quinta-feira, 19 de julho de 2007

Similar ao Second Life

Com pouco tempo de lançamento, o Kaneva tem se tornado bastante popular por suas novas funções em relação ao seu 'antecessor' Second Life.
Aparentemente a interface gráfica deste novo metaverso é mais atualizada e mesmo assim 'roda' mais tranqüilamente nos sistemas.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Localizador de WI-FI


Se você não larga mão de levar seu laptop quando vai dar uma voltinha por aí, não deixe de verificar se pelo caminho tem WI-FI. Entre no WI-FI Hotspot e tenha uma boa web-trip.

Ps: Para se ter acesso à Internet através de uma rede WI-FI (mais corretamente conhecida como WLAN) deve-se estar no raio de ação de um ponto de acesso (normalmente conhecido por hotspot) ou local público onde opere uma rede sem fios e usar um dispositivo móvel, como um computador portátil, um Tablet PC ou um assistente pessoal digital .

Agência de turismo no ciberespaço


Vira e mexe agente ouve alguma coisa sobre mundos virtuais: Second life, World of Warcraft, Final Fantasy, entre milhares de outros nomes estranhos. E como podemos visitá-los, fazer turismo por lá, porque não criar a "CVC" desses mundos da web. Pensando nisso que a Synthravels criou uma agência de turismo que leva você para conhecer os principais universos virtuais disponíveis na web.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Nollywood (Parte II) e as possíveis novas apropriações das TIC's nos movimentos culturais "periféricos" da América do Sul.

Aproveitando o gancho do post anterior do Daniel...
A Nigéria é a terceira colocada no "ranking cinematográfico" no aspecto financeiro, mas em número de filmes produzidos é a primeira!
O setor emprega mais de 1 MM de pessoas no país, perde apenas para a agricultura. Além disso, sabem o que o canal de TV com maior audiência em todo continente africano transmite o dia TODO? Cinema nigeriano.
A fonte de todas essas info's são da palestra de Ronaldo Lemos, coordenador de um estudo extremamente interessante (será publicado dentro de alguns meses) chamado "A EMERGÊNCIA DAS INDÚSTRIAS CULTURAIS DAS PERIFERIAS".
Junto ao cinema nigeriano eles estudaram os modelos de negócio de movimentos culturais como o Tecnobrega, de Belém (PA); o anarco-punk e músicas de fúsion na Colômbia; o chamamé, rock, hip-hop, folclore da ARG, entre outros.

Vale a pena acompanharmos como esses movimentos e seus "consumidores" estão se apropriando das tecnologias de informação e comunicação.

Acho que um dos grandes desafios para a emergência das TIC's será além de entender as apropriações, criar novos modelos de negócio a elas e não adaptações capengas e imediatistas como a maioria das atuais iniciativas.

Ver mais em: http://www.direitorio.fgv.br/cts/index.html ,
http://www.cartacapital.com.br/edicoes/2007/abril/439/a-industria-das-ruas/?searchterm=tecnobrega
http://www.openbusiness.cc/index.php?s=PAr%C3%A1

Vale lembrar outras iniciativas bacanas já citadas no PANMEDIA LAB:
www.fuzz.com
www.sellaband.com
www.lastfm.com