quarta-feira, 16 de abril de 2008

Um novo formato de notícia

Esse novo formato de notícia é uma experiência que vem sendo feita pelos maiores jornais do mundo. Consiste em um formato de mídia, um conceito que surgiu, mais ou menos, em 2003 e refere-se a jogos feitos com base em notícias ou um acontecimento em curso.

O jornal ElPais foi responsável por publicar um dos primeiros newsgames: o "Play Madrid", sobre os ataques terroristas em Madri, na Espanha, em 2004. Poucos dias após a tragédia, o game já estava no ar.



O próprio The New York Times participou do novo formato: com o "Food Import Folly", sobre a falta de fiscalização na importação de alimentos nos EUA. Um editorial do jornal transformado em jogo.


A Newsgaming e a Persuasive Games são duas das principais empresas que estão por trás do desenvolvimento desses projetos.

Em 2007, a CNN lança o "Presidential Pong", no qual você joga tênis com os pré-candidatos à presidência dos EUA. Cada um tem as suas habilidades desenvolvidas de acordo com o andamento da campanha eleitoral no mundo offline.

Como mídia de rápido desenvolvimento devido ao fato de trabalhar com acontecimentos recentes, o newsgame ainda é um formato novo e pouco explorado, mas sem dúvida um experimento que acompanha a tendência da busca por interatividade.


Neste ano, no Brasil, o G1 fez alguns experimentos na área e lançou o AudioPops, um jogo no qual você tem que descobrir, por meio de discursos bem recentes, quem são as principais personalidades da política internacional.

Um comentário:

Vinícius Andrade Pereira disse...

Taí, lanço um desafio a vcs... pensem um produto lúdico para propormos aos candidatos políticos nas eleições municipais que se aproximam...
valeu...