sábado, 30 de maio de 2009

A Microsoft e suas visões do futuro

Ao longo dos anos a gigante dos sistemas operacionais lançou através de pequenos vídeos uma serie chamada "Microsoft's Future Vision". Até agora foram 5 temas: Retail (supermercados e lojas), banco, saúde, produção industrial e produtividade.

Através dos vídeos, a Microsoft tenta ilustrar um futuro próximo, onde cada vez mais estaremos envolvidos por tecnologia e ambientes midiáticos.

Retail:

Imagine uma loja do futuro onde você pode rapidamente achar e comprar qualquer coisa que precise; você tem acesso instantâneo a informações do produto que deseja; e a loja poderá antecipar suas necessidades e com isso poderá oferecer preços e produtos de acordo com seu histórico de compras



Banco:

Imagine uma "experiencia de banco" onde você esta sempre conectado as suas finanças, bancos são habilitados para antecipar suas necessidades, e transações são constantes através das tecnologias “preditivas” - onde quer que você esteja, em um parque, em casa ou até andando na rua.



Produção industrial:

Imagine um ambiente de produção do futuro onde trabalhadores colaboram constantemente entre diferentes fusos horários, tecnologias “preditivas” deixam o processo autônomo, e sistemas de senso e reposta estão conectados entre organizações, levando a uma melhor inovação, a melhores eficiências, e mais flexibilidade para produtos personalizados.



Saúde:

Imagine um futuro onde você pode monitorar a sua saúde através de aparelhos inteligentes e conectados, onde seu "time" de saúde pode trocar dados sem problemas, e médicos são habilitados a ver seu histórico em múltiplas plataformas - todas levando a um cuidado personalizado melhor, mais rápido e seguro.



Produtividade e sustentabilidade:

A visão a longo prazo da Microsoft de produtividade explora como nós iremos criar e trocar conteúdo; colaborar entre times, organizações e redes; e como nós iremos ganhar "insights" baseados em preferencias e intenções contextualmente relevantes e “atencipativos”.



Tudo isso apresentado já esta sendo desenvolvido ou pensado pela própria Microsoft ou se não por seus parceiros. Ou seja, estaremos vendo num futuro bem próximo (o vídeo anuncia 2019) algumas destas tecnologias já no nosso dia-a-dia.

E para terminar, já fizeram um spoof de um dos vídeos. A internet não perde tempo...

Nenhum comentário: