sexta-feira, 8 de maio de 2009

GreenTube

Um ótimo exemplo de apropriação da linguagem de um meio para a publicidade:

quinta-feira, 7 de maio de 2009

QR code Designer


Os frios e escuros QR codes agoram podem ser estilizados. A grife Louis Vouitton incluiu em seus produtos QR codes funcionais com os designs de Takashi Murakami.
A intenção, segundo a marca, é de gerar mais interesse dos consumidores em relação aos códigos; que são excelentes elos para criar interação entre o meio físico e o digital.

Semana de Comunicação na UERJ

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Interatividade e Entretenimento em Shows

O sempre ótimo Brainsstorm #9 fez um post sobre os palcos das duas bandas mais inovadoras hoje, o Nine Inch Nails e o Radiohead.

As 2 bandas buscam tornar seus palcos, um show a parte. Interatividade com a música, com os integrantes, com a platéia etc. O NIN e o Radiohead, não querem ser só mais uma banda tocando em cima de palco, querem fazer com que seu público tenha uma experiencia, não mais assista o show, querem que eles participem, vivam o show. E é isso hoje que é o diferencial, o modelo tradicional de shows não esta vendendo mais como era antes. O Radiohead, em sua turne na america látina em todas a cidades menos o RJ tiveram ingressos esgotados, e são no mínimo 30 mil pessoas por show. O Oasis que toca amanha, sem nenhuma grande inovação no palco ou no seu show, não esgotou ingresso em locais para 18 mil pessoas.

Por isso, as bandas precisam quebrar esse paradigma e investir na produção de seus shows, fazer como Daft Punk, Kanye West, Madonna, que não fazem mais um show de música, e sim o espetáculo tecnologico, interativo musical.


Segue abaixo o post na integra:

Muita gente ficou impressionada com o palco do Radiohead quando viu os shows aqui no Brasil. Eu fui uma delas, o que me despertou a curiosidade de descobrir quem era o responsável pelo desenvolvimento daquilo.

Toda a produção é de uma empresa chamada Element Labs. E os caras não são novatos. Entre os palcos que já produziram estão o de nomes como Led Zeppellin, Daft Punk, Red Hot Chili Peppers, Madonna, etc, e eventos como SuperBowl, MTV Movie Awards, Grammy, entre tantos outros.

O do Radiohead, especificamente, utiliza um tipo de luz chamada Versa TUBE HD, criando uma cortina 3D de 7 metros de largura por 9 de altura. O equipamento ainda atende uma exigência da banda, realizar uma tour livre de emissão de carbono e ser ambientalmente responsável. Com 36 pixels de resolução por metro, os tubos de luz consomem apenas 56 watts por metro quadrado.

Essa verdadeira parede de luzes e cores em movimento pode exibir qualquer tipo de informação gráfica. Efeitos de softwares comuns como Flash, Photoshop e After Effects são entendidos pelos LEDs, então o que aparece no monitor é o que será mostrado no palco. Nesse PDF você pode entender cada detalhe da estrutura, do transporte a montagem, e mais sobre a proposta de uma tour carbono-zero.

Claro que de nada adianta a tecnologia sem saber o que fazer com ela, é aí que entra o designer de luzes e imagens Andi Watson, que acompanha a banda há alguns anos. Ele é que criou no show do Radiohead cada intervenção luminosa, e a maneira como tudo flui de acordo com a música que está sendo tocada, incluindo aquele efeito em “Creep” que explodiu a cabeça de todo mundo.



Outro grande exemplo que merece destaque é a produção dos shows do Nine Inch Nails. A atual edição da revista Creative Review traz o especial The Annual, é uma seleção de nove trabalhos criativos de destaque em 2008, e um deles é justamente a turnê “Lights in the Sky” da banda de Trent Reznor.

O palco se transforma em um verdadeiro ambiente interativo, e é de responsabilidade do estúdio canadense Moment Factory. A instalação permite que a própria banda intervenha nos gigantescos painéis com vídeos e luzes durante o show. Tanto o som, como os movimentos e posições dos integrantes podem ser “entendidos” pelo palco.

No vídeo abaixo, a própria Moment Factory conta como foi a criação e o desenvolvimento da estrutura para o Nine Inch Nails. Nesse outro vídeo você pode ver o palco em ação.

São grandes projetos criativos que se destacaram no ano passado, interessantes o suficiente para nos fazer perguntar “quem é que fez isso?”. A realização parece sempre muito difícil de imaginar, até vermos os próprios criadores explicando. Por isso vale conhecer os trabalhos da Element Labs e da Moment Factory.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Terceiro encontro do CECC



Qualquer pessoa fã de krautrock/space rock , já ouviu o nome Damo Suzuki. Para quem não conhece, Damo foi o vocalista para 4 clássicos álbuns da lendária banda Can (se ainda não ouviu, por favor escute “Tago Mago” e “Future Days”). Hoje Damo segue se ocupando tocando com diferentes músicos e bandas pelo mundo, criando assim o que ele chama de “Damo Suzuki’s Network”. Damo não tem uma banda, mais sim uma rede de pessoas que se disponibilizam a tocar com ele pela sua interminável turnê. Esta longa lista já acumula nomes como, Broken Social Scene, Omar Rodriguez-Lopez (Mars Volta), Califone e Tortoise.

Aqueles que tocam com ele dizem que vê-lo se apresentar ao vivo é uma inspiração. Damo é um performer carismático, com uma grande quantidade de energia, que manteve suas raízes, buscando seu amor por “composição automática”, improvisação e criação de música ao vivo para uma audiência. Ele não se interessa por estúdios hoje, sua única vontade e paixão é de tocar ao vivo.

Damo estará no Brasil no dia 25 de maio no Oi Casa Grande para o terceiro encontro do Consórcio de Entretenimento e Cultura Contemporânea (CECC), que discutirá ”Entretenimento e Audibilidades Contepomporâneas”. Damoe será entrevistado pelo jornalista Arthur Dapieve, Simone Sá, e Jean Caron e depois fará uma apresentação acústica com músicos brasileiros. A entrada é franca e haverá tradução simultânea.

Damo ainda toca dias 26 e 28 de maio no RJ, em apresentações pagas. Mais informações aqui.

Ele também passa por São Paulo (21 de maio no Neu Club), Curitiba (22 de maio), Goiânia (23 de maio) e Florianopolis (3 de junho). Os locais e preços ainda não foram anunciados.

Enquanto esperamos ansiosos ai vai uma palinha de Can:

Can - “Spoon”

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Twitter Trends

Em tempos de muita informação e hipótese o maior problema é separar o pertinente do inútil.

What the trend, acompanha todos os tweets e produz estatísticas sobre cada tag. Também fornece a explicação de cada tag/trend. - caso você esteja completamente por fora -.

Design simples, direto ao ponto.