segunda-feira, 16 de julho de 2007

Nollywood (Parte II) e as possíveis novas apropriações das TIC's nos movimentos culturais "periféricos" da América do Sul.

Aproveitando o gancho do post anterior do Daniel...
A Nigéria é a terceira colocada no "ranking cinematográfico" no aspecto financeiro, mas em número de filmes produzidos é a primeira!
O setor emprega mais de 1 MM de pessoas no país, perde apenas para a agricultura. Além disso, sabem o que o canal de TV com maior audiência em todo continente africano transmite o dia TODO? Cinema nigeriano.
A fonte de todas essas info's são da palestra de Ronaldo Lemos, coordenador de um estudo extremamente interessante (será publicado dentro de alguns meses) chamado "A EMERGÊNCIA DAS INDÚSTRIAS CULTURAIS DAS PERIFERIAS".
Junto ao cinema nigeriano eles estudaram os modelos de negócio de movimentos culturais como o Tecnobrega, de Belém (PA); o anarco-punk e músicas de fúsion na Colômbia; o chamamé, rock, hip-hop, folclore da ARG, entre outros.

Vale a pena acompanharmos como esses movimentos e seus "consumidores" estão se apropriando das tecnologias de informação e comunicação.

Acho que um dos grandes desafios para a emergência das TIC's será além de entender as apropriações, criar novos modelos de negócio a elas e não adaptações capengas e imediatistas como a maioria das atuais iniciativas.

Ver mais em: http://www.direitorio.fgv.br/cts/index.html ,
http://www.cartacapital.com.br/edicoes/2007/abril/439/a-industria-das-ruas/?searchterm=tecnobrega
http://www.openbusiness.cc/index.php?s=PAr%C3%A1

Vale lembrar outras iniciativas bacanas já citadas no PANMEDIA LAB:
www.fuzz.com
www.sellaband.com
www.lastfm.com

Nenhum comentário: