Os ARGs - que em uma livre tradução significaria "jogos de realidade alternativa" - são estratégias que buscam estimular um contato maior das pessoas às empresas, através de formas que instigam esta pessoa em relação a um produto ou mesmo à empresa.
O conceito ARG se encaixa na forma de Mídias Híbridas, que fazem uso de diversas mídias que continuam uma experiência prévia - iniciada - em outro meio, que na maior parte das vezes tem como elo principal a internet.
Recentemente, a série de telvisão Heroes fez uso de tal estratégia, quando seus produtores colocaram um número de atendimento da empresa Primatech - empresa fictícia que faz parte do enredo da série - em um cartão que aparecia em uma das cenas. Os fãs mais atentos do programa perceberam o número e ligaram, para descobrir que foram realmentes atendidos por alguém que respondia como funcionário desta empresa, e as pessoas podiam se cadastrar para uma -fictícia- entrevista de emprego. Após o cadastro, os participantes recebiam via e-mail e celular pistas que levavam à revistas e outros episódios da série que no final da temporada - nome atribuído ao arco de episódios - culminavam na descoberta de um segredo ligado à trama da série.
Filmes, jogos e outras séries de televisão vêm experimentando essa forma de comunicação.
A matéria da revista norte-americana Wired traz maiores detalhes: Unlock Hidden TV Show Plots with Alternate Reality Games
quarta-feira, 23 de maio de 2007
ARG - Alternate Reality Games
Postado por DVAR às 16:26
Marcadores: Mídias Híbridas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário