terça-feira, 19 de maio de 2009

A cauda longa do P2P

Em outubro de 2004, o editor da Wired, Cris Anderson, lançou na capa da revista, a sua teoria da "Cauda Longa. Ela proprunha que em um mundo com acesso a internet difundido , não faz mais sentido apelar para o apetite do público pelos cd, dvd e livros mais popular. Ao invés, seria nescessario focar em um nicho, pelo menor que ele seja. Segundo anderson, o custo baixo de atingir consumidores pela internet, permite que milhares de negócios de nichos até então, não lucrativos, comecem a lucrar. Criando assim, a curva de lorenz, apelidada de cauda longa.



Agora um novo estudo feito por Eric Garland, propõe, que a cauda longa, não se aplica na troca de musica através do sistema peer-to-peer (P2P), seja ela, legal ou ilegal. O estudo, conlcui que os consumidores estão inclinados a buscar as mesmas músicas seja por meio ilegais, legais ou no mercado tradicional. O que é "popular é popular", os mais arquivos trocados nas redes P2P, são tambem os mais vendidos nos meios legais.

Garland fala: Ainda esperamos por ver um lançamento popular no mercado pirata que tambem não tenha sido um hit no mercado licenciado." Em seu trabalho, disponível aqui, ele cria, a própria curva do P2P:



A pesquisa é bem interessante, e vale a pena ser lida por quem quer entender o mercado da pirataria hoje. Mas devemos lembrar que a cauda longa não era só sobre pirataria, a teoria inicial, como já mostado, tinha como premissa que, a tecnologia digital/internet permetia a cauda longa do consumo de mídia extendida, comparada com o mundo offline onde há um limite de espaço nas prateleiras.

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