quarta-feira, 8 de outubro de 2008

MovieMobz




A idéia por trás do MovieMobz segundo seu site é " a primeira comunidade online a permitir que você programe a sessão do filme a que quer assistir nas salas de cinema. Nossa missão é promover, através do relacionamento virtual, o encontro real de pessoas que compartilham dos mesmos interesses pela sétima arte."

À primeira vista, a idéia de cinema "on-demand" parece impraticável. Cinemas são espaços físicos com tela e assentos limitados que somente mostra um determinado número de filmes ao dia. Então como a programação pode ser deixada para as massas?

Tudo começa com a outra companhia do mesmo fundador do MovieMobz, Fabio Lima, chamada Rain Network. Um sistema de distribuição digital para cinemas no Brasil, a Rain essencialmente age como uma rede privada, conectando cinemas de arte em 18 cidades. Atualmente 62 "complexos de cinema" com 160 salas estão no Sistema.
Esses cinemas estão conectados a um servidor central que esta rodando um software proprietário que abriga os filmes e os distribui junto com trailer e anúncios. Longa metragens digitais ocupam acima de 300GB, então a Rain usa um servidor privado de BitTorrent na sua rede para acelerar a entrega de filmes para que os cinemas possam exibi-los a seus expectadores.

Antes de tudo, o MovieMobz organiza as pessoas que assistem a filmes. Atualmente há 400 filmes independentes brasileiros e internacionais na sua biblioteca. Por exemplo, se eu quero ver um filme X em um cinema da rede RAIN. Eu então "mobilizo" o filme enviando mensagens para a comunidade online do MovieMobz falando: " eu quero ver o filme X neste cinema!!!". Então as pessoas da comunidade que também querem ver o filme X votam também para vê-lo, e quando houver votos suficientes, a exibição é marcada.

O numero de votos para assegurar uma exibição vai depender do cinema e a media de ingressos vendido nele. Por exemplo, se um cinema tem 120 assentos, e numa segunda vende entre 30 ingressos, com isso, serão necessário 40 "MovieMobzters" para assegurar a exibição.

O site está no ar a 8 semanas. Neste período, 5,600 pessoas já se cadastraram para o serviço. Já foram inicializadas mais de 2000 mobilizações, e foram somente completadas 50 com anúncios voltados segundo os dados demográficos e geográficos que o MovieMobz juntou de seus usuários.

PS: Que idéia genial - como se juntasse o site digg e as flashmobs.

Nenhum comentário: