quarta-feira, 5 de março de 2008

Jogos casuais

O nome dessa matéria é uma livre tradução do termo, em inglês, Casual Games. Os jogos recebem essa classificação quando possuem narrativas pequenas - ou ausente -, de fácil aprendizado e na maior parte das vezes o jogador apenas acumula 'pontos', que servem para comprar com a habilidade de outros jogadores.

Uma recente pesquisa teve como resultado um expressivo número de jogadores de jogos casuais e demonstrou que uma grande porcentagem de usuários da internet agora passam mais tempo jogando esses mini-games do que fazendo qualquer outra atividade - lendo notícias, vendo fotos etc. -.

Tais resultados impressionaram as maiores produtoras de games mundiais, que agora se mobilizam para oferecer produtos para esse nicho.

Então teremos um monte de joguinhos à venda? Errado.
A mesma pesquisa demonstrou que a maioria esmagadora desse nicho não quer pagar por esses jogos casuais. As empresas imaginam lucrar colocando publicidade nos jogos, mas ressalta-se que não serão jogos "advergames".

domingo, 2 de março de 2008

Batalha entre as novas mídias removíveis

Recentemente estávamos testemunhando mais uma batalha de mídias removíveis - Mídia removível é o nome dado para discos de DVD, CD, Disquetes etc. -

O ganhador desta batalha seria nada menos que o padrão de mídia removível para o mundo todo, pelos próximos anos. Posto atualmente ocupado pelo DVD.

Os concorrentes dessa batalha eram o Blu-ray e o HD-DVD.
Por causa de diversos motivos mercadológicos e técnicos, o Blu-Ray saiu campeão.
Mas será que ele ganhou alguma coisa? A grande maioria de especialistas e 'palpiteiros' tecnológicos diz que não, pois acreditam que o padrão do mundo é na verdade o vídeo on demand.

A idéia dos especialistas é basicamente que, nos próximos anos, ao invés de alugarmos um disco que contenha o filme, iriamos ter um equipamento - ou mesmo a própria televisão já tivesse a capacidade - que 'baixasse' filmes. Essa idéia já existe a bastante tempo, porém, ainda não é difundido como o padrão para todos.