quinta-feira, 14 de maio de 2009

The Great Escape



Começa hoje na Inglaterra, mais especificamente na bela Brighton, o The Great Escape, o SXSW da Europa. Pra quem não conhece um o SXSW e hoje o maior festival de música do mundo, conta com 400 shows de bandas de todos os estilos espalhadas pelos bares de Austin, Texas. O SXSW alem da proporcionar a musica ao vivo, busca também, discutir e apresentar novas ideias, para a industria do entretenimento, através de Painéis, keynotes e entrevistas, com atuantes, empreendedores e criadores da industria.

O The Great Escape, tem o mesmo princípio. Entre seus pais de 20 painéis, aqui vai as discussões mais interessantes:

“Atraindo a Geração MP3: uma tentativa de educação musical”:
Ira discutir projetos de música inovadores e de ultima geração desenvolvidos para jovens.

“Soltando um milhão de spams antes de finalmente lançar: analisando o estado da indústria do entretenimento”:Promovendo o turismo, ócio e a indústria da música, a empressa Wittdo pega expertise e tecnologia das grandes corporações e aplica aos governos e as industrias para ajuda-los a entender o comportamento do consumidor através de previsões e análises inteligentes da demanda. A palestra será com Crhis Jenkins, o chefe da área internacional da empresa que explora o buraco em que os especialistas de marketing da industria se encontram ao tentar empurrar um produto ao consumidor ao invés de focar em uma demanda endereçada.

“A cauda muito longa e fina do peer-to-peer”: irá discutir uma pesquisa ainda não apresentanda sobre os prós e contras da comunidade Bitorrent.

"Modelos de negócios do século XXI" - Painel irá explorar, os mais novos e competentes modelos de negócios e serviços digitais. O painél contará com o criador do Music Ally (empresa que solta, boletins e reportagens diárias sobre a cena de musica digital, analisando as implicações legais e comerciais de como a tecnologia esta mudando a industria do entretenimento.

O festival ainda tera muitos outros painéis. Mas infelizmente não haverá transmissão ao vivo pela internet. Mas e esperado que os principais sejam postados on-line.
Para saber mais sobre as bandas e os painéis é so entra lá no site do festival.

O modelo desses 2 festivais ajuda a pensar também, como podemos pensar, e prever o futuro dos festivais aqui no Brasil. O nosso país, já se consolidou, no mercado de festivais, temos o Terra, Goiania Noise, Virada cultural e muitos outros. Esse ano aconteceu no Rio o Summer Music Conference que buscou (um pouco parecido com esses 2) discutir a cena eletrônica nos pais e no mundo. Mas Seria possível um projeto como o SXSW e o The Great Escape, aqui no Brasil? Seria essa uma das soluções para os problemas que a economia trouxe a outros grandes festivais como, o Tim, Motomix e Nokia Trends? Será que pegar 3 dias no calendário carioca ou paulista e fazer uma grande festival/conferência de música, que busca também discutir as indústrias que o permeiam, não só no Brasil mais como em toda américa latina, não daria um modelo de negócios de sucesso? Será? Fica ai a ideia

Nenhum comentário: