quinta-feira, 4 de junho de 2009

A história das midias sociais



O site, "Social Media Rockstar", fez um histórico das hoje tão famosas mídias sociais.

O artigo é bem interessante e vai abordando desde o surgimento desse fenômeno lá na década de 50 com o "Phone phreaking", até o que vem por ai com o Google Waves.

Digg muda a forma da propaganda em seu site

Para quem não conhece o digg.com, é um site de "social news", ou seja, todo o conteúdo que aparece no site é postado pelos usuários e votado se é "bom ou não".

Essa semana a empresa de Kevin Rose, anunciou que mudará seu sistema de anúncios. Agora, os anuncio também serão votados pelos usuário. Com isso, os que tiverem mais votos, a empresa, pagará menos por aquele anúncio na página. Já aqueles forem "enterrados" ou seja, sem votos, o anunciante pagará à mais para aparecer no site. Com essa medida a empresa, busca dar ao usuário o controle sobre os anúncios que aparecem no site:

"Digg Ads will give you more control over which advertisements are displayed on Digg. The more an ad is Dugg, the less the advertiser will have to pay. Conversely the more an ad is buried, the more the advertiser is charged, pricing it out of the system."

A mudança é interessante mas meu único problema com ela é o seguinte: e as pessoas que usam os Adblocks? Eu, por exemplo, não vejo nenhum anuncio lá no digg, e acredito que a maioria de seus usuários cadastrados (só estes podem votar) também não. Como solucionar este problema?

Tendências

A pequena agência Boone Oakley, está lançando uma nova tendência no Youtube: seu site ser uma conta no Youtube.

Para entender melhor veja o vídeo interativo que ela criou, onde você pode clicar e ser levado, para as diferentes áreas da empresa:



Boone Oakley fez o melhor uso até agora dessa ferramenta interativo do YouTube.

Kleenex

A marca de lencinhos Kleenex está fazendo uma ótima ação para seus lenços de papel envolvendo o tato na Australia.

A empresa colocou em frente ao museu de arte contemporânea, uma árvore revestida de lenços de papel. A idéia é bem legal e contagiou as crianças.

terça-feira, 2 de junho de 2009

E ai wii?

Temos que admitir, o pessoal da Nintendo é genial. Em 2006 lançam o Wii, um jogo revolucionário, onde o jogador interage com o game. Mesmo com as reclamação, os gráficos são ruins, os jogos são os mesmos, etc... O Wii vendeu mais do que o Xbox 360 e o PS3 juntos. Agora, 3 anos depois, a Microsof anunciou uma atualização para o seu Xbox 360. Chama-se Project Natal e será lançando em 2010.

A idéia é introduzir um novo modo de jogar: não é nescessario um controle. Ou seja, ve uma bola? Chute-a, pegue-a, atire-a etc. Alem disso, é possivel interagir através da fala com o game. A Microsoft, de modo meio chavão, explica: "A única experiência nescessaria é a experiência de vida"... Acompanhe o vídeo:

domingo, 31 de maio de 2009

O que é Realidade Aumentada (RA)?



É uma interface de integração do mundo real com elementos virtuais em tempo real.

História da Realidade Aumentada [1]

  • 1849: Richard Wagner inicia a idéia das experiências em imersão utilizando um teatro escuro e envolvendo o público com imagens e sons.

  • 1938: Konrad Zuse inventa o primeiro computador digital, conhecido como o Z1.

  • 1948: Norbert Wiener cria a ciência conhecida como “cibernética”, transmitindo mensagens entre homem e máquina.

  • 1962: Morton Heilig cria um simulador de motocicleta chamado de Sensorama, com efeitos visuais, sonoros, vibrações e cheiros.

  • 1966: Ivan Sutherland inventa capacetes para exibição de imagens, sugerindo uma janela para um mundo virtual.

  • 1975: Myron Krueger cria um laboratório de realidade virtual chamado “Videoplace”, que permite o usuário interagir com elementos virtuais pela primeira vez.

  • 1989: Jaron Lanier inventa o termo “Realidade Virtual” e cria o primeiro comercial em torno de mundos virtuais.

  • 1992: Tom Caudell cunha o termo “Realidade Ampliada”, enquanto estava na Boeing, enquanto ajudava trabalhadores a montar cabos em aeronaves.

  • 2003: GeoVector juntamente com Vodafone, HP, Microsoft, Virtual Spectator e Animation Research Ltd apresenta Actual Spector AR app na America's Cup Sailing Races, em Auckland, Nova Zelândia.

  • 2007: Primeira aplicação para usuário final utilizando Realidade Aumentada a entrar no mercado: Sony cria o jogo The Eye of Judgment para o console Playstion 3. Em seguida é lançado o guia de viagem Wikitude AR para G1 Android, foi baixado mais de 50.000 vezes para celular.
PlayStation 3: Eye of Judgment Demonstration

Wikitude


Como funciona a Realidade Aumentada?

A realidade aumentada possui diversas configurações, uma delas funciona através do reconhecimento de um símbolo.
O software processa a imagem captada por uma câmera e identifica o posicionamento do símbolo.
Em seguida, o software disponibiliza um objeto virtual com base neste posicionamento.


ARToolKit [2]
Em 1999, Hirozaku Kato lança a versão de Realidade Aumentada que funciona do mesmo modo apresentado acima. O ARToolKit é disponibilizado Gratuitamente através dos termos de licensa livre GNU General Public Licence.
O projeto encontra-se disponível para download em:
http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/download/

Onde utilizar a Realidade Aumentada?

Como vimos, basta utilizar uma câmera, um software e uma tela para viabilizar a Realidade Aumentada.
O computador, celular e óculos são os meios mais utilizados.

Realidade aumentada é uma ferramenta de informação, através da comparação em tempo real com a realidade, permite tangibilizar os objetos/informações.
Use-a quando quiser explorar tridimensionamentel a informação.

A informação tridimensional interativa proporcionada pela Realidade Aumentada possibilita uma imersão quase que total no plano virtual. Através deste alto índice de imersão, a duração do tempo de consumo da informação é expandida.

Portanto, utilizar Realidade Aumentada com fins comerciais é uma boa maneira de entreter o usuário por mais tempo e tangibilizar a compra do produto.

Metodologia para criação de Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada apresenta uma metodologia semelhante a projetos tradicionais:
  • Estratégia: Definição da informação para ser apresentada.

  • Braimstorming: Idéias para formas de apresentação desta informação.

  • Pesquisa: Verificação de similares e estudo de relevância da informação sugerida.

  • Criação: Modelagem da informação, seja em 3D ou não.

  • Desenvolvimento: Implementção do modelo criado.

  • Testes: Teste de desempenho da informação.

  • Implementação: Publicação da Realidade Aumentada.
O tempo de criação de um projeto com Realidade Aumentada pode variar bastante.
As principais variáveis que determinam o prazo é a quantidade de informação para modelar e a quantidade de interação que a informação pode ter.
Depois de adquirir a prática, um projeto menor pode ser realizado em uma semana, em quanto que um projeto mais complexo pode durar vários meses.


Protótipo de Realidade Aumentada

Este protótipo foi apresentado dia 30 de maio na palestra que ministrei na ESPM para a Pós-Graduação de Entretenimento.


1 - Imprima o símbolo neste link: http://www.vamoss.com.br/publico/realidade_aumentada/print.pdf
2 - Permita o acesso à sua Webcam clicando em "Allow" acima. Em seguida aparecerá a imagem da sua webcam.
3 - Posicione o símbolo em frente a sua webcam e espere alguns segundos até aparecer o personagem 3D projetado.

Você pode controlá-lo com as Setas do seu teclado, e fazé-lo pular com a Barra de Espaço.

O protótipo encontra-se disponível neste link: http://www.vamoss.com.br/publico/realidade_aumentada/
O código para download neste link: http://www.vamoss.com.br/publico/realidade_aumentada/AR.zip
Versão dos códigos utilizados
Papervision3D 2.0 rev 839
DAEMC2
FLARToolKit
Modelo 3D por Tom Tallian

