O desenho de um mapa de metrô com os 200 sites de maior sucesso da Internet vem sendo publicado, “postado” e comentado em sites e blogs do mundo inteiro nos últimos dias. É meio complicado, mas pegou. Foi inspirado no metrô de Tóquio e criado pela Information Architects, uma agência de design japonesa.
O mapa assusta pela complexidade e riqueza de detalhes. É uma coisa de maluco. Mas é bom demais. Cada linha de metrô tem uma cor, que representa uma espécie de categoria (notícias, comunidades, músicas, sites rentáveis... etc.). As estações são os sites. Se um site está no cruzamento de duas linhas, ele pertence a mais de uma categoria. Cada site recebe uma classificação: web 1.0 (nenhuma interatividade), web 1.5 (alguma interatividade) e web 2.0 (conteúdo gerado pelo usuário). Cada estação tem ainda uma previsão do tempo, que vai do “Unreal” (sol duplo) ao “Storm” (tempestade).
Vale notar que...
Na linha de comunidades o sol duplo brilha para o Facebook, Twitter, StumbleUpon, Skype e Linkdin. O Orkut tem um sol. Já o Second Life e o MySpace enfrentam suas nuvenzinhas (esse post traz alguns dos motivos). O tempo anda meio fechado para os lados da Microsoft e do Yahoo. O sol do Google brilha forte para o Gmail, You Tube, AdSense e Blogger. Eu nunca tinha visto o Baidu, o Google chinês. Vale ver. Para a navegação ficar mais legal, vale passar o mouse nas estações para um pré-visualização dos sites (snapshot).
Para ver o mapa clique aqui.
via "é nóis"
terça-feira, 7 de agosto de 2007
O mapa das têndencias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário