso sobre as possibilidades criadas pela nova era de video games, mais especificamente o console da Nintendo, o Wii.

O controle do Wii possui um sofisticado sensor de movimento, aonde o jogador apenas o balança para cima, baixo, lados etc. para obter respostas imediatas do universo virtual criado pelo video game. Este controle é chamado de Wiimote e ele possui a incrível proesa de poder se adaptado para outras mídias.

O famigerado Second Life por sua vez, permite uma 'customização' impressionante, por parte do usuário, como criar ferramentas, casas, prédios, carros - o que a imaginação do usuário quiser e sua habilidade permitir -.

No artigo mencionado, especialistas e investidores especuladores, estão propondo - e alguns até realizando protótipos - da união dessas duas características para o surgimento de uma realidade virtual capaz de ser usada para treinar pessoas em variadas habilidades - como exemplo aulas de direção para novos motoristas, prática de cirurgia, instrução para transportadores de carga perigosas etc. -.