Conhecimentos necessários para desenvolver Realidade Aumentada

3D
A criação do objeto 3D requer conhecimento de modelagem, materiais, animação.
As boas práticas para exportação do modelo 3D são:
Quanto menos polígonos seu objeto 3D possuir, maior será o desempenho do software de Realidade Aumentada.
Utilize um software 3D que possibilite a exportação no formato Collada (.DAE), entre eles:
3D Studio Max: http://www.autodesk.com/3dsmax/
Maya: http://www.autodesk.com/maya/
Collada [3]
Descreve objetos 3D através de um esquema XML.
O plugin open-source que possibilita exportar neste formato Collada (.DAE) encontra-se disponível para download gratuitamente em:
https://collada.org/mediawiki/index.php/Main_Page/
Action Script 3.0
É uma linguagem de programação desenvolvida na conhecida plataforma multimídia Adobe Flash que continua possibilitando experiências mais ricas na internet.
O conhecimento desta linguagem possibilita trabalhar com o software de Realidade Aumentada, como FlarToolKit.
Você pode desenvolver em Action Script 3.0 em um destes softwares:
Adobe Flash: http://www.adobe.com/products/flash/
Adobe Flex: http://www.adobe.com/products/flex/
FLARToolKit [4]
É uma adaptação do ARToolKit escrita em Action Script 3.0, feito pelo japones Saqoosha sob licensa livre.
O projeto encontra-se disponível para dowload(SVN) em:
http://www.libspark.org/browser/as3/FLARToolKit/
Papervision [5]
É uma engine 3D escrita em Action Script iniciada em 2005. Desde então vem recebendo atualizações constantes por um grupo de desenvolvedores, auxiliados por pessoas do mundo inteiro.
Mais informações sobre Papervision: http://blog.papervision3d.org/
Download do código: http://code.google.com/p/papervision3d/
DAEMC2 [6]
É uma classe em Action Script para trabalhar com animações 3D, criada a partir de 2008 por Pablo Bandin.
Através da adatação da classe DAE do Papervision, permite a manipulação o Collada animado.
Download: http://code.google.com/p/daeanim/

Exemplos

Jogos


Celular


Degustação de Produto no ponto de venda


Óculos



Fontes

[1] - http://en.wikipedia.org/wiki/Augmented_reality/ - Em Inglês
[2] - http://www.hitl.washington.edu/artoolkit/ - Em Inglês
[3] - http://www.collada.org/ - Em Inglês
[4] - http://www.saqoosha.net/ - Em Japonês
[5] - http://blog.papervision.org/ - Em Inglês
[6] - http://tracehello.wordpress.com/ - Em Inglês

Autor

Carlos de Oliveira Junior é Designer pela ESPM-Rio, trabalha com mídias interativas desde 2004, passando por empresas atuantes em Mobile e Internet. Especializado em desenvolver interfaces interativas focadas na experiência do usuários, seu conhecimento em diversas áreas como Design, Marketing e Tecnológicos possibilitam desenvolver projetos multidisciplinares. Na Manufatura integra a equipe interativa e cuida dos projetos desenvolvidos no escritório com muita criatividade e planejamento.
Distribuição
Este texto foi possível de ser escrito graças à iniciativas de conhecimento livre.
Todos os projetos aqui citados possuem licensa gratuita para compartilhamento do conhecimento.
Portanto, faça o mesmo com tudo que disponibilizei aqui.



"nada se cria tudo se transforma".

Catálogo Interativo da Nike



A Nike lançou semana passada na itália uma nova campanha que promete chamar atenção dos jovens italianos. Com o nome de “Nike Sportswear Stories“ a Nike propõe através de vídeos frenéticos, psicodélicos e moderninhos, para reforçar essa conexão singular de jovens + moda + esporte + música, contar a história de 4 personalidades italianas, 2 esportistas e 2 Djs.

Cada filme conta basicamente qual é a rotina dessas pessoas, mas á grande tirada da Nike é que, ao longo do vídeo, as pessoas usam produtos Nike e na tela vão aparecendo os links para você comprar aquele produto diretamente da loja online da Nike. Fazendo do vídeo, um grande catálogo interativo.


Clipe Interativo do Cold War Kids



Vídeos de música interativos, não são nenhuma novidade. Ja tivemos 2 da banda Canadense Arcade Fire - Black Mirror e Neon Bible.Com isso a banda Cold War Kids para o lançamento de seu novo CD criou esse clip interativo bem legal.

A idéia se assemelha com a do clip Black Mirror do Arcade, onde você tem a opção de tirar os instrumentos da música. No do Cold War, alem de tirar os instrumentos você pode selecionar através das cores, vermelho, azul, amarelo e verde diferentes "modos" de um integrante tocar a música. Só mesmo bricando pra entender.