quinta-feira, 23 de abril de 2009

Linguagens emergentes dos meios digitais: a seção da revista Brasileiros e o "Media Storm".

Motivado por um comentário que li no twitter do pessoal da empresa Pólvora, resolvi escrever esse post. Eles comentam sobre a forma inovadora de contar histórias da nova seção "Digitais" da revista Brasileiros.

Concordo com a Pólvora e gostaria de compartilhar outras referências já estudadas pelo Profº Dr. Vinícius A. Pereira. Elas podem enriquecer um possível caminho para identificarmos uma linguagem própria e emergente dos meios digitais.

Em um primeiro momento, a reportagem da revista pode parecer algo tão simples quanto uma mistura de áudio e fotografias, a tradicional linguagem audiovisual. Mas, se observarmos as referências a seguir, notamos algo interessante.

A primeira foi financiada pelo jornal Star Tribune. Vá em "Table of Contents" (no canto superior esquerdo), e depois clique em "Liberians in Minnesota: An introduction". É algo próximo da iniciativa do editorial da Brasileiros. A segunda são os trabalhos de um grupo de Nova York chamado Media Storm, destaque para o "The Ninth Floor" e "The Marlboro Marine". Categoricamente, são apenas foto-reportagens com uma ótima direção de fotografia. Mas percebemos uma incrível capacidade de um envolvimento sensorial e afetivo criados pelo tempo da edição, a trilha sonora e o texto.


Esse possível caminho para uma linguagem própria e habilitada aos meios digitais aguçam nosso interesse para o que as pesquisas do Profº Vinícius chamam de afetividades e sensorialidades. Nesse caso, as afetividades podem ser entendidas como os novos valores estéticos apresentados e as sensorialidades como os novos modos de percepção despertados. Por exemplo, no "The Ninth Floor" sentimos uma vontade de imergir no ambiente, tocar na tela e visitar outros espaços não revelados pelas imagens.

Entre as principais demandas de trabalho para o Media Storm estão: Washington Post, LA Times, Reuters, National Geografhic entre outras empresas de mídia massiva buscando produzir conteúdos que entendam os novos meios e principalmente, as novas gerações.

Voltando ao fator motivador desse post. Talvez, o cobiçado desejo da profissão de jornalistas e publicitários, principalmente após a emergência dos meios digitais, pode ter encontrado uma novo caminho para contar boas histórias.

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