quarta-feira, 30 de abril de 2008

Britannica


Se você é um pouco mais velho, com certeza sabe o que é a Britannica e a conhece a sensação de pesquisar em enciclopédias. Com 21 anos de idade, eu me lembro vagamente de pesquisar um ou outro dado nesses volumosos livros, para uma pesquisa escolar.


Muitas das 'marcas' de enciclopédia sumiram através dos anos, porém gigantes como a Britannica continuaram existindo. Atualmente, seu formato é digital, podendo ser pesquisada através de um extenso banco de dados, contendo tudo que a enciclopédia conteria e mais informações - já que o espaço agora é algo como ilimitado -.


Ótimo, mas como a Britannica irá vender esse conteúdo para os milhões de internautas?

A resposta são os blogueiros. Qualquer indivíduo que tiver um blog relevante, que faça constante uso de pesquisas, poderá inscrever seu blog no website da Britannica; onde o blog será analisado e se for aprovado, o blogueiro ganha a assinatura do serviço completo da enciclopédia por um ano.


Claramente, a intenção da empresa é de atingir formadores de opinião e firmar-se contra seu atual maior concorrente: a Wikipedia.

Seu principal ponto como diferencial, como a própria empresa define, são os anos de tradição e confiança que os usuários podem ter ao acessar seu conteúdo. Diferente do wikipedia, onde qualquer parte de seu conteúdo está sujeito às gafes.

Nenhum comentário: