terça-feira, 7 de agosto de 2007

Zbigniew Karkowski na ESPM

A ESPM, através do NE2 - Núcleo de Estudos do Entretenimento e do PanMediaLab, traz ao Rio de Janeiro o músico Zbigniev Karkowski.
Quando um conjunto de artistas com formação erudita em música é confundido pelo senso comum com jovens — muitas vezes sem formação musical alguma — a partir dos produtos sonoros que elaboram, há alguma transformação importante nos modos de escuta nas culturas urbanas hodiernas, digna de observação e de investigação.
O que parece estar em marcha junto e, talvez, por causa do incremento tecnológico das mídias digitais e de toda uma cultura do entretenimento — que ganha expressões únicas nos nossos dias com os games e com diversos gêneros de música eletrônica — é a transformação das formas de escuta, ou das audibilidades, inaugurando novos códigos acústicos e novos mapas auditivos.
É a forte vinculação do trabalho de Karkowski com a cultura experimental do ruído, ou noise, como é conhecida esta arte sonora, que torna o seu trabalho instigante para os estudiosos da cultura contemporânea.
Entender como as dinâmicas da comunicação são afetadas a partir da emergência de novos processos de escuta passa a ser um dos muitos desafios que deverá enfrentar todo aquele que se propõe a estar antenado com o seu próprio tempo. Karkowski nos seduz a explorar a caótica cultura digital inspirados pelas expressões mais ruidosamente instigantes.
Zbigniew Karkowski nasceu em 1958 em Cracóvia, Polônia. Estudou composição no State College of Music em Gotemburgo, Suécia, estética da música moderna no Departamento de Musicologia da Universidade de Gotenburgo e música computacional na Chalmers University of Technology.
Depois de completar seus estudos na Suécia, estudou sonologia por um ano no Royal Conservatory of Music em Den Haag, Holanda. Durante este período, também participou de mastercourses de composição organizados pelo Centre Acanthes em Avignon e Aix-en-Provence, França, estudando com Iannis Xenakis, Olivier Messiaen, Pierre Boulez e Georges Aperghis, além de outros.
Trabalha ativamente como compositor de música acústica e eletroacústica. Escreveu peças para grande orquestra (encomendadas e executadas pela Gothenburg Symphony Orchestra), além de uma ópera e diversas peças de música de câmara executadas por conjuntos na Suécia, Polônia, e Alemanha. É membro fundador do trio de performance eletroacústica interativa "Sensorband". Nos últimos oito anos, Zbigniew vive e trabalha em Tóquio, Japão, e é um elemento ativo no cenário local de música de ruído (noise).


O evento consistirá de uma comunicação de aproximadamente 20 minutos do Professor Vinícius Andrade Pereira, de uma breve introdução ao trabalho de Karkowski(20 min.), feita pelo Mestre em Música pela Uni-Rio, Jean-Pierre Carron, e de uma breve conferência dada por Karkowsi, seguida de uma apresentação da sua obra sonora. Entrada Franca.

Coordenação: Prof. Vinicius Andrade Pereira

Quando – Segunda-feira; DIA 13/08, AS 19:00HS. AUDITÓRIO DAESPM: Rua do Rosário, 90, 11 andar.(Esquina com Rua da Quitanda, no Centro)

Um comentário:

Darwin Ribeiro disse...

Poxa, poderia ter transmissão pela web